Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Não é hora de pensar em vendas, é hora de pensar em relacionamento

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Não é hora de pensar em vendas, é hora de pensar em relacionamento
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 02 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Além de pensar, planejar e executar os aspectos técnicos e operacionais da sua empresa, outro setor essencial para o sucesso do seu negócio é o relacionamento com o cliente. Embora a construção de um relacionamento com o público demande tempo, dinheiro e esforço, essa é uma atitude essencial para sobreviver em períodos de crise, pois


Porém, essa via de mão dupla deve ser construída em condições normais, ou seja, em períodos nos quais o mercado está em crescimento, pois a relação entre empresa e cliente se constrói antes mesmo da compra. 


A seguir, você vai descobrir como manter um relacionamento com seu cliente e utilizá-lo para aumentar seu potencial de vendas. Afinal, o cliente deve ser uma prioridade constante da empresa em todos os momentos, e não apenas na hora de vender. Nenhum cliente aceita mais ser tratado como um mero número.



A importância da confiança no relacionamento com clientes



Se você pensa no seu cliente como um mero consumidor, sua empresa pode ser trocada a qualquer momento. Antes de qualquer venda, é preciso pensar na experiência do cliente com seus produtos e/ou serviços, buscando construir uma relação de confiança entre sua empresa e os consumidores. 


De modo geral, a falta de atenção com seu público pode custar muito caro. Segundo a pesquisa "Put Your Trust in Hyper-Relevance", realizada em 2018 pela Accenture, 33% dos consumidores param de consumir marcas que falham na personalização. 


Na prática, as pessoas tendem a comprar mais de quem elas conhecem, sejam empresas, produtos ou serviços. Nesse sentido, aliar a confiança no seu negócio a uma boa experiência do cliente, faz seu negócio se destacar dos demais


Para construir uma relação sólida com seus clientes, a estratégia mais eficaz é entregar valor e resolver os seus problemas. Trata-se de resgatar o contato mais próximo entre negociantes e clientes, como existia na era mercantil que precedeu a Revolução Industrial.


Nessa época, os mercadores já conheciam muito bem seu público e ofereciam os produtos certos para suprir necessidades específicas. Porém, com a industrialização, a quantidade tornou-se mais importante que a qualidade.


Quando se fala da necessidade de estreitar o relacionamento com o cliente, isso não significa retornar aos modelos arcaicos de produção, e sim utilizar a tecnologia atual para desenvolver produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades do seu público-alvo.


Consequentemente, quando uma empresa atende aos anseios de seus consumidores, ela consegue estabelecer uma relação de confiança, angariando verdadeiros defensores da marca.



Níveis de relacionamento com o cliente 


  • Nível básico: caracteriza as empresas que se preocupam apenas com o fechamento das vendas, direcionando o atendimento apenas para gerar receita positiva, e não para atender as necessidades dos clientes ou construir uma relação duradoura com eles;

  • Nível reativo: nesse estágio, os vendedores tentam "empurrar" produtos e serviços ao consumidor apenas para aumentar o número de vendas, desconsiderando o perfil, necessidades e desejos do cliente e proporcionando uma experiência negativa para ele;

  • Nível responsável: caracteriza o início de uma relação mais próxima com o consumidor, mas ainda não é suficiente, pois não busca conhecer e atender aos desejos dos clientes por meio de novos produtos e serviços. Geralmente, a primeira providência nesse estágio é implementar o pós-venda, ou seja, estratégias para garantir a permanência do cliente após a compra;

  • Nível proativo: nessa etapa, a empresa já está consciente da necessidade de estreitar relações com o cliente, focando na solução dos problemas de seus consumidores em primeiro lugar, aplicando estratégias como follow-up, cross selling e up selling para melhorar a experiência do cliente com a marca e fidelizá-lo;

  • Nível de parceria: caracterizado como marketing de relacionamento eficaz, o nível de parceria faz com que o cliente se torne fã da marca, fazendo com que os vendedores se tornem parceiros estratégicos para ajudar o consumidor a encontrar a solução perfeita para seus problemas.



Relacionamento com o cliente na prática


O bom e velho Excel tem soluções para tudo - inclusive para melhorar seu relacionamento com o cliente. O primeiro passo é criar uma planilha para cadastro dos clientes, capaz de lhe fornecer indicações sobre o perfil da clientela, desde como eles chegaram à empresa até que regiões elas pertencem. 


O segundo passo é estruturar uma planilha de prospecção para clientes, que permite trocar informações sobre seu público alvo, como nome, telefone, e-mail, como ele conheceu a sua empresa, entre outros. Com essa ferramenta, é possível estipular metas de vendas com base no perfil majoritário de clientes da sua empresa. 


Essa planilha, por outro lado, também é excelente para garantir a satisfação do cliente em pequenos atos, pois ela disponibiliza dados como aniversário e preferências pessoais. Sua empresa pode aproveitar esses momentos para oferecer descontos exclusivos, aumentar a probabilidade de vendas e alegrar o dia do seu público-alvo.


Já a planilha de vendas é a alma do seu negócio: nela, estão os dados de relacionamento com os principais clientes, canais de vendas, produtos e formas de pagamento e demais cadastros importantes para o seu negócio. A planilha também permite traçar metas de vendas e especificar cada um dos canais de vendas. No Excel, também existe a possibilidade de fazer o cálculo automático do número de vendas que precisam ser realizadas para o abatimento da meta.


Por fim, a planilha de planejamento estratégico é uma ferramenta interessante para ajudar seu negócio a crescer. Ela permite organizar a identidade da sua empresa, cadastrando nome, ano de início de planejamento, missão, valores, entre outros. Com essa planilha, é possível realizar uma melhor gestão da sua empresa para que ela cresça com qualidade e responsabilidade nos negócios.



Soluções avançadas para o relacionamento com clientes 


A base das estratégias de fidelização de clientes é o sistema de CRM (Customer Relationship Management), um software que contém todos os dados da base de clientes da empresa, reunindo desde as informações básicas até hábitos e comportamentos.


São essas informações que permitem que áreas como marketing, vendas e atendimento possam personalizar a comunicação com os clientes, traçando estratégias para se relacionar melhor com cada um deles. Os principais indicadores para medir o sucesso do relacionamento com os clientes são o índice de satisfação e taxa de retenção.


Às vezes, é mais interessante que a empresa pense no cliente do que na geração incessante de lucros, sobretudo em períodos de crise e diminuição do poder de compra da população. Mostrar que se importa com seu consumidor pode fortalecer o relacionamento com a empresa para depois que o momento de crise financeira passar.


Essas "renúncias" da empresa podem se converter no aumento da confiança e do potencial de compra do seu cliente após o período de crise. Por exemplo, é válido flexibilizar pagamentos a fim de ajudar o cliente que consome serviços mensais ou continua comprando com a sua empresa.


Porém, caso sua empresa seja pequena e não tenha condições de investir no sistema de CRM, existem diversas soluções gratuitas que podem te ajudar a estreitar o relacionamento com os clientes. Uma delas são as planilhas de relacionamento com os clientes, capazes de facilitar esse processo de aproximação, sincronizar as vendas e traçar e manter planejamentos. 


-- Leia também: 

O que é a experiência do usuário e como usar estas técnicas na sua empresa  



Dicas para consolidar o relacionamento com clientes



  • Acompanhar a satisfação do cliente: solicitando feedbacks dos clientes após as compras, a empresa consegue verificar frequentemente se os clientes receberam o que foi prometido e se seus problemas foram selecionados;

  • Manter o cliente próximo da empresa: independente do canal de comunicação escolhido, é importante se fazer presente na vida do cliente de forma conveniente, compreendendo seu perfil para oferecer produtos, serviços e apresentar novidades condizentes com o histórico de compras, hábitos e comportamentos dos seus consumidores;

  • Pontualidade: a relação com clientes deve se basear na prontidão e atenção plena da empresa, de acordo com a velocidade que a era digital exige. Por isso, as redes sociais, aplicativos de mensagens e chatbots estão ganhando espaço no atendimento ao cliente devido às respostas imediatas que oferecem;

  • Conhecer seus clientes: atualmente, não basta mapear o público-alvo da empresa e traçar um perfil genérico dos consumidores. É preciso ampliar o nível de personalização e classificar seus clientes através de personas, ou seja, personagens fictícias que representam os hábitos, comportamentos e possíveis padrões de consumo do cliente ideal;

  • Empatia na relação: as vendas mais eficazes acontecem quando os profissionais de vendas e atendimento são empáticos, ou seja, conseguem identificar o perfil comportamental dos clientes e abordá-los no momento certo, considerando critérios subjetivos como humor e personalidade;

  • Transmitir confiança: pequenas atitudes podem consolidar a reputação de sua empresa e conquistar a lealdade de seus clientes, como comunicar quando uma solução não for adequada para suas necessidades, mesmo que isso signifique a perda de uma venda;

  • Oferecer soluções imediatas: sua empresa deve focar no desenvolvimento de estratégias para atender rapidamente seus clientes, evitando que qualquer insatisfação se arraste por muito tempo;

  • Atenção ao feedback: as empresas devem insistir no preenchimento dos formulários de satisfação por parte do cliente e, consequentemente, desenvolver produtos e serviços que possam atender às queixas explicitadas; 

  • Investir em promoções exclusivas: o consumidor atual gosta de agilidade e exclusividade. Por isso, é interessante apostar em ofertas estratégicas, como as promoções para aniversariantes, em que o cliente ganha um desconto, brinde ou vantagem especial na data de aniversário;


Atualmente, com a tecnologia impulsionando a agilidade no sistema de produção, a maior vantagem das empresas consiste em ser único através do relacionamento. Ao resolver os problemas de seus clientes e construir uma relação sólida com eles, sua empresa pode ganhar não apenas vendas, mas inúmeras indicações e a promoção gratuita de sua marca para outras pessoas. 


Para acessar outros conteúdos como esse e entender mais sobre as tendências de mercado e desenvolver ainda mais o seu negócio, inscreva-se em nossa comunidade.



Um abraço,

Patricia Santini / @paty_santini

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5226 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?