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Marketing Digital 2023 - Descubra as oportunidades para sua empresa

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Marketing Digital 2023 - Descubra as oportunidades para sua empresa
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Criado em 12 JAN. 2023
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2023 CHEGOU! E precisamos visualizar quais serão as oportunidades de crescimento das empresas! Neste ano que passou, percebemos uma transformação em todos os aspectos de nossas vidas, e sim, o que acontece no mundo pode implicar diretamente na forma como fazemos marketing, por exemplo, os desenvolvimentos diários na guerra da Ucrânia, disputa de posições entre o Facebook e o TikTok e a reformulação do Twitter.

 

Existe uma questão importante que diz respeito às pequenas empresas: 2023 pode ser a virada de chave do seu negócio! Mas eu já te adianto que a fórmula de 2022, em muitos casos, muda drasticamente em 2023.


Os avanços nas tecnologias significam que as plataformas de marketing digital podem responder melhor às mudanças nas necessidades e experiências do consumidor. Mudanças alimentam mais mudanças, em um mercado on-line extremamente competitivo. Portanto, é vital entender como essas tendências estão impactando seu público-alvo.

 

Para ajudá-lo a começar este novo ano com força total, separamos algumas tendências que podem impactar a forma como sua empresa pensa em estratégia de marketing para o ambiente online.



Redes Sociais - Tik Tok continuará em alta:


Se o público da sua empresa utiliza Tik Tok, você tem uma oportunidade de ouro nas mãos, porque esse app se tornou um grande player no campo do marketing de mídia social. E isso não deve mudar em 2023. O TikTok gerou US$ 4,6 bilhões em 2021, um aumento de 142% em relação ao ano anterior, com 1,8 bilhão de usuários ativos mensais previstos até o final de 2022, informou o The Business of Apps


O aplicativo promete também simplificar as ferramentas de negócios. Eles já estão fazendo ondas para melhorar a usabilidade para empresas em torno de seu painel de anúncios. Para o próximo ano, haverá novas opções de segmentação de público, o que deixa o anúncio cada vez mais assertivo.


  • O que sua empresa pode fazer?


Pesquise e entenda a fundo o seu público. Tenha em mãos a idade, poder aquisitivo, interesses em comum e informações que possam descrever em detalhes quem compra o seu produto e/ou serviço. Com esses dados, analise o perfil de cada rede social e veja em qual, ou quais, o seu público utiliza.


Segundo levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o WhatsApp e Instagram são as redes sociais em que mais usuários têm perfis, mas o TikTok é o mais usado. Ela é a principal rede social utilizada por 34% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos. Se o seu público se encontra nessas, ou em outras métricas, faça um planejamento especial para Tik Tok, e pense futuramente em parcerias com influenciadores.



Reformulação do e-mail marketing

 

É inegável que um e-mail marketing bem feito pode fazer uma grande diferença nas vendas de uma empresa. É só pensar que quase todo mundo tem uma conta de e-mail, o que significa que as empresas podem interagir facilmente com seus consumidores.

 

Uma notícia nem tão boa é que a Apple pretende lançar uma nova configuração de privacidade que impedirá que as empresas saibam quando os usuários abrem seus e-mails. Se isso realmente funcionar, uma das principais métricas de "sucesso de e-mail" irá por água baixo. Mas nem tudo está perdido! São nas dificuldades que encontramos oportunidades! E aqui está uma forma eficaz de entregar o conteúdo: Um bom senso de humor! E-mails divertidos e com títulos descontraídos tem a tendência de ter uma maior abertura.


Uma tendência crescente é em direção a um recurso chamado interatividade. Os e-mails interativos incluem elementos como carrosséis de imagens, jogos ou vídeos incorporados. Essa experiência permite que os usuários possam interagir sem precisar visitar outra página e sair da caixa de entrada, ou seja, o e-mail será praticamente um landing page do site principal.

 

  • O que sua empresa pode fazer?


Até esse novo recurso chegar, tenho uma dica importante: Teste seus e-mails no celular. Pelo menos dois terços das aberturas de e-mail ocorrem em dispositivos móveis, então, enquanto não chega a interatividade nas plataformas de disparo de e-mail, pense em proporcionar uma boa experiência no mobile!



Marketing conversacional


O potencial do marketing conversacional foi um dos um dos temas mais abordados no RD Summit 2022, que é o maior evento de marketing digital da América Latina. 


Caso seja um conceito novo para você, o marketing conversacional é uma técnica de marketing centrada no cliente e orientada para o diálogo. O marketing de conversação é construído em interações individuais entre canais em tempo real.


Você pode ter visto chatbots em sites, não é? Agora temos o bate-papo ao vivo, que oferece uma experiência de cliente incrível. Os visitantes do site podem ter uma conversa real, obtendo suas perguntas respondidas em tempo real.


Este é um assunto super profundo e cheio de novidades, então eu te convido a acessar esse link e ler um pouco mais sobre essa novidade.



  • O que sua empresa pode fazer?


Leia um pouco mais sobre o assunto e se empodere do tema, vai valer a pena! Essa é uma tendência em 2023 e sua empresa poderá ser muito beneficiada. Pesquise também sobre as principais plataformas de Chatbots, como por exemplo, Leadster, Octadesk e Drift. Vale a pena fazer um teste gratuito e ver na prática como elas funcionam.



Vídeo Marketing

 

O vídeo tem sido uma das tendências de marketing em crescimento mais rápido nos últimos anos. O número de pessoas que assistiram a vídeos digitais aumentou 3,2%, para 244,4 milhões em 2020.


Existem diversos benefícios em começar a investir em vídeos para sua empresa, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, potencializar as vendas, reduzir as chamadas de suporte e gerar mais tráfego no site. Mas, junto com esse crescimento, vemos reduções no tempo de atenção desses consumidores de vídeo. Pensando que os períodos de atenção dos clientes estão diminuindo a cada dia, os vídeos devem ser breves e direto ao ponto.


  • O que sua empresa pode fazer?


Para se beneficiar do Vídeo Marketing e converter seus esforços em resultados, incorpore vídeos de rotina, dia a dia e estilo bastidores, isso vai aproximar você da sua audiência - e fazer você vender mais! Compartilhe eventos ao vivo com seguidores e mostre ao seu público a jornada por trás de um produto e/ou serviço.


Gerar engajamento é primordial quando falamos em vídeo marketing, então proporcione aos seus seguidores algo inédito e interessante, um lado mais humano da marca. Uma ideia bacana é entrevistar os membros da equipe em momentos diferentes.






Turbine seu Marketing Digital em 2023!

Entenda a importância das tendências



As Tendências nada mais são do que novidades. Sem novidades, as marcas são como um um chiclete mastigado. Quando você está mastigando, está tudo bem, mas quando tira da boca, você sente aquele gosto amargo, insosso. É por isso que as tendências são uma ótima oportunidade para fortalecer a história da sua marca e ser criativo.


Um dos benefícios de seguir tendências é se manter atualizado! Além disso, é possível trazer os valores para mais perto do cliente, isso significa que as empresas reforçam sua identidade de marca e permanecem relevantes diante de seu público.


Se você entende que sua empresa precisa estar antenada com as mudanças, então devemos reconhecer que as tendências fazem parte da nossa realidade cotidiana. Por isso não tenho medo de inovar! Abrace essa oportunidade e integre em seus esforços de marketing digital! 


Quer saber mais oportunidades?

Então faça parte da Comunidade de Marketing Digital e acompanhe sempre as novidades, tendências e novas oportunidades de negócio aqui!


Um abraço, 

Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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