Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Gestor de investimentos: conheça mais sobre essa carreira!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestor de investimentos: conheça mais sobre essa carreira!
Criado em 09 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mercado de investimentos cresceu muito não só no Brasil, como no mundo. Com isso, surgiu a necessidade de profissionais especializados na área para fazerem o gerenciamento dos fundos e ações das grandes empresas e pessoas físicas que desejam investir, mas não sabem como.


Foi assim que surgiu o gestor de investimentos, profissional que hoje possui uma ampla gama de atuação. São eles os responsáveis por gerenciar os patrimônios financeiros de terceiros.


Quer conhecer mais sobre essa carreira? Então, confira como é a profissão, o que é necessário para ingressar na área, onde esse profissional pode atuar, qual é a média de salário e muito mais!

O que é a profissão de gestor de investimentos?


O gestor de investimentos é o profissional responsável por gerenciar todo o patrimônio financeiro investido em ativos de uma empresa ou de uma pessoa.

Também é conhecido como gestor de fundos ou ativos, é ele que direciona as decisões sobre as possibilidades de investimentos e quais devem ser evitados. Tudo isso visando fazer o patrimônio da organização ou do investidor crescer.


Ele deve se inteirar com o mercado financeiro, descobrir quais são os ativos recomendados e orientar os investimentos. A sua atuação deve sempre ser baseada nos diferentes perfis de investidores: conservador, moderado e arrojado.


O gestor de ativos é responsável pelas políticas de investimentos, podendo ser essas de renda fixa, variável, mercado imobiliário, commodities ou outras. Sua abordagem pode ser ativa ou passiva. Ou seja, se a estratégia irá refletir um índice de mercado específico (passiva), ou tentar superar consistentemente esses dados, e não apenas acompanhá-los (ativa).


Você sabe o que são as retiradas pró-labore? Acesse e confira aqui no Comunidade Sebrae!


O que fazer para iniciar nessa carreira?


Para atuar na área, é necessário ter uma autorização específica dada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A instituição prevê que essa função pode ser desempenhada tanto por uma pessoa jurídica, como por uma instituição jurídica, ou por uma pessoa física. Nesse último caso, nos referimos a funcionários contratados por uma empresa para desempenhar o cargo.


Além disso, é necessário ter a Certificação de Fundamentos em Gestão (CFG) e a Certificação de Gestores (CGA), ambas realizadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Vale ressaltar que essa última proporciona reconhecimento internacional para o profissional.


As certificações não exigem ensino superior e podem ser feitas por qualquer um. Apesar disso, para atuar profissionalmente na área, é exigido o curso superior completo.


Onde o gestor de investimentos pode atuar?


O gestor de investimentos pode atuar no gerenciamento de recursos de um fundo de investimento ou diretamente nos ativos do cliente. O mercado de trabalho é abrangente e, com o destaque que a profissão está tomando, diversas empresas de variados segmentos procuram por profissionais da área.


Ele pode atuar em instituições financeiras, órgãos certificadores de mercado de capitais, corretoras de valores, consultorias financeiras ou empreender com serviços de análise, consultoria e suporte.


Aproveite e confira nosso post: Fluxo de caixa: o que é e como gerenciar no dia a dia!

Quanto ganha em média um gestor de fundo de investimento?

Cada vez mais novos profissionais se interessam pela área e isso tem um motivo: remuneração acima da média. Possuem bons salários, oportunidades de crescimento e desenvolvimento e bons planos de carreira e, por isso, o setor é muito disputado.


O salário médio do profissional é de R$ 9.000, mas existem registros de gestores de investimento que recebem até R$ 37.000. Ou seja, a quantia depende muito da região e empresa trabalhada. Além disso, existem algumas taxas extras que podem ser cobradas que fazem esse valor aumentar. São elas:

  • Taxa de administração: acordada entre as duas partes envolvidas antes do acordo ser fechado, é uma taxa cobrada pela administração da carteira de investimentos do cliente;

  • Taxa de performance: cobrada percentualmente, depende do desempenho dos títulos nos quais o gestor administra. Também é acordada antes do contrato ser fechado.

A importância dessa carreira para o mercado financeiro


A carreira dos gestores de investimentos é muito importante para o mercado financeiro. Afinal, a atuação desses gestores ajuda na movimentação, fazendo com que o mercado esteja sempre aquecido. Além disso, a rentabilidade das empresas aumenta significativamente e os riscos são reduzidos, gerando mais capital para o mercado.

Os gestores de investimentos realizam a gestão das carteiras de investimento de forma muito profissional e correta. Isso torna a gestão das obrigações tributárias, como o imposto de renda, muito mais simples e fácil.


Aproveite para conferir o post 5 indicadores econômicos que todo empreendedor precisa conhecer e saiba quais são os impactos no seu e-commerce!


Agora você já está por dentro de tudo sobre essa profissão! Esperamos que tenha gostado das informações que separamos para você! Continue acompanhando a Comunidade Sebrae para mais conteúdos como esse!


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl. Até logo!

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4569 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?