Que tal começar assistindo ao nosso vídeo?
Depois não deixe de conferir nosso artigo na íntegra, onde falamos um pouco mais sobre como pesquisar o mercado e encontrar uma OPORTUNIDADE para empreender ;)
Conhecimento é poder. E se você está vendendo produtos ou serviços, vale a pena dedicar um tempo para conhecer e entender seu mercado.
Embora parte desse trabalho exija um certo investimento, ainda é possível que pequenas empresas realizem pesquisas de mercado enxutas e eficazes e há boas razões para isso.
Se você está pensando em começar a empreender, seja por necessidade, seja por oportunidade, considere fazer pesquisas previamente, visando descobrir informações relevantes como:
Para ver se uma nova ideia de negócio é viável: você tem uma ideia para um novo negócio. Existe mercado para isso? Use a pesquisa de mercado para descobrir.
Ao entrar em novos mercados: o que funciona para um público pode não funcionar para outro. A pesquisa o ajudará a descobrir as diferenças e a se adaptar a elas.
Antes de lançar um novo produto ou serviço: você pode pensar que tem o novo produto ou serviço perfeito, mas seus clientes podem pensar o contrário. Vale a pena obter feedback para que você possa fazer as alterações necessárias antes do lançamento.
Ao solicitar financiamento: mostre aos potenciais investidores que há uma lacuna no mercado, que sua empresa é ideal para preenchê-la e que eles não vão se arrepender.
1. Comece a pesquisar antes de escolher o segmento
Se você está vendendo localmente, nacionalmente ou até globalmente, vale a pena saber o tamanho do seu nicho de mercado. Portanto, faça sua pesquisa antes de começar a vender em um novo segmento.
2. Use estudos e pesquisas existentes
Há muitas pesquisas disponíveis na Internet. Confira relatórios online, análises do setor e artigos de revistas. Há diversos materiais para você se inspirar!
3. Descubra o que seus clientes estão dizendo
A Internet torna mais fácil descobrir o que seus clientes em potencial pensam. Leia os blogs dos consumidores, assista aos vídeos e vlogs do YouTube e confira os fóruns de discussão e as mídias sociais.
4. Obtenha novos insights
O Google tem várias pesquisas disponíveis para você coletar informações. Dê uma olhada no Google Trends, por exemplo. A plataforma permite que você veja o que as pessoas estão pesquisando. Caso, haja um grande volume de pessoas procurando pelo seu produto e ninguém o estiver vendendo, pode haver uma lacuna no mercado. As descobertas do Google geralmente são gratuitas, portanto, use-as.
Fazer uma pesquisa de baixo custo pode realmente ajudá-lo a aprender mais sobre a demanda do mercado por seus produtos ou serviços, sendo uma ótima maneira de obter novos insights e oportunidades.
Quando você tem uma estratégia combinada que inclui sua própria intuição e feedback do cliente, a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a ter um melhor desempenho e entrar em novos nichos com sucesso.
Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui:
https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/relacionamento-a-chave-para-a-retencao-de-clientes
Um abraço, Acea Ratcheva / @acearatcheva