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Relacionamento: a chave para a retenção de clientes

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Relacionamento: a chave para a retenção de clientes
Criado em 30 AGO. 2022
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As empresas trabalham duro para atrair consumidores por meio de uma combinação de estratégias de marketing, mídia social e marca. Você investiu muito tempo e esforço (e provavelmente dinheiro) ganhando a confiança de seus clientes. Então, você deve mantê-los!


Para melhorar a retenção de clientes, você precisa analisar toda a experiência do cliente que envolve tudo o que os clientes pensam e sentem quando encontram sua marca. As interações voltadas para o cliente, como a resolução de tíquetes de suporte ou como uma marca comunica seus valores, são alguns fatores que podem afetar o relacionamento de um comprador com uma marca.


Você manterá mais clientes criando uma experiência perfeita que os deixará felizes a cada passo do funil de vendas. No entanto, se sua empresa ficar aquém das expectativas dos clientes, você corre o risco de perdê-los antes mesmo de ter a chance de tomar as medidas certas.


Mas reter clientes é mais do que apenas transações é sobre relacionamentos. Vamos lá?



Invista no marketing de relacionamento



Como o nome indica, o marketing de relacionamento trata de se relacionar com seus clientes de maneira positiva. Isso significa oferecer suporte consistente e pessoal. 


O atendimento ao cliente deve ser um foco em todos os aspectos do seu modelo de negócios, pois mostra que você se preocupa com as necessidades dele. Apenas certificar-se de que as pessoas que operam suas mesas de suporte são amigáveis e prestativas não é suficiente.


Uma abordagem proativa e pessoal ao atendimento ao comprador ajuda bastante em termos de retenção de clientes, e os consumidores apreciam o toque pessoal.


Essa abordagem de marketing de relacionamento pode ser difícil de implementar, portanto, primeiro considere os problemas típicos de atendimento ao cliente que sua empresa enfrenta.


Em todas as facetas de suas operações, você deve considerar possíveis problemas de atendimento ao cliente que possam surgir e como planeja lidar com eles, caso surjam. 


Depois de compilar uma lista, crie um protocolo para abordar essas principais preocupações, seja por e-mail marketing ou outro meio. Adotar essa abordagem proativa ao atendimento ao cliente resolverá alguns problemas desde o início e apresentará sua marca como mais amigável. 



Promova o engajamento por meio do marketing de conteúdo



Embora as formas tradicionais de publicidade ainda possam valer a pena, lembrando as pessoas de que seu produto existe e talvez até atingindo o emocional, o marketing de conteúdo fornece um tipo diferente de valor para você e para o cliente. 


Comparado às pesquisas pagas, por exemplo, o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads. Ao focar no marketing de relacionamento, grande parte do seu conteúdo deve ajudar seu público a obter mais de seus serviços. 


Se você fornecer regularmente conteúdo realmente valioso aos seus clientes, eles desenvolverão um interesse natural e lealdade à sua marca. Isso é especialmente verdadeiro se o seu conteúdo ensina as pessoas a aproveitar melhor seus produtos e serviços.



Combine sua abordagem de mídia social com seu público



Uma forte presença nas mídias sociais é fundamental para qualquer abordagem de marketing. Pesquisas mostram que até 95% dos adultos online seguem uma marca nas mídias sociais, demonstrando seu alcance. No entanto, também é importante garantir que sua campanha de mídia social esteja alinhada com os objetivos de sua empresa e sua marca.


Os negócios B2B devem se concentrar em comunicar sua experiência e profissionalismo, enquanto outros podem se beneficiar de uma abordagem baseada na comunicação direta e no humor. Por outro lado, se você está atendendo os Millennials, pode ser mais bem-sucedido empregando humor ou outras táticas mais descontraídas.


Lembre-se dos desejos do seu público ao criar uma campanha de mídia social como parte de sua estratégia de marketing de relacionamento, mas também pense no tipo de empresa com a qual seu público-alvo deseja fazer negócios e certifique-se de que sua identidade de mídia social transmita a personalidade certa


Além disso, inclua botões de clique aqui em seu conteúdo de marketing por e-mail para tornar ainda mais fácil para clientes potenciais e atuais se envolverem com você nesses pontos de venda.




Incentive os clientes a compartilhar feedback



Construir relacionamento e confiança é o cerne do marketing de relacionamento, e os clientes fiéis estarão mais propensos a oferecer feedback. Sempre verifique se há uma linha de comunicação aberta se eles quiserem entrar em contato com você e esteja pronto para responder prontamente.


Garanta que essas comunicações funcionem sem problemas, equipando sua equipe com as ferramentas necessárias para fazer chamadas e responder a consultas adequadamente, usando o melhor software de suporte ao cliente para apoiá-las.


No entanto, não é suficiente ouvir esse feedback, o ponto-chave é agir de acordo com ele, pois isso mostrará aos clientes que você está levando suas necessidades a sério e as valoriza.



O aumento do ROI



Como o marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo, ele ajudará a alimentar seus negócios de forma consistente. As baixas taxas de rotatividade subsequentes e o aumento da retenção de clientes levarão a um ROI mais alto, pois os clientes fiéis continuarão voltando aos seus produtos e serviços.


Existe até uma correlação direta entre retenção de clientes e ROI: um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar sua lucratividade geral em 75%. Isso é bem impressionante, não é mesmo? Combine isso com os novos clientes trazidos por meio de avaliações positivas e você terá uma ótima estratégia para aumentar o ROI!


Clientes fiéis são os melhores clientes; eles vão elogiá-lo para seus amigos e familiares, comprar seus novos produtos e informá-lo quando você cometer erros. 

Ao mostrar ao seu público que você valoriza a lealdade dele, você cria relacionamentos de longo prazo que beneficiam ambas as partes.


Envolva-se em uma estratégia de relacionamento eficaz e esses consumidores podem desempenhar um papel essencial no seu sucesso contínuo!


E aí, gostou deste tipo de conteúdo? Espero que sim! Gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora? Vem com a gente e participe da comunidade Mulheres Empreendedoras!



Um abraço,



Acea


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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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