Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Empreendedorismo: quem eu posso envolver na validação da minha ideia?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Empreendedorismo: quem eu posso envolver na validação da minha ideia?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 28 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabia que a maioria das ideias de negócios falham no primeiro ano? Embora a falta de dinheiro e a incapacidade de executar a ideia sejam frequentemente mencionadas como razões para o fracasso, a causa raiz geralmente é a falta de pesquisa de mercado adequada.


O que dificulta o potencial de novas ideias é que às vezes pode ser quase impossível distinguir uma boa e uma má ideia.


Às vezes, até as ideias mais bizarras podem ficar ótimas. Pense no AirBnb e no Uber, exemplos clássicos de ideias de negócios bem-sucedidas sobre as quais as pessoas estavam céticas no início. Há também ideias que fazem todo o sentido, mas ainda assim conseguem fracassar. Para saber se uma ideia tem chance de sucesso, ela precisa ser validada.


O que é validação de ideia?


A validação de ideias é o processo de reunir evidências em torno de ideias por meio de experimentação para tomar decisões rápidas, informadas e sem riscos.


É um processo que começa com uma ideia e normalmente termina com um cliente pagante. O objetivo da validação é expor a ideia à praticidade do mundo real antes de construir e lançar o produto final ou oferta.


Novas ideias têm elementos imprevisíveis e, se algumas delas derem errado, podem destruir seus planos de uma só vez. A validação reduz o risco, acelera a entrega de um serviço de criação de valor no mercado e minimiza os custos.


O objetivo da validação da ideia é garantir que ela tenha uma demanda real, caso contrário existe um risco real de ela se tornar apenas mais uma ideia legal.


A ideia deve ser capaz de resolver um problema real, cumprir o propósito pretendido ou apelar para outros incentivos.


Validar o problema primeiro e ver se sua solução pode resolver esse problema normalmente é a abordagem mais inteligente. Criar uma solução primeiro e só depois procurar um problema que ela possa resolver é uma má ideia se você quiser minimizar os riscos.


Passo a passo para a validação de ideias


Ao passar pelo processo de validação de sua ideia de negócio, você pode obter uma compreensão mais profunda de como seu produto atende ou não aos pontos problemáticos de seus clientes-alvo.


Os insights que você obtém podem ajudá-lo a criar uma oferta que não apenas atenda às necessidades do seu segmento de mercado, mas também conquiste seus primeiros clientes pagantes.


Aqui estão quatro passos para determinar a validade de mercado do seu empreendimento:


1. Anote as metas, suposições e hipóteses. Anotar os objetivos do seu negócio é o primeiro passo na validação do mercado. O processo de articular sua visão pode iluminar quaisquer suposições que você tenha e fornecer um objetivo final.


Pergunte a si mesmo:

  • Qual o valor do meu produto?
  • Quem é o público-alvo e que suposições eu fiz sobre eles?
  • O que diferencia meu produto dos existentes?
  • Que hipóteses eu tenho sobre meu produto, preço e modelo de negócios?

Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a comunicar o valor e os fatores de diferenciação de seu produto e esclarecer suposições e hipóteses que você fez que ainda precisam ser testadas e verificadas.


2. Não pergunte à família e amigos. Todos nós queremos nos sentir bem com o que estamos fazendo, então às vezes perguntamos aos nossos entes queridos sobre nossas ideias, sabendo que isso será bom. No entanto, na maioria dos casos, eles não são um de seus clientes em potencial.


Eles também podem se sentir forçados a dar feedback. Eles podem até inventar um ponto em que realmente não acreditam, então você sente que eles estão sendo imparciais. Você vê como pode ser complicado perguntar à família e aos amigos sobre isso?


3. Encontre seus potenciais clientes e entreviste-os. Faça uma lista de 15 clientes em potencial com os quais você pode entrar em contato e entrevistar por dez minutos pessoalmente ou por meet, por exemplo. Pense nos seus clientes ideais.


A primeira coisa que você quer fazer ao conduzir sua entrevista informal é agradecê-los por seu tempo e dizer a eles como o tempo deles o ajudará a oferecer algo que seus clientes realmente desejam.


Pergunte aos clientes em potencial sobre suas motivações, preferências, necessidades e os produtos que eles usam atualmente. Volte para a lista que você criou na primeira etapa do processo de validação de mercado e enquadre quaisquer suposições ou hipóteses que você fez como perguntas para seus entrevistados. Esteja aberto ao feedback recebido e registre-o para uso futuro.


O feedback pode refletir que seu produto não tem validade de mercado forte e, nesse caso, você pode usá-lo para melhorar sua oferta e repetir o processo de validação de mercado.


4. Revise e decida. A última etapa é revisar todos os seus comentários e decidir o que funcionou melhor para seus clientes em potencial.


Quando você decidir com base no feedback recebido, lembre-se de que é sobre o cliente, não sobre você. Às vezes, você terá que desistir do que acha melhor para o seu negócio com base no que aprendeu. Afinal, seus clientes são a razão pela qual você existe.


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-o-foco-e-as-metas-auxiliam-na-ascensao-empreendedora



avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5316 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?