Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como o foco e as metas auxiliam na ascensão empreendedora

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como o foco e as metas auxiliam na ascensão empreendedora
Criado em 22 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O dia a dia no empreendedorismo nunca é o mesmo. Como proprietário de uma empresa, você resolve problemas e enfrenta desafios todos os dias. Na maioria dos casos, o empreendedorismo pode consumir sua vida pessoal. Esta é uma parte natural do processo, especialmente no início, mas todo empreendedor precisa aprender a encontrar um equilíbrio saudável.


Se o seu negócio está apenas começando ou você já é um empreendedor estabelecido, é importante definir metas, manter o foco e planejar seu futuro.


Por que é importante refinar suas metas de negócios?


Estabelecer metas pode ajudar qualquer empreendedor a iniciar o caminho para se tornar bem-sucedido. Se você não definir claramente o que gostaria de alcançar, nunca saberá se está chegando perto de tornar esse objetivo uma realidade.


Por exemplo, se seu objetivo é simplesmente que você gostaria de aumentar seus negócios, você terá dificuldade para saber se esse objetivo foi alcançado com sucesso ou não.


Sem definir parâmetros, prazos e expectativas, você não sabe que nível de crescimento é suficiente para dizer que seu objetivo foi alcançado. Por outro lado, você pode definir metas específicas para o crescimento do seu negócio, como uma renda anual desejada ou quantidade de vendas.


Focar e refinar seus objetivos pode lhe dar um caminho claro para criar um negócio mais bem-sucedido. Com expectativas mais específicas, você saberá se sua empresa está indo na direção certa ou não.


3 dicas simples para ajudá-lo a focar seus objetivos de negócios



Concentrar seus objetivos de negócios pode parecer um desafio no início, mas não precisa ser difícil. Aqui estão três dicas simples que podem ajudá-lo a refinar suas expectativas de negócios.


1. Defina sua(s) meta(s) de longo prazo



Quando você criou sua empresa, você provavelmente tinha algumas visões do que gostaria de alcançar. Seja para ser bem-sucedido ou simplesmente para ajudar sua comunidade, você provavelmente tinha algum destino final em mente. No entanto, ter um objetivo vago de longo prazo pode dificultar saber exatamente para o que você está trabalhando.


Definir sua meta ou metas de longo prazo pode lhe dar uma linha de chegada'' para mirar. Ao estabelecer uma meta de um ano, cinco anos e dez anos, por exemplo, você pode criar um roteiro de longo prazo que o ajude a identificar se você está ou não no caminho certo.


Comece decidindo quanto lucro você gostaria de obter, quantos clientes deseja atender ou quantos locais pretende abrir. Todas essas são ótimas ideias para metas de longo prazo.


Pensar no futuro pode ser difícil, mas lembre-se de que seu objetivo não precisa ser imutável. Se você definir uma meta de cinco ou dez anos que não se alinha mais com seus valores ao longo do tempo, você sempre terá o poder de mudar suas expectativas conforme necessário.


No entanto, estabelecer um roteiro para a aparência da sua empresa no futuro pode mostrar para o que você está trabalhando. Além disso, fornecerá uma orientação para usar ao tomar decisões ou se adaptar a desenvolvimentos inesperados.


2. Divida seus objetivos em pedaços pequenos




Um objetivo de longo prazo pode parecer assustador e você pode não saber imediatamente como alcançá-lo. Com a data de vencimento tão distante no futuro, você pode sentir que tem muito tempo para adiar o trabalho em direção a esse objetivo. Isso pode significar que você acaba passando as marcas de um, cinco ou até dez anos sem realizar muito.


Para tornar seus objetivos de longo prazo mais acessíveis e gerenciáveis, você vai querer dividi-los em pedaços menores. Ao desenvolver sub-objetivos que você pode enfrentar com mais facilidade e em um período de tempo mais curto, seu objetivo geral parecerá menos esmagador e você ficará mais motivado para agir.


Divida seus objetivos maiores observando o que você precisa realizar para chegar de onde está para onde gostaria de estar. Considere as etapas que você precisa seguir e decida quando cada parte precisa ser feita para atingir seu objetivo maior no prazo. Use essas metas menores como "trampolins'' para levar sua empresa a alcançar seus objetivos maiores e acompanhar seu progresso.


3. Torne suas metas o mais específicas possível



A definição de metas pode se tornar um desafio para muitas empresas porque elas não definem os parâmetros corretos. Eles têm ambições vagas, como atrair novos clientes ou vender mais de um determinado produto, mas não declaram quais metas gostariam de alcançar. Isso torna impossível saber quando o objetivo foi alcançado.


Ao criar suas metas, você deseja atribuir metas específicas que o ajudarão a determinar se cada uma foi alcançada ou não. Metas SMART, ou que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas em tempo, permitem que você entenda claramente quanto progresso você fez para alcançar uma meta definida. Eles também garantem que toda a sua equipe esteja em sintonia e trabalhando para os mesmos fins.


Para criar uma meta SMART, primeiro considere o que você gostaria de alcançar. Este pode ser um dos seus objetivos de longo ou curto prazo. Em seguida, adicione métricas específicas, como números mensuráveis e uma data de vencimento, para atribuir mais significado à meta. Torne-o o mais refinado possível, adicionando mais detalhes conforme necessário, até que não haja espaço para interpretação ou confusão.


Depois de definir seus objetivos e torná-los o mais direcionados e focados possível, você pode sentir que terminou o processo. No entanto, seu trabalho relacionado a metas não é concluído depois que você especifica o que gostaria de alcançar. Você precisa estar constantemente ciente se está ou não atingindo tudo o que listou, pronto para fazer ajustes conforme necessário e pensando no que vem a seguir depois que cada objetivo for alcançado.


Se você gostou desse conteúdo, confira também este aqui:  https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/6-dicas-para-colocar-seus-sonhos-em-pratica-com-patricia-santini

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?