Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Dia a dia dos negócios digitais

avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Dia a dia dos negócios digitais
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 13 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos ou modificar processos de negócios, cultura e experiências do cliente existentes para atender às mudanças nos requisitos de negócios e de mercado. Essa reinvenção dos negócios na era digital é a transformação digital.

Ele transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Em vez disso, a transformação digital começa e termina com a forma como você pensa e se envolve com os clientes. À medida que passamos do papel para as planilhas e aplicativos inteligentes para gerenciar nossos empreendimentos, temos a chance de reimaginar como fazemos negócios como engajamos nossos clientes com a tecnologia digital do nosso lado.


Para pequenas empresas que estão começando, não há necessidade de configurar seus processos de negócios e transformá-los posteriormente. Você pode preparar sua organização para o futuro desde o início. Pensar, planejar e construir digitalmente prepara você para ser ágil, flexível e pronto para crescer.

À medida que embarcam na transformação digital, muitas empresas estão dando um passo para trás para perguntar se estão realmente fazendo as coisas certas.

A transformação digital agrega valor a cada interação com o cliente

A transformação digital está mudando a forma como os negócios são feitos e, em alguns casos, criando classes inteiramente novas de negócios.

Com a transformação digital, as empresas estão dando um passo para trás e revisitando tudo o que fazem, desde sistemas internos até interações com clientes online e pessoalmente. Elas estão fazendo grandes perguntas como Podemos mudar nossos processos de uma maneira que permita uma melhor tomada de decisões, eficiências revolucionárias ou uma melhor experiência do cliente com mais personalização?


Agora estamos firmemente imersos na era digital, e empresas de todos os tipos estão criando formas inteligentes, eficazes e disruptivas de alavancar a tecnologia.

A Netflix é um ótimo exemplo. Começou como um serviço de pedidos pelo correio e interrompeu o negócio de aluguel de vídeo físico. Então, as inovações digitais tornaram possível o streaming de vídeo em larga escala. Hoje, a Netflix enfrenta redes tradicionais de transmissão e televisão a cabo e estúdios de produção de uma só vez, oferecendo uma biblioteca crescente de conteúdo sob demanda a preços ultracompetitivos.

A digitalização deu à Netflix a capacidade não apenas de transmitir conteúdo de vídeo diretamente aos clientes, mas também de obter informações sem precedentes sobre hábitos e preferências de visualização


Ela usa esses dados para informar tudo, desde o design de sua experiência do usuário até o desenvolvimento de programas e filmes de primeira execução em estúdios internos. Isso é a transformação digital em ação: aproveitar as tecnologias disponíveis para informar como uma empresa funciona.


Entendendo as possibilidades

Um elemento-chave da transformação digital é entender o potencial de sua tecnologia. Novamente, isso não significa perguntar Quanto mais rápido podemos fazer as coisas da mesma maneira? Significa perguntar Do que nossa tecnologia realmente é capaz e como podemos adaptar nossos negócios e processos para aproveitar ao máximo nossos investimentos em tecnologia?


Adapte seu negócio para alavancar a transformação digital. Da mesma forma, as transformações digitais reformularam a forma como as empresas abordam o atendimento ao cliente. 

O modelo antigo era esperar que os clientes viessem encontrá-lo, seja pessoalmente ou entrando em contato por telefone. Mas a ascensão da mídia social mudou o serviço da mesma forma que mudou a publicidade, o marketing e até as vendas e o atendimento ao cliente. 

As empresas progressistas adotam as mídias sociais como uma chance de estender suas ofertas de serviços, encontrando clientes em suas plataformas de escolha. 

Mas a verdadeira transformação ocorre quando você analisa todas as tecnologias disponíveis e considera como adaptar sua empresa a elas pode proporcionar aos clientes uma experiência melhor.

As mídias sociais não foram inventadas para substituir os call centers, mas se tornaram um canal adicional (e uma oportunidade) para oferecer um melhor atendimento ao cliente. Adaptar suas ofertas de serviços para adotar as mídias sociais é outro bom exemplo de transformação digital.


A verdade é que a transformação digital não apenas modernizou muito o que as empresas já faziam, mas trouxe uma série de recentes modelos de atividades e empreendimentos.


Quer saber quais são os outros passos que você precisa dar para seu negócio ter sucesso no digital? Confira o podcast na íntegra!


Para saber como planejar, criar campanhas e gerar vendas no digital acompanhe o quadro Plano de Ação aqui da Comunidade Marketing Digital. 


Se você gostou desse conteúdo, veja também este aqui: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/marketing-de-conteudo-seo-uma-combinacao-estrategica-para-melhores-resultados


avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomes
Trabalho na elaboração de estratégias para lançamento e desenvolvimento de negócios, produtos e serviços inovadores desde 2009. Acredito que modelos de negócio são finitos, mas o propósito das empresas pode ser duradouro e fonte de inovação constante. Por isso, ajudo empresas a inovarem e a se reinventarem no modo como geram valor para a sociedade.favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2874 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?