Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Custo-benefício de marketing de conteúdo e SEO

avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Custo-benefício de marketing de conteúdo e SEO
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 29 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um dos benefícios mais significativos do marketing de conteúdo com base nos princípios da otimização de mecanismos de busca (SEO) é sua relação custo-benefício. Ter mais retorno para seu investimento não é apenas bom e atrativo para algumas empresas, é realmente necessário para a sobrevivência.


No entanto, no ambiente de marketing de conteúdo hipercompetitivo de hoje, aperfeiçoar seu conteúdo puramente do ponto de vista de SEO não é mais suficiente para atingir seu público-alvo e gerar leads valiosos.


Se você deseja manter a atenção em sua marca, é essencial reavaliar sua estratégia de conteúdo para entregar valor que vá além de palavras-chave e trechos de mídia social.



Combinando as duas estratégias



Sabe-se que o tráfego rastreável de um site começa principalmente com uma pesquisa.


SEO é uma estratégia que se concentra em otimizar o conteúdo publicado em seu site para que ele tenha uma classificação mais alta nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos (SERPs) e ajude a construir a autoridade de domínio da sua marca.


Quanto maior a classificação do seu conteúdo em uma SERP, maior a probabilidade de novos clientes em potencial clicarem nos links que levam ao seu site,  podendo  se converter em clientes. Mas como os algoritmos de pesquisa estão em constante evolução, você precisa atualizar continuamente sua estratégia de SEO para garantir que ela atenda aos critérios mais recentes do Google. Isso significa que construir sua estratégia de conteúdo apenas em torno de considerações de SEO nunca será a solução de longo prazo mais prática ou eficaz.


Por outro lado, o marketing de conteúdo se concentra no desenvolvimento de conteúdo de qualidade que envolva seu público-alvo e forneça informações valiosas sobre sua marca, seus produtos ou serviços e outros tópicos relevantes com os quais eles se importam. Com uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, você pode estabelecer confiança e criar autoridade em seu nicho de mercado. É claro que, se os clientes em potencial não encontrarem seu conteúdo quando estiverem pesquisando, seus esforços de desenvolvimento criativo serão desperdiçados. 



Marketing de conteúdo eficaz para a pequena empresa



Para garantir que as estratégias de SEO e marketing de conteúdo que você está construindo se complementem, aqui estão algumas etapas que você precisa seguir:



Identifique e acompanhe suas principais métricas



Defina as principais métricas que o ajudam a entender se você está caminhando em direção aos seus objetivos. Os indicadores de desempenho de conteúdo incluem tráfego do site, visualizações de página exclusivas, curtidas e compartilhamentos, taxas de conversão, número de downloads e taxa de rejeição. Acompanhe essas métricas ao longo do tempo, aprenda com os dados e ajuste sua estratégia de conteúdo.


Selecione seu público-alvo e canais


Antes de começar a criar ou promover qualquer tipo de conteúdo, certifique-se de entender claramente quem é seu público-alvo. Defina seus dados demográficos, interesses, tipos de personalidade e seguidores. Depois de descobrir quem, identifique onde é mais provável que seu público passe o tempo navegando. Em seguida, escolha os canais digitais certos para distribuir seu conteúdo. Considere blogs, plataformas de mídia social,  e-mail marketing e fóruns online.



Planeje um cronograma de publicação



Crie um cronograma de postagem e cumpra-o. A consistência é fundamental quando se trata de publicar conteúdo: evite postar com muita frequência, não postar o suficiente ou postar irregularmente. Seu objetivo final é envolver, não sobrecarregar.



Criar, ajustar  e repetir


Para que os benefícios do marketing de conteúdo funcionem, a qualidade de suas ideias deve se traduzir em conteúdo bem pesquisado, valioso e envolvente que educa seu público e responde suas perguntas. Produza conteúdo com o mesmo vigor com que examina seu público-alvo e canais de marketing. Ao aprender continuamente com seus KPIs e ajustar sua estratégia de conteúdo, você desenvolverá uma base sólida de informações perenes, relevantes e valiosas construindo confiança com seu público.



E não esqueça do SEO



Fazer pesquisas para encontrar as palavras-chave certas para usar em seu conteúdo ajudará você a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa e alcançar mais pessoas que você está segmentando.


O marketing de conteúdo aliado às estratégias de SEO pode significar a diferença entre lutar para aumentar sua base de clientes e levar sua pequena empresa para o próximo nível.  Assim, você pode desenvolver uma estratégia que o levará a criar conteúdo que converta de forma mais confiável e ofereça o melhor ROI possível! 


E você, tem produzido conteúdos para sua empresa? Deixe seu comentário!


E aí, gostou deste conteúdo? Para mais dicas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora e a explorar melhor o universo do Marketing na era digital, participe da Comunidade Marketing Digital!



Até a próxima!

Perseu


avatar PERSEU ADOLFO BASTOS GOMES
Perseu Adolfo Bastos Gomes
Trabalho na elaboração de estratégias para lançamento e desenvolvimento de negócios, produtos e serviços inovadores desde 2009. Acredito que modelos de negócio são finitos, mas o propósito das empresas pode ser duradouro e fonte de inovação constante. Por isso, ajudo empresas a inovarem e a se reinventarem no modo como geram valor para a sociedade.favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2875 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?