Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Cultura de inovação

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Cultura de inovação
Criado em 22 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Cultura de inovação pode ser definida como um conjunto de hábitos e valores que promove a criatividade e apoia a geração de ideias vinda de todos os setores da empresa, buscando mudar a forma de fazer negócios, valorizar os colaboradores, otimizar recursos e melhorar resultados.

Ainda que inovação seja frequentemente associada à introdução de novos produtos ou serviços em sua empresa, ela também pode ser relacionada a mudanças de métodos. E isso tem uma relação direta com a cultura da sua organização.

Inovar abrange novos uso de tecnologias, métodos de trabalho aperfeiçoados, novas formas de atender os clientes e melhores processos. Mas lembra que falamos sobre a inovação não ser sobre tecnologia? Pois é. Para ter sucesso, a inovação precisa ser apoiada por você, sua equipe e todos os outros parceiros de negócios.

Quando se pensa em inovação, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? A maioria das pessoas pensam que inovação está presente apenas em grandes Startups e que o seu conceito se limita em criar novas tecnologias, produtos e serviços, mas a inovação vai muito além disso. Inovar envolve criar novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial. Em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação é essencial para a sobrevivência de qualquer organização.

Seja qual for o seu segmento de atuação ou o tamanho do seu negócio, manter-se em constante processo de inovação é essencial para um diferencial competitivo. Afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência.

A grande sacada para transformar a inovação em diferencial competitivo, efetivo e sustentável é agregando a cultura nesse processo, em todas as instâncias organizacionais.

Dentro de uma organização, o significado de cultura está diretamente ligado aos comportamentos, valores, crenças e hábitos que a empresa adota na intenção de otimizar a criatividade dos seus funcionários, o que resulta em processos de criação inovadores e sustentáveis, em resoluções, e até métodos de planejamento.

Promover uma cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para um negócio duradouro.

Quando digo que a cultura é de inovação, significa que aquela empresa foca na criatividade das suas equipes, fornecendo autonomia e permitindo que novas ideias surjam. Os benefícios de implementar a cultura de inovação já são notáveis em grandes empresas. Organizações que promovem essa cultura acreditam que a inovação não vem apenas dos líderes, mas sim de qualquer pessoa presente na organização.

Uma forma de enxergar isso é pensando em quem tem a maior exposição aos problemas da empresa, dificilmente uma ideia vai surgir de madrugada ou no isolamento do escritório. Elas vêm de colaboradores que, diariamente, estão na sua linha de frente, atendendo os clientes, trabalhando nos processos, explorando novos mercados e enfrentando a concorrência.

Muitas empresas que fizeram sucesso com inovação tem como parte de sua estratégia contínua aproveitar as energias criativas e os insights de seus colaboradores que ocorrem através das funções de cada um. Isso é fácil de dizer, não é? Mas como, exatamente, eles fizeram isso? O caminho é motivar as suas equipes a propor ideias inovadoras para alimentar o funil de inovação da empresa . Seus funcionários não devem ser treinados apenas para fazer suas rotinas diárias. Eles precisam ser guiados para pensar além. Devem ser orientados para perceber ativamente os problemas e buscar e propor ideias inovadoras para resolvê-los.

Desenvolver uma cultura de inovação não é simples, mas é fundamental. Existem culturas empresariais, pressões do mercado externo e desconfiança por parte de alguns profissionais, além de outros obstáculos que impedem que essa cultura possa crescer.

Posições de poder de gestores que não tem nem querem desenvolver comportamentos necessários para uma liderança de inovação podem colocar em risco o engajamento dos funcionários e uma cultura voltada à geração de ideias inovadoras e focadas nas necessidades de sua empresa.

É preciso saber destacar os profissionais certos e proporcionar um ambiente amigável e propício para a cultura de inovação e colaboração. E sem um líder humilde, orientado por melhorias, com mentalidade de execução e a habilidade de trabalhar de forma colaborativa, não há organização nem ideias que possam ser realmente inovadoras.

 E na sua organização, há uma cultura de inovação?

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios