Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como usar as redes sociais para divulgar seu livro?

avatar RODRIGO DOMINGUES REGINA
Rodrigo Domingues Reginafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como usar as redes sociais para divulgar seu livro?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 01 MAR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nos dias atuais, é praticamente inconcebível imaginar um mundo sem internet e sem a comunicação das redes sociais, concorda? Acabou o tempo em que somente os autores renomados tinham o privilégio de publicar e vender seus livros para o grande público.


Hoje, a publicação de uma obra se tornou muito mais acessível e muitos autores alcançaram o sonho de ver livro impresso e a venda nas principais livrarias físicas e on-line do país.


Se você chegou até a essa postagem, é bem provável que esse tema seja do seu interesse porque você tem um livro publicado ou tenha o intuito de atingir esse objetivo em breve.


Se eu estiver certo, quero te mostrar um caminho para você construir autoridade na web e usar as redes sociais para divulgar o seu livro. Aproveite!

O que é autoridade digital e o que as redes sociais têm a ver com isso?


Antes de começar a falar sobre as dicas que separei para você hoje, gostaria de abordar o conceito de autoridade digital. Você sabe o que significa ter autoridade no universo digital? 


Esse termo refere-se à relevância que uma pessoa ou uma marca possui em um nicho de mercado na internet. Em outras palavras, essa figura é reconhecida como especialista em determinado tema nos ambientes digitais.

Mas quem atribui essa autoridade a essas personalidades? São as principais empresas que controlam os meios de comunicação na web: Google, Meta, Microsoft, Apple, Amazon e outras gigantes da internet.


Conhecidas também como Big Techs, são essas empresas que dominam os algoritmos e fornecem os conteúdos aos usuários que estão navegando na web.


E um dos caminhos para conquistar autoridade digital é presença ativa nas redes sociais a fim de gerar engajamento com o público. Isto fará com que essas plataformas confiram autoridade digital ao seu perfil e passarão a entregar seus conteúdos para um público cada vez maior.


Então, por que não usar as redes sociais para aumentar sua autoridade como autor(a) e divulgar seus livros para mais pessoas? Confira as estratégias que você pode aplicar nas suas redes!

  1. Mantenha seus perfis ativos

É bem provável que você já tenha lido ou escutado essa dica em alguma outra página na internet, mas, nunca é demais reforçar uma estratégia que funciona.


Independentemente das redes sociais que você decidir investir esforços, estabeleça uma frequência diária de postagens ou interação nos seus perfis. Isso não significa necessariamente criar publicações inéditas todos os dias. 


Aproveite os dias que não realizar postagens para interagir com seus seguidores nos comentários. Abra uma caixa de perguntas no stories para responder quando estiver com mais disponibilidade.


Além disso, diversifique os tipos de conteúdos que você compartilha nas suas redes, afinal, ficar batendo na mesma tecla todos os dias não contribuirá para cultivar um perfil com seguidores engajados. E essa já é minha próxima recomendação!

  1. Diversifique suas postagens

Vamos supor que você seja um autor de romances. Isso implica que você precisa compartilhar conteúdos sobre esse gênero literário diariamente para se tornar uma uma referência e ser visto como um especialista no assunto?


Nesse caso, é fundamental usar o bom senso e encontrar um equilíbrio. Se a intenção é ser reconhecido como um especialista, realmente é essencial demonstrar conhecimento no tema e fornecer conteúdo valioso para seu público.


Por outro lado, abordar o mesmo tema em todas as publicações pode fazer com que o público se desinteresse rapidamente por seu perfil. Então, invista em outros assuntos que você goste e que possam ser associados com o tipo de conteúdo que você se propôs a se especializar.


Aproveite os conteúdos virais e surfe a onda dos memes, adaptando-os para dialogar com o perfil do público que o acompanha. Geralmente, essas postagens geram alto engajamento nas redes sociais.

  1. Gere conteúdo de valor e não tente vender seu livro a todo custo

Esse post é exatamente sobre como utilizar as redes sociais para promover seu livro, certo? No entanto, possivelmente a melhor dica que eu possa te dar é: não deixe que seu público perceba que seu único objetivo é esse.


A internet está saturada de anúncios, com pop-ups e vídeos constantes de pessoas e empresas tentando te vender algo a todo momento. Se você é ativo nas redes sociais, provavelmente deve saber exatamente do que eu estou falando e, convenhamos, isso é bastante incômodo, não é mesmo?


Então, diferencie-se desses perfis e busque ir na direção contrária: crie conteúdos envolventes e que gerem valor para seu público. Dessa maneira, seus seguidores desenvolverão uma conexão com seu perfil e se envolverão de forma natural com suas postagens.


Não vou mentir que embora esse possa parecer o caminho mais longo para vender seu livro, sem dúvida é o mais sólido, pois as pessoas só se interessarão genuinamente pelo que você escreve se, antes, sentirem simpatia pela sua pessoa.

  1. Invista em conteúdos em vídeo

Com o sucesso do Reels no Instagram e ascensão de novas plataformas como o TikTok e o Kwai, o formato de conteúdo em vídeo dominou as redes sociais, tornando-se o tipo de postagem que mais gera engajamento no público.


Então, se você tem facilidade em gravar vídeos para interagir com seu público, use isso ao seu favor. Afinal, existem diversos conteúdos que você pode gerar em formato de vídeo.


Aproveite para compartilhar insights sobre seu processo de escrita, recomendar livros em leitura, discutir adaptações cinematográficas de filmes e séries, e também explicar as fontes de inspiração por trás de sua escrita.


Além disso, ao utilizar as hashtags para impulsionar seus conteúdos, é possível alcançar um público ainda maior interessado em livros. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas seguem hashtags para descobrir perfis que ofereçam conteúdos alinhados com seus interesses.

  1. Fale sobre os benefícios que as pessoas terão ao ler seu livro

Retomando a intenção inicial desse post, é natural que, em algum momento, você compartilhe sua identidade como escritor e fale sobre a existência do seu livro, afinal, as redes sociais também são úteis para fins profissionais. 


No entanto, não se limite apenas à informação de que possui um livro à venda.


Destaque como o conteúdo que você oferece pode agregar valor à vida do leitor. Aborde a relevância que seu livro pode ter na jornada daqueles que optam por lê-lo, e expresse a importância que a escrita teve para você.


Ao adotar uma abordagem de comunicação que evidencia o quão valiosos são os conhecimentos contidos em seu livro, torna-se mais fácil despertar o interesse do seu leitor pelo conteúdo.

  1. Invista em elevar a qualidade dos seus perfis

É impossível ignorar o fato que a exigência por qualidade permeia todos os setores da sociedade e quem investe esforços em melhorar seu conteúdo sai na frente.


Portanto, busque inspiração em perfis reconhecidos dentro do seu nicho e identifique elementos que lhe agradem para incorporar ao seu perfil. Analise postagens que tiveram bastante engajamento (curtidas e comentários) e avalie quais pontos você pode agregar às suas publicações.


Reflita sobre algumas questões, como: 


Se suas respostas não forem satisfatórias para a maioria dessas perguntas, você já terá vários pontos para aprimorar em seu perfil. 


Se possível, considere investir em um ensaio fotográfico para obter fotos de qualidade para alimentar suas redes sociais.


Caso deseje elevar a qualidade dos seus vídeos, avalie a possibilidade de se matricular em um curso de oratória, aprenda a como preparar seu cenário e figurino, compre um tripé e um Ring Light (anel de luz de LED) para fazer suas gravações e lembre-se: ao investir em você e no seu trabalho, colherá melhores recompensas no futuro.


Além disso, atualmente, é possível encontrar diversos cursos gratuitos ou com preços mais acessíveis. Quanto aos equipamentos, também é fácil encontrar opções financeiramente acessíveis no mercado.


Nenhuma dessas sugestões é impossível de se colocar em prática, tudo é questão de tempo e prioridade! 


Foque em construir sua relevância e autoridade nas redes sociais, assim, seu trabalho chegará a muito mais pessoas.


Quer uma dica que pode te ajudar bastante na sua jornada como escritor(a)? Baixe o Guia de Marketing para Autores da Editora Viseu gratuitamente. 


Nesse material, você encontrará mais informações valiosas sobre como impulsionar seu nome por meio de estratégias de marketing digital bem executadas.


Boa sorte na caminhada e até a próxima! 😉

avatar RODRIGO DOMINGUES REGINA
Rodrigo Domingues Regina
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2750 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?