SafeValue must use [property]=binding:
Realmente, estes pensamentos estão certos! Existem alguns pontos que fazem os blogposts serem, praticamente, um gênero textual à parte, com algumas particularidades que os tornam diferentes de qualquer outro tipo de texto. Portanto, entender essas peculiaridades é algo que pode te ajudar a fazer textos cada vez melhores, que funcionem muito bem na internet!
Aqui, na Comunidade Sebrae, temos o espaço perfeito para isso. Este é um local em que podemos soltar nosso blogueiro interior e mandar ver! Então, vamos explorar essa escrita? Nesse texto, vou te guiar pelos pontos-chave que vão te ajudar a entender como escrever um blogpost!
Como são muitos pontos para falarmos por aqui, vou separá-los por etapas, que vão desde o planejamento e a escrita até o momento pós-publicação do seu artigo. Olha só:
Todo texto precisa ter um tema central, e com o post de blog isso não seria diferente! Um pouco semelhantes às notícias e aos artigos que vemos em revistas ou jornais, os textos para blog têm o objetivo principal de informar o leitor. Portanto, isso é algo que não pode sair nunca da sua mente!
Não cometa o erro de escrever posts de blog que não atendam a essa intensão. Pode parecer que não, mas esse é um deslize bem comum! Quer um exemplo? Escrever um texto que se parece mais com uma carta comercial, tratando apenas sobre os benefícios e as vantagens de um determinado produto ou serviço que você oferece. Esse tipo de conteúdo não cabe em um blog.
O mais adequado é responder perguntas, dar dicas, apontar novidades ou até mesmo expor uma opinião, desde que ela informe ao leitor algo que ele não saiba antes de iniciar a leitura. Aqui vão alguns bons exemplos dentro da própria Comunidade:
Pontos importantes para a definição de um tema para blogpost
Antes de bater o martelo e decidir o tema do seu texto, faça algumas perguntas a si mesmo:
Se responder todas essas perguntas e estiver confiante sobre o seu tema, então tudo bem! Podemos arregaçar as mangas e começar a escrevê-lo.
Lembra das aulas de redação, em que aprendemos que todo texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão? Aqui isso também acontece, mas de forma um pouco diferente:
A introdução de um post onde tudo se inicia
É o momento em que você vai situar o leitor sobre o tema principal do seu texto. Se bem escrito, você pode aproveitar esse espaço para realmente "pescar" o usuário, convencendo-o de que esse texto tem as respostas que ele procura! Se quiser, pode voltar ao início desse texto e refazer a leitura da introdução que escrevi para este meu artigo. Nela, com três parágrafos, eu trabalhei os seguintes pontos:
Para mim, essa é uma introdução perfeita!
Esse é o "pulo do gato" para quem quer aprender a escrever um post de blog! Uma das características mais específicas de um blogpost é que esse texto se divide em diferentes intertítulos, que "quebram" o seu conteúdo em pequenos blocos, facilitando a escaneabilidade e a leitura dinâmica.
Mais uma vez, vou usar este próprio texto como um exemplo: se rolar a página, vai ver com facilidade todos os pontos que estou trabalhando a cada parágrafo. Se você não quer aprender sobre a introdução e o desenvolvimento de um texto de blog, pode pular tranquilamente para o trecho em que eu falo sobre o que fazer após a publicação de um post. Mesmo começando a leitura de lá no meio do texto , será possível ter uma boa experiência, aprendendo com as dicas pontuadas em cada espaço do artigo.
Então, o ensinamento principal aqui é: dê títulos para trechos específicos do seu post. Quebre o conteúdo em quantas seções for possível! E, para fazer isso, também tenho alguns toques:
Quanto à estrutura de títulos, ela é importante quando falamos de HTML, que é o que estrutura a página na web. Usando corretamente essas formatações, você deixa a página formatada de maneira ideal, o que pode alavancar o post em portais como o Google!
Para entender o seu uso, é só lembrar das normas da ABNT para artigos científicos, com as quais muita gente teve contato na graduação. Nesse formato de texto, sempre temos uma estrutura semelhante a essa:
No post de blog, funciona quase da mesma forma, com a aplicação das tags que chamamos de H1, H2, H3. Olha só o exemplo desse próprio post:
Dê atenção à escaneabilidade do seu post
"Escaneabilidade? O que é isso?" Calma, eu explico! Basicamente, é o fato de você, enquanto autor, facilitar a leitura dinâmica do seu texto torná-lo facilmente "escaneável" aos olhos humanos.
Como fazer isso?
Além de seguir a última dica, criando intertítulos que quebrarão o seu artigo em blocos de conteúdo, existem duas outras boas práticas para seguir por aqui:
Sim, existe sim! Segundo os parâmetros de qualidade do Google, para que uma página seja considerada minimamente relevante, precisa ter ao menos 500 palavras. Portanto, se você quer que seu artigo seja notado pelos motores de busca, precisa escrever algo além disso. Eu, normalmente, costumo trabalhar com a quantidade mínima de 800 palavras para artigos de blog. É um bom número!
Quanto ao máximo, não existe um número específico. Isso vai depender do tema do seu artigo. Se for para responder algo muito específico, como a pergunta "Como criar uma conta no Instagram?", 800 palavras já bastam! Agora, se estiver escrevendo sobre um assunto que dá muito "pano para manga", pode mandar ver! Um exemplo é o post "Guia completo sobre Marketing Digital" para falar sobre isso, será necessário trabalhar diversos pontos! Logo, esse post poderá chegar fácil em 3.000 palavras, ou até mais!
Se estiver em dúvida sobre qual é o tamanho ideal para seu post, a dica é: procure o tema no Google e observe qual é o tamanho dos posts que aparecem na pesquisa. Eles são um ótimo benchmarking para te guiar.
Outro fator bem característico de um texto de blog é que ele nunca acaba sendo um beco sem saída, isto é, ele sempre oferece outras possibilidades de navegação dentro do mesmo site. Isso acontece porque queremos que nossos usuários aproveitem verdadeiramente nosso blog, navegando por todos os conteúdos interessantes que estamos oferecendo.
Isso também impacta nas métricas de "páginas por sessão" e "tempo médio de duração das sessões". Quanto maiores esses dois indicadores, mais o blog será bem-visto pelo Google, o que fará com que ele entregue seus textos cada vez mais para os usuários que fazem buscas por lá.
Para fazer isso de maneira efetiva isto é, fazer linkagens que realmente gerem cliques de seus usuários você pode se valer das técnicas de CTA's (os Call to action, ou "chamadas para ação" em português) e dos famosos gatilhos mentais, que vão convencer seu leitor de que, clicando ali, ele vai ganhar algo em troca. Quer aprender mais sobre isso? Recomendo a leitura deste outro artigo disponível aqui na comunidade: Gatilhos mentais: exemplos práticos para melhorar suas conversões online.
(Viu só? Acabei de fazer uma linkagem interna, te oferecendo uma nova oportunidade de navegação aqui dentro da comunidade).
Uma página com fundo branco e muito texto corrido... Ninguém merece, né? Ler um texto de blog muito grande pode se tornar um tremendo desafio se, além do texto, a página não contar com ajuda de outros recursos visuais. Estou falando de elementos que vão ajudar a expor o conteúdo do artigo de outras formas, como:
É possível ir além do visual e apostar em recursos como músicas e arquivos de áudio, como podcasts se estes fizerem sentido com o tema central do post. Tudo isso vai enriquecer a experiência de quem lê o post de blog e, mais uma vez, poderá fortalecer sua página em motores de busca como o Google!
Sobre a inserção de imagens, é bacana respeitar essas 4 boas práticas:
No desenvolvimento, você expôs tudo que tinha para trazer sobre o tema: criou diferentes títulos, discorreu em formato de texto, trouxe elementos visuais, listas, e tudo o que precisava para informar seu leitor. Feito isso, como encerrar o texto?
O mais importante, aqui, é não terminar o texto de repente. Sem uma finalização, encerrando seu texto quando tiver dado sua última dica, vai parecer que no fim do seu texto você está batendo a porta na frente do seu usuário. Um efeito que, com certeza, você não quer criar!
Para evitar isso, uma boa prática é concluir fazendo um arremate de todo o conteúdo do texto. Relembre todos os pontos que foram trabalhados no artigo, chame atenção para as indicações principais e, se fizer sentido, indique a leitura de outro artigo complementar no blog, para oferecer mais oportunidades de navegação para seus leitores!
Texto pronto e publicado, e agora?
Bom, existem algumas ações que você pode fazer para ajudar a dar aquela "forcinha" no início:
Falamos sobre definição de tema para um artigo, estruturação do texto, separação em títulos, escaneabilidade, tamanho do texto, inserção de links, aplicação de elementos visuais e até mesmo sobre práticas para o pós-publicação. Ufa! Muita coisa, hein? Depois disso, não dá mais para dizer que não sabe como escrever um post de blog!
Agora, te faço um convite: que tal treinar essa habilidade escrevendo aqui na Comunidade Sebrae? Nossa comunidade de marketing digital com certeza pode se beneficiar dos seus conhecimentos! Não fique com receio, é normal no início não dominar todos esses pontos, mas só de se preocupar com eles vocês já estará no caminho certo. E não se esqueça: a prática leva à perfeição!
Espero ver seu texto por aqui. Até mais!