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Gatilhos mentais: exemplos práticos para melhorar as suas vendas online

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Gatilhos mentais: exemplos práticos para melhorar as suas vendas online
Criado em 06 MAI. 2021
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Veja como os gatilhos mentais são uma das grandes estratégias para impulsionar as suas vendas e como eles funcionam na prática. Acompanhe o conteúdo abaixo feito em parceria com os especialistas de Systeme IO, plataforma completa de marketing. 

O online está totalmente presente em nosso dia a dia. Ele nos apresenta uma série de conteúdos com informações, fotos, vídeos e textos. Além de possibilitar que realizemos diversas ações, como compras e pagamentos de contas.

Por isso, para que você consiga se destacar no meio de uma demanda tão alta, você necessita ser muito bom no que faz, apresentando conteúdos robustos e produtos eficientes e utilizando as técnicas mais modernas de marketing digital.

Mas, você precisa estar ciente que não é apenas isso que torna o seu e-commerce ou empresa física um sucesso.

É muito importante que você ofereça também ideias inovadoras, capazes de chamar atenção do seu público. Dessa forma, você precisa entender como aplicar as estratégias certas dentro da sua empresa. 

Dessa forma, você consegue fazer um marketing efetivo para o seu negócio e mantém o seu público sempre engajado. Por fim, você deve compreender como a psicologia também pode ser um fator determinante dentro das técnicas de marketing.

Assim, hoje você irá entender como os gatilhos mentais funcionam e como eles podem auxiliar no engajamento e consequentemente, no aumento das suas vendas. Boa leitura!

Mas, afinal: o que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais têm como principal objetivo aplicar algumas estratégias de convencimento dentro da sua empresa, com o objetivo de cativar o seu cliente. 

Sendo assim, com eles, você consegue motivar os seus consumidores a realizar a compra, ou seja, a tomar a decisão de adquirir o seu produto ou serviço.

Para que o seu público seja impactado, os gatilhos mentais oferecem recursos que fazem com que eles sejam induzidos a realizar alguma ação. 

Com a introdução de tal conceito na comunicação como um todo, oferecendo produtos com desconto ou frete grátis, você faz com que a informação seja capaz de aumentar as suas possibilidades de venda.

Quais são os tipos gatilhos mentais para usar na sua estratégia?

No online, todos os dias nós somos impactados por um novo gatilho mental, mesmo que não percebamos, já que muitas vezes eles estão ali inconscientemente. 

Poucos sabem, mas se tomamos decisões baseando-se neles, por que não os utilizarmos nos nossos negócios?

Sendo assim, é essencial que você saiba como eles podem ser utilizados ao seu favor. Acompanhe alguns dos gatilhos mentais mais utilizados nas estratégias de marketing e aplique já nas suas estratégias.

Prova social

É muito comum a utilização do gatilho de prova social, afinal, quem não busca pela opinião de quem já adquiriu algum produto ou serviço daquela empresa que está cogitando comprar?

Caso a sua reputação esteja baixa, provavelmente a pessoa irá desistir da compra. Por isso, esse gatilho foca exclusivamente nos feedbacks que seu negócio já recebeu.

É muito importante lembrar que os canais que você utiliza para comunicação podem receber suas avaliações, seja o Google, o Instagram, o Facebook ou o famoso Reclame Aqui, que é no caso, o mais temido entre as empresas.

Por isso, tenha sempre em mente que a sua organização precisa estar preparada para responder todas essas avaliações, mesmo que elas não sejam positivas. 

As pessoas gostam de saber que você está se posicionando em todos os casos, tentando solucionar possíveis problemas.

Sendo assim, é muito interessante que as plataformas principais que você utiliza para o seu negócio contem com uma página destinada somente para avaliações. 

Isso faz com que a sua empresa induza uma ideia de confiança e segurança nos seus serviços ou produtos.

Aqui, você deve colocar tudo o que for indispensável, como os depoimentos de quem está satisfeito com o seu trabalho ou produto, assim como pesquisas de satisfação daqueles que já foram vendidos. 

Autoridade

Aqui se trata de uma evolução constante que você deve fazer em seu negócio. Toda empresa deseja ser referência em seu segmento. Porém, mesmo não sendo uma tarefa fácil, existem algumas formas eficientes de fazer com que esse processo ocorra de maneira mais rápida.

Para isso, é muito importante que você tenha um ambiente virtual que seja protagonista naquele ramo. 

Por isso, traga ao seu público conteúdos que sejam especializados na sua área, como, um blog com materiais interessantes e que realmente mostrem autoridade naquele assunto.

Para que isso seja realizado de maneira ainda mais eficiente e prática, a sua página pode ser criada por ferramentas especializadas e capazes de te dar todo o suporte necessário para você entregar o seu conteúdo aos seus leads, utilizando este gatilho mental.

Urgência

Esse é um dos gatilhos mais utilizados, não seria para menos. Sua forma eficiente oferece uma série de resultados positivos aos negócios. 

Isso acontece por conta do senso de urgência que esse tipo de gatilho mental é capaz de oferecer, fazendo com que o público sinta a necessidade de adquirir aquele produto ou serviço o mais rápido possível.

Se trata de uma das abordagens mais famosas quando o assunto é gatilho mental. Urgência é muito utilizada em todos os segmentos e principalmente, em datas comemorativas, como por exemplo a conhecida Black Friday.

No gatilho mental urgência, alguns pontos precisam ser considerados, como por exemplo, o tempo, onde você oferece ao seu público um prazo curto para a realização da compra.

Para um gatilho ainda mais eficiente, abuse dos CTAs. Seja criativo e não esqueça de utilizar verbos imperativos: Está acabando, Essa é a sua última chance, Promoção válida apenas hoje.

Escassez

O gatilho mental de escassez é muito semelhante ao de urgência, pois nele também você terá que trabalhar a pressão no seu consumidor. 

Porém, na urgência é necessário utilizar o apelo pelo pouco tempo que ele terá para realizar a compra. Aqui, como o próprio nome diz, você irá contar com a escassez do produto ou serviço. Entenda:

  • Restam apenas 10 unidades em nossos estoques;
  • Aproveite, pois as vagas são limitadas;
  • O frete grátis será apenas para os 5 primeiros compradores.

Além de fazer com que suas vendas aumentem, neste gatilho você ainda é capaz de fazer com que o seu cliente se sinta exclusivo, já que ele será um dos poucos a conseguir determinado produto por um preço muito abaixo da meta, ou por um frete grátis, por exemplo.

Mas, nunca se esqueça que todas essas promoções devem ser reais. Seja honesto com os seus consumidores. 

Somente assim, tais estratégias realmente lhe darão um retorno qualificado, efetivo e consequentemente, lucrativo, além de fidelizar o seu cliente.

Agora que você já sabe como os gatilhos mentais podem garantir retornos, transformando sua empresa em um negócio de sucesso, comece a aplicá-los nos seus próximos conteúdos, e-mails marketing e artigos.

Não se esqueça de utilizar as ferramentas corretas para que os resultados sejam ainda mais assertivos. 

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