Sites de marca, anúncios online, SMS, redes sociais etc. O marketing multicanal permite que as marcas aproveitem vários canais para alcançar seus clientes de forma mais eficaz. Com esse cenário do varejo em mudança, cabe a você conquistar o coração do cliente, e você pode conseguir isso com o marketing multicanal. Mas como isso é possível? Neste artigo, vamos ensinar como funciona o marketing multicanal e o que você pode fazer para atrair mais clientes não importa onde eles estejam. O marketing multicanal é um tipo de estratégia que alcança os clientes em vários canais: desde um mecanismo de pesquisa até outdoors ou rádios. Alguns dos canais mais populares são as plataformas de mídia social (Facebook e Instagram, por exemplo), e-mail marketing, WhatsApp, SMS, Google, Rádio, TV, OOH (Out of Home - mobiliário urbano), cinema, patrocínios, entre outros. Quanto mais uma pessoa é impactada pela sua mensagem em canais diferentes, maior a atenção e retenção que você conseguirá conquistar junto à ela. A presença constante aumenta a consciência de marca e a confiança do cliente em adquirir seus produtos ou serviços. Adotar uma abordagem multicanal para sua estratégia de marketing pode trazer muitos benefícios para seus negócios, tais como: Maior público: com mais canais envolvidos em sua estratégia de marketing, você terá acesso a um público maior de clientes em potencial para converter. Ao estar presente nos canais que eles frequentam, você terá mais chances de adquirir tráfego mais qualificado. Lacunas do setor: se seus concorrentes não estão adotando uma abordagem multicanal, pode haver lacunas em canais relevantes que sua empresa pode preencher. Atraia clientes sendo ativo em canais que seus concorrentes podem ter esquecido. Reconhecimento da marca: ao colocar sua marca em mais canais e alcançar novos públicos, você apresentará sua empresa a mais usuários que podem se tornar clientes em potencial. Como funciona o marketing multicanal? Para implementar uma estratégia de marketing multicanal eficaz, você precisa: 1. Identificar seu cliente: Antes de iniciar sua campanha, é vital criar uma persona do seu cliente ideal e o que ele deseja. Você pode analisar os dados de todas as suas fontes de informações a fim de criar uma visão única do cliente e, em seguida, desenvolver segmentos de personas com base em seu comportamento e interesses. 2. Escolher seus canais: Depois de saber quem são seus clientes e o que eles desejam, você deve analisar os dados de comportamento e descobrir em quais canais eles são mais ativos. Se seus clientes são muito ativos nas redes sociais, talvez o Facebook e o Instagram sejam as melhores formas de alcançá-los, por exemplo. Mas lembre-se: os clientes estão em todos os lugares, e quanto mais canais você usar, mais pessoas você alcançará. Basta traçar a estratégia certa! 3. Criar mensagens consistentes: Embora os seus canais possam operar de forma independente, é importante uma campanha que contenha mensagens consistentes em todos os canais. O tom, o estilo e as promoções devem ser os mesmos em todos os canais. Caso contrário, mensagens diferentes podem diminuir a confiança em sua marca. 4. Acompanhamento de Dados: Com seus canais de marketing ativos, é hora de monitorar o alcance de seus clientes. O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ajudá-lo a entender as fases do relacionamento com o seu cliente, e uma ferramenta de análise de dados, como o Google Analytics, pode ajudar a rastrear as interações do cliente com suas campanhas, monitorando as visitas ao site, cliques de CTA e aberturas de e-mail. Esses dados ajudarão a orientar sua campanha para maximizar o retorno dos seus investimentos. 5. Remarketing: Se um cliente sair do seu site sem fazer uma compra, você ainda poderá impactá-lo com anúncios em outras plataformas, por exemplo. Você pode até veicular anúncios para o produto que ele visualizou em seu site por meio do remarketing dinâmico. O marketing multicanal é vital para as empresas de varejo prosperarem no mercado atual. Assim, você se comunicará de maneira mais eficaz com seus clientes e facilitará o envolvimento deles com sua marca. Se você gostou desse conteúdo, confira também Atendimento multicanal - o que é e quais as vantagens de utilizá-lo. Para mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo. Um abraço, Lucas Hahn / @lucasshahnnO que é marketing multicanal?
Como o marketing multicanal pode beneficiar seu negócio?