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A fórmula das startups: tecnologias acessíveis de alta performance

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A fórmula das startups: tecnologias acessíveis de alta performance
Criado em 22 NOV. 2021
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As startups vêm ganhando cada vez mais espaço e têm desbancado grandes empresas tradicionais no mercado, porque suas tecnologias além de terem alta performance, também são muito mais acessíveis. 


Isso acontece por dois principais motivos: 


1) essas tecnologias são novas, mais avançadas; 

2) elas automatizam processos. 


Vou me aprofundar nesses dois pontos ao longo deste artigo. Acompanhe.


Tecnologias novas no mercado


Um dos grandes motivos do sucesso das startups se deve ao fato de que elas já nasceram utilizando tecnologias mais avançadas, que demandam menos trabalho e menos recursos.

Por isso, custam menos para a empresa e, consequentemente, para o consumidor também.


A computação em nuvem (cloud computing) é um exemplo de tecnologia muito mais inteligente, pois não utiliza mais locação de máquinas físicas que custavam muito caro. 


Ao criar instâncias de máquinas virtuais, esse tipo de computação consegue oferecer maior velocidade para contratar e o pagamento, por vezes, pode ser feito por hora de processamento, tornando-o, um formato mais barato. 


A possibilidade de aumentar ou diminuir as instâncias conforme a necessidade também possibilita suportar grandes demandas (escalabilidade) e reduzir quando não há utilização, balanceando e economizando a operação.


Tecnologias que automatizam processos


Outro fator decisivo para o avanço das startups é o fato de automatizarem processos, ou seja, não precisarem criar um projeto específico para cada novo cliente. 


No caso dos sistemas de busca e recomendação para e-commerce, por exemplo, a automação faz com que não seja necessário demandar uma equipe inteira para fazer a instalação do sistema em cada loja virtual. 


Isso acontece porque o sistema já fica integrado com as plataformas de e-commerce, não sendo necessário realizar um projeto novo para cada cliente. Basta o lojista fazer a instalação e ela já começa a rodar. Em alguns casos, há a necessidade de pequenos ajustes apenas, como os relacionados a layout.


Sistemas mais antigos, no entanto, não utilizam a automação e, por isso, precisam de um projeto para cada loja, demandando muito mais tempo e trabalho da equipe, o que gera mais gastos para ela e para o cliente. 


Há empresas, por exemplo, que ficam em média de 2 a 3 meses somente em um projeto, com necessidade de pelo menos mais 3 meses de calibração. O custo (e risco) disso, para o cliente, é muito alto.


Esse tipo de automação também permite que os processos possam ser escaláveis, ou seja, que tenham condições de suportar um grande aumento na demanda, sem causar qualquer tipo de dano ou prejuízo. Nem para a empresa, caso não aguentasse a carga de trabalho, nem para os consumidores, caso o produto ou serviço final chegasse com algum tipo de problema.


Empresas antenadas apostam nas novas tecnologias


Empresas que possuem líderes de marketing, gerentes ou diretores antenados e ligados nas inovações de mercado apostam nesse tipo de tecnologia, porque sabem que vão elevar a performance da companhia e ainda reduzir custos. 


O Caique Dourado, antigo gerente de e-commerce da Editora Juspodivm; Fogaça, antigo gerente de e-commerce na InBrands; e o José Augusto de Goes, head de e-commerce no Grupo Aste, são exemplos de líderes que tomaram essa iniciativa em suas empresas: abandonaram sistemas mais antigos e optaram por um sistema de busca e recomendação baseado em inteligência artificial e computação em nuvem. 


E, dessa forma, têm tido ótimos resultados, como melhora na experiência do cliente, aumentando o tempo de permanência do consumidor na loja e reduzindo a taxa de rejeição. 


As startups chegaram para reanimar aquela velha máxima do "mais por menos". E nesse caso, a quantidade tem sim a ver com qualidade. 


Leia também: Qual o papel do gerente de e-commerce hoje?


Um abraço,


Rodrigo Schiavini.



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Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
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