Em 2020, a pandemia do novo coronavírus mostrou como o mercado é vulnerável e que tudo pode mudar radicalmente de uma hora pra outra, instaurando um novo normal. Inclusive no varejo digital, em que tudo muda muito rapidamente: o tempo todo surgem novas tecnologias, novos métodos, novas formas de fazer.
Por isso, o papel do gerente de e-commerce hoje é apostar em estratégias certeiras para que o negócio tenha sucesso no dia a dia, mas que também esteja preparado para momentos de mudança e/ou de crise.
Para isso, é preciso: investir em conhecimento e inovação; e educar e engajar o time.
Investir em conhecimento e inovação
Para criar ou encontrar as melhores estratégias de vendas do varejo para cada momento, não há outro caminho: é preciso apostar em conhecimento e inovação.
O responsável pelo e-commerce deve buscar conhecimento constantemente e estar antenado em tudo que há de novo no mercado: novas metodologias, ferramentas ou qualquer tipo de inovação.
Lembrando que inovação não diz respeito apenas a tecnologias, mas, principalmente, a fazer diferente. Seja levando algo novo para o processo, seja transformando algo que já existe.
Há diversas opções e formatos de conteúdo para te ajudar nisso, como podcasts, blog posts, notícias e e-books. Sem falar nos eventos, como a NRF, a maior feira de varejo do mundo; o Fórum E-commerce Brasil; VTEX Day, entre tantos outros que reúnem os maiores especialistas do mercado e apresentam as últimas tendências e inovações. Mesmo que não seja possível estar presente, sempre dá pra acompanhar de alguma forma.
Seja qual for o formato escolhido, o importante é estar sempre bem-informado, buscando coisas que possam agregar valor para a empresa e de mente aberta para o novo.
Educar e engajar o time
Feita a tarefa de casa, é hora de levar os novos conhecimentos para o time todo. Além disso, é importante estimular esse espírito para que eles também entendam a importância de estudar, se renovar e estar abertos às inovações, tecnológicas ou não. Afinal, o gerente é um porta-voz, que representa toda a empresa. Mas ele não trabalha sozinho, tem toda uma equipe envolvida.
Por isso, para que a empresa esteja preparada para o dia a dia e também para enfrentar momentos de desafio, é muito importante que todos estejam alinhados e engajados no mesmo propósito. Coordenadores, supervisores e analistas devem trabalhar pelos mesmos objetivos.
E, para isso, o conhecimento trabalha de duas formas. Por um lado, ajuda o gerente, que aprendeu novas estratégias e metodologias, a ter capacidade de influenciar a equipe toda. E por outro, estimula o time todo que já foi orientado a abraçar as causas, vestir a camisa da empresa e estar pronto para o novo.
Há muitas outras formas de engajar o time, como premiações, celebrações em conjunto, cultura de feedbacks constantes. Mas sem conhecimento e espírito de inovação, tudo fica mais difícil.
E-commerce preparado para mudanças e tempos de crise
Com conhecimento, espírito inovador e time engajado, o e-commerce está preparado para enfrentar grandes crises e, em alguns caso, até sair com sucesso delas.
Veja que depois de ter investido em conhecimento e inovação e educado e engajado o time, você tem armas e soldados para enfrentar qualquer batalha.
Conclusão: conhecimento e inovação estimulam novas formas de pensar, agir e engajar o time. Se você leva essa cultura para eles, o e-commerce todo se beneficia e evolui, se destacando no mercado. Tanto gerente quanto equipe estão prontos para encarar qualquer desafio e encontrar novos caminhos. Com isso, muitas crises podem ser evitadas ou transformadas em oportunidades.
Quer saber mais sobre inovação? Leia também: A fórmula das startups: tecnologias acessíveis de alta performance.
Um abraço,