Nesses tempos de crise não é nada fácil lotar o seu salão de beleza, não é mesmo? O boca a boca sempre foi a forma mais fácil de conhecer novos lugares, produtos e serviços e também é uma maneira das empresas conseguirem público. Mas, a internet está modificando essa realidade, e se tornando uma das principais formas de atrair clientes. É quase impossível, hoje em dia, uma empresa não possuir pelo menos um perfil no em uma das redes. Por isso, é fundamental que o seu salão também esteja nas redes. E mais que isso, é fundamental possuir uma estratégia de marketing voltada, não apenas para atrair seguidores, mas sim, para conseguir clientes para o seu negócio e lotar o seu salão de beleza. Para isso, separamos 13 dicas que vão ajudar a lotar seu salão de beleza usando as redes sociais. Seguindo todas elas, você poderá conseguir mais seguidores e mais engajamento nas redes. E o principal, você vai atrair um público selecionado para consumir o seu produto e, consequentemente, lotar seu salão de beleza. O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é identificar qual é o público alvo do seu negócio. Afinal, não adianta ter milhares de seguidores nos perfis, se eles não forem os seus potenciais clientes. Pense no gênero, na idade, na classe econômica, nos desejos, nos medos e em todas as características importantes do seu cliente. Por exemplo, o seu público alvo pode ser mulheres de 20 a 40 anos, que moram próximo a Vila Madalena, em São Paulo, com formação superior, classe B, com filhos, renda entre 5 e 7 mil reais, apaixonadas por moda e decoração. Para lotar seu salão de beleza, você precisa oferecer tudo que esse público necessita e fazer uma campanha voltada para se comunicar com essas pessoas nas suas redes sociais. De acordo com o seu público alvo, você deve escolher quais as redes sociais que mais se adequam a ele. A partir daí é preciso publicar conteúdos relevantes para a sua audiência. É preciso ter uma rotina de postagem e uma linha editorial bem definida. Seja constante e busque trazer as melhores informações. Você pode fazer postagens para falar dos seus serviços, mas se você deseja lotar seu salão de beleza, é fundamental que você também ofereça conteúdo de valor. Por exemplo, faça postagens que falam sobre os cuidados que precisam ser tomados em casa, em relação ao cabelo cacheado ou às unhas. Ensine também quais os produtos podem ser utilizados em crianças. E no verão ou no inverno, como posso cuidar do meu cabelo? Além disso, você precisa aplicar a estratégia de social selling para a conversão de um número ainda maior de seguidores em clientes. Vamos tomar como exemplo a Magazine Luiza, empresa muito popular no Brasil. Eles passaram a investir em produção de conteúdo nas redes sociais e também no blog com dicas para escolha de produtos, tendências, lançamentos, entre outros. Essa estratégia ajudou a empresa a se tornar uma das mais valiosas do Brasil. Promover conteúdo de qualidade irá aumentar ainda mais a sua autoridade na internet e, consequentemente, atrair mais clientes. Para lotar seu salão de beleza, trabalhar bem as imagens das suas redes é fundamental. Produza bastante conteúdo de imagem, afinal, é isso que mais interessa ao seu público. Conte com a ajuda dos seus clientes, peça que eles façam fotos do resultado obtido, tanto no próprio salão, como em suas casas, e solicite a liberação para poder usar esse conteúdo nas suas redes. Este tipo de interação faz muito sucesso, especialmente entre o público feminino. Se puder, você pode investir em uma câmera fotográfica de qualidade para valorizar as suas fotos. Ou então, você pode contratar fotógrafos profissionais para fazer esse trabalho. Inclusive, você pode fazer parcerias com esses fotógrafos, indicando o trabalho dele às suas clientes e ele indicando o seu salão. Não adianta fazer postagens e não monitorá-las. Um serviço de gerenciamento de redes sociais bem feito é fundamental para conseguir lotar seu salão de beleza. É preciso ter alguém preparado para responder o mais rápido possível todos os comentários, directs, mensagens ou qualquer tipo de interação que o seu seguidor faça nas redes. Se você não tiver condições de fazer esse serviço, contrate um profissional para assumir essa ação. O importante é não deixar os seus seguidores desamparados. O engajamento vai ajudar também a divulgar cada vez mais as suas postagens, atraindo mais seguidores e, consequentemente, clientes para o seu salão. Se o seu salão não for visto, ele não será lembrado. Você precisa se esforçar para se manter na mente dos seus seguidores e assim poder lotar seu salão de beleza. Para isso, é importante fazer postagens diárias e, de preferência, nos mesmos horários. Essas postagens podem variar de tipo e formato, como storys, carrosséis, entre outros. Use sua criatividade e busque ficar por dentro do que está na moda. Tente fazer parte de algum desafio do momento ou adicionar um assunto muito falado nos últimos dias, faça tudo para conseguir estar presente e engajado nas redes. Assim, o seu público vai engajar de volta e aumentar as chances de se tornarem clientes. Para manter a constância e a qualidade das suas postagens, é preciso planejá-las. Para isso, faça um cronograma, que pode ser semanal, mensal ou semestral, como ficar mais interessante para você. Coloque todas as datas comemorativas e importantes para o seu salão nesse cronograma. Em seguida, pense em quais estratégias você vai usar nesse período e encaixe tudo no cronograma. Por exemplo, uma aula online ou uma semana especial. Preencha alguns dias com conteúdo de valor, levando informação ao seu seguidor. E por fim, complete os dias que faltam com postagens apresentando os seus serviços e produtos. No caso do equilíbrio entre conteúdo e venda, use o modelo 80-20: 80% das postagens com conteúdo de valor e os 20% restantes focados na venda. Por fim, estabeleça as métricas que serão usadas para avaliar os seus resultados. Com esse planejamento será muito mais fácil lotar seu salão de beleza. É preciso pensar em ofertas exclusivas para atrair seguidores e lotar seu salão de beleza. Para isso, planeje anúncios para divulgar produtos e serviços exclusivos e também promoções e descontos imperdíveis. Escolha as redes em que você acredita que seja mais vantajoso postá-los, aquelas redes onde o seu público verdadeiramente está. Você pode dar um desconto, oferecer um brinde, ou então fazer casadinhas vantajosas. Escolha aquela oferta que você sabe que o seu público deseja. Assim, você conseguirá atrair novos clientes, conquistar de vez os antigos e divulgar de forma barata os seus serviços. Agora que você já tem anúncios poderosos repletos de ofertas exclusivas, que tal mostrá-los para mais pessoas. Nas suas redes você consegue mostrar suas postagens para alguns seguidores, aqueles mais engajados. Também consegue mostrar para pessoas que não te seguem através das hashtags e dos compartilhamentos. Mas, é possível mostrar para mais pessoas ainda, se você patrocinar as suas postagens. O tráfego pago é uma das estratégias de divulgação mais baratas que existem e você ainda consegue segmentar o seu público, ou seja, mostrar os seus anúncios para pessoas que se encontram dentro das características determinadas no seu público alvo. Assim, você vai conseguir lotar seu salão de beleza usando as redes sociais. Não precisa ter um grande orçamento. Com uma pequena quantia já é possível alcançar um elevado número de pessoas. Tirar fotos bonitas é muito importante, mas é preciso também tratar essas fotos. O design das suas postagens mostram ao seu público se os seus posts são profissionais ou amadores. Posts profissionais, bem tratados, fazem com que a sua audiência pare para vê-los. Isso ajuda a atrair a atenção dos seguidores e de outras pessoas que ainda não te seguem. Por isso, aprenda a utilizar plataformas e aplicativos de edição de fotos, ou então, contrate alguém que faça isso por você. Um designer é o profissional responsável por cuidar da sua identidade visual e da beleza das postagens da sua rede. Além de trazer conteúdo de valor, é importante ser criativo na hora de elaborar a postagem. Claro que existem postagens básicas do dia a dia que são importantes, mas investir na criatividade de vez em quando faz toda a diferença. É importante lembrar que ser criativo não é só fazer as dancinhas do TikTok e utilizar os áudios que todo mundo está usando. Vai muito além disso. É preciso ser autêntico e original. Se inspirar é possível, mas fazer cópias não envolve criatividade. Esse conteúdo do momento é necessário, mas são os conteúdos originais que te diferenciam e ajudam a aumentar a sua autoridade no digital. E consequentemente, isso vai ajudar a atrair mais clientes. Como foi falado, é fundamental fazer um planejamento e manter a frequência das suas postagens. Isso acontece porque assim você acaba treinando o seu público a respeito do seu conteúdo. Funciona mais ou menos como um canal de televisão. Você já sabe que no domingo às 18h terá o programa X. Então você liga a TV naquele horário para poder assistir. Seu público se acostuma que naquele dia, e naquele horário você vai postar conteúdo e mesmo que a rede social não mostre, ele pode ir atrás dar aquela espiadinha. Por isso, é importante não falhar. Além disso, nos stories, ele sabe os horários que você costuma responder a caixinha e vai enviar perguntas para esperar o engajamento naquele momento. Isso aumenta o vínculo e ajuda a lotar seu salão de beleza. Interagir com o público é fundamental. Quando se faz isso no presencial, é mais fácil de gerar conexão. No mundo digital, é mais difícil acertar, já que você está distante do cliente. Por isso, é importante mostrar o dia a dia da empresa nos stories, deixar claro os horários e todas as informações de atendimento, repostar conteúdo dos clientes, responder rápido, ou seja, tudo que aproxime o seguidor da sua marca. Promova eventos na sua empresa. Patrocine anúncios nas suas redes chamando o seu público, e faça um dia de promoções e quem sabe alguns comes e bebes. Esse tipo de atividade atrai pessoas, ajuda a lotar seu salão de beleza e ainda se torna um dia de criação de conteúdo que poderá ser postado alguns dias nas suas redes. Agora que você pegou todas as dicas, está na hora de colocá-las em prática e lotar seu salão de beleza usando as redes sociais. Vamos lá!Identifique o público alvo
Publique conteúdos relevantes
Valorize as fotos
Responda todos os seguidores
Esteja sempre presente
Planeje as postagens
Divulgue ofertas exclusivas
Invista em campanhas patrocinadas
Invista na estética
Produza conteúdos criativos
Mantenha a frequência de postagens
Tenha boa comunicação
Crie eventos