Como pequenos negócios podem criar planos de contingência e se adaptar a cenários de crise

Seu negócio está preparado para imprevistos?  Descubra como criar um plano de contingência simples e eficaz para crises, manter a operação e até encontrar novas oportunidades.

Por que ter um plano? 

Crises são imprevisíveis. Ter um plano de contingência não é sobre adivinhar o futuro, mas sobre garantir que sua empresa possa continuar operando, sem pânico.

Analise os riscos 

Identifique as vulnerabilidades do seu negócio.  Pense em questões como: queda de vendas, problemas com fornecedores, falta de caixa ou necessidade de mudar o modelo de operação.

Comunique e adapte 

Comunique-se de forma transparente com clientes e equipe.  Além disso, esteja pronto para mudar a operação, buscar novos canais de venda ou até novos produtos e serviços.

Prepare as finanças 

A regra é clara: crie uma reserva de emergência para cobrir os gastos fixos por 3 a 6 meses. Otimize os custos e corte o que não for essencial para manter o caixa saudável.

Com resiliência você consegue construir um futuro mais seguro para sua empresa. Preparamos um e-book sobre inovação em tempos de crise, é um material rico que pode te ajudar!