Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

WhatsApp para vender mais: 5 estratégias para usar o aplicativo no seu negócio

avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
WhatsApp para vender mais: 5 estratégias para usar o aplicativo no seu negócio
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 30 AGO. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Mas você sabia que você pode usar o WhatsApp para vender mais?


De fato, conhecer estratégias de vendas que incluam ferramentas como este aplicativo podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio. Quanto mais você conhecer recursos diferentes, mais poderá adaptá-los para a realidade da sua empresa.


Pensando nisso, conheça 5 estratégias para usar o WhatsApp no seu negócio e aproveitar todo o seu potencial. Confira!


1. Crie uma lista de transmissão segmentada

  

Uma lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite enviar uma mensagem para vários contatos de uma só vez, sem que eles saibam quem mais recebeu. É como usar o recurso de cópia oculta nos disparos de e-mail.


Nesse sentido, esse recurso é diferente de comunicação em um grupo, pois cada pessoa recebe a mensagem individualmente e pode responder apenas para você.


Uma forma de usar a lista de transmissão para vender mais é criar uma segmentação dos seus clientes ou potenciais clientes, de acordo com o seu perfil, interesse ou estágio de compra. 


Por exemplo, você pode criar uma lista para quem já comprou algum produto seu, outra para quem se cadastrou no seu site, outra para quem demonstrou interesse em algum lançamento, etc.


Assim, você pode enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada segmento, aumentando as chances de conversão. 


Uma dica extra é usar ferramentas como o software Wondershare MobileTrans para fazer backup de todas essas mensagens. Assim, caso o seu WhatsApp falhe por qualquer motivo, você tem como acessar as informações trocadas.


Gato em cima do teclado do computador

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Imagem de Freepik no Freepik (MobileTrans)


2. Use o WhatsApp Business

  

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada para empresas, que oferece recursos adicionais para facilitar a comunicação com os clientes. Alguns desses recursos são:


  • Perfil comercial: você pode adicionar informações importantes sobre o seu negócio, como endereço, horário de funcionamento, site, etc.

  • Catálogo de produtos: você pode criar um catálogo com os seus produtos ou serviços e enviá-los para os clientes pelo WhatsApp.

  • Etiquetas: você pode organizar as suas conversas com etiquetas personalizadas, como novo cliente, pagamento pendente, pedido entregue, etc.

  • Mensagens automáticas: você pode configurar mensagens automáticas para enviar saudações, agradecimentos, confirmações e avisos aos seus clientes.

  • Estatísticas: você pode acompanhar dados sobre as suas mensagens, como número de enviadas, entregues e lidas.

O WhatsApp Business é gratuito e fácil de usar. Basta baixar o aplicativo na loja do seu celular e seguir os passos para configurar o seu perfil comercial.


Um ponto positivo de usar o WhatsApp Business é que isso transmite mais credibilidade para a sua marca, perante os seus clientes.


Você vai precisar de um número novo, ou entender como fazer um WhatsApp com número fake tema da nossa próxima estratégia de WhatsApp para vender mais!


3. Um WhatsApp sem chip

  

Você sabia que é possível usar o WhatsApp sem chip? Isso mesmo! Você pode ter um número exclusivo para o seu negócio sem precisar comprar um novo chip ou um novo celular.


Existem dois modos principais que mostram como fazer WhatsApp sem chip. O primeiro é por meio de um número de telefone fixo.


Na prática, após inserir seu contato de telefone fixo, você deve solicitar que a confirmação da conta aconteça por meio de uma ligação. Esse modo é especialmente útil para quem está criando uma conta totalmente comercial.


A segunda forma de fazer um WhatsApp com número fake é utilizar plataformas específicas online. Nesse caso, os sites geram números que tem como objetivo apenas ativar a sua conta no aplicativo.


Essa pode ser uma ferramenta interessante para casos em que você quer divulgar sua marca para centenas de pessoas, sem correr o risco de perder seu número oficial por denúncias de Spam.


4. Saiba como ler mensagem apagada do WhatsApp

  

Outra dica para usar o WhatsApp para vender mais é saber como ler mensagem apagada do WhatsApp. Isso pode ser útil para recuperar alguma informação que o seu cliente tenha enviado e depois apagado, como um endereço, um telefone ou mesmo um pedido.


Existem alguns aplicativos que permitem isso. Em geral, eles funcionam de forma semelhante: os sistemas monitoram as notificações do WhatsApp e salvam as mensagens recebidas, mesmo que elas sejam apagadas depois.


Para usar esses aplicativos, você precisa dar permissão para eles acessarem as suas notificações e selecionar o WhatsApp como o aplicativo a ser monitorado. Depois, basta abrir o aplicativo escolhido e ver as mensagens apagadas.


Mas atenção: esses aplicativos só funcionam se você receber a notificação da mensagem antes de ela ser apagada. Se você não receber a notificação ou se o seu celular estiver desligado ou sem internet, você não poderá ver a mensagem apagada.


Além disso, esses aplicativos podem ter acesso a outras informações sensíveis do seu celular, como fotos, vídeos e contatos. Por isso, use-os com cuidado e responsabilidade para proteger o seu WhatsApp.

Free photo glad young woman with curly bushy hair holds modern mobile phone downloads amazing application surfs social networks wears casual blue jumper

Imagem de wayhomestudio no Freepik


5. Aproveite os recursos multimídia

  

O WhatsApp permite enviar não apenas mensagens de texto, mas também áudios, vídeos, imagens, documentos e até mesmo localização. Esses recursos podem ser usados para enriquecer a sua comunicação com os clientes e torná-la mais dinâmica e interativa.


Por exemplo, você pode enviar áudios para explicar melhor algum produto ou serviço, vídeos para mostrar depoimentos de outros clientes ou tutoriais de uso, imagens para ilustrar os benefícios ou diferenciais da sua oferta.

Além disso, é possível anexar documentos para enviar orçamentos ou contratos. Você também pode compartilhar a localização para indicar onde fica a sua loja física ou como chegar até ela.


Mas lembre-se: use os recursos do smartphone de maneira saudável. Não envie arquivos muito grandes ou que possam comprometer a privacidade ou a segurança dos seus clientes. E sempre peça permissão antes de enviar qualquer tipo de conteúdo.


WhatsApp para vender mais!

  

O WhatsApp é mais do que um aplicativo de mensagens. Ele é uma ferramenta poderosa para impulsionar as suas vendas e se relacionar com os seus clientes.


Como você viu, existem algumas estratégias para usar o WhatsApp para vender mais. Ao colocá-las em prática, tenha em mente que você está fazendo testes e deve perceber o que funciona com mais efetividade.


Agora que você já sabe como usar o WhatsApp para vender mais, que tal colocar essas dicas em prática? Comece hoje mesmo a usar o aplicativo no seu negócio e veja os resultados!



avatar LUANA BIRAL DA SILVA
Luana Biral Da Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5325 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?