Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightArtigos

WHATSAPP: ÁUDIO OU TEXTO?

avatar NADIA CRISTINA BENITEZ
Nadia Cristina Benitezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
WHATSAPP: ÁUDIO OU TEXTO?
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Certamente você usa da comunicação via WhatsApp no seu dia a dia. E se alguém perguntar quando foi que essa ferramenta entrou na sua vida, certamente você já perdeu a dimensão temporal de que isso um dia não existia, tamanha a nossa dependência desta estratégia de comunicação. 

Esta ferramenta já expandiu tanto, que há questões a serem consideradas no momento de uso. Pequenas convenções sociais que acabam se tornando uma regra, são importantes na hora escolher o meio mais adequado de comunicação. 



  1. Enviar áudio ou texto? Você certamente já teve essa dúvida, segue algumas considerações importantes para enviar ou receber mensagens:
  2. Certifique-se de que a pessoa que receberá a mensagem estará em um ambiente adequado para ouvi-la.
  3. Se você ou a pessoa que receber a mensagem estiver em um ambiente público ou barulhento, opte por mensagem em texto. Portanto, sempre pergunte antes de enviar o áudio se a pessoa pode ouvir naquele momento.
  4. Evite enviar áudios com mais de 1 minuto. Tente ser objetivo e grave até três áudios e aguarde a pessoa comentar. 
  5. Ao receber mensagem em áudio no meio de uma reunião ou almoço, por exemplo, responda em texto que você está em um local inadequado para ouvi-la, e se for algo urgente, também peça para receber a mensagem em texto.
  6. Para assuntos complexos e delicados, pergunte se a pessoa está disponível, e se a resposta for afirmativa, uma ligação é mais adequada. 
  7. Escreva de forma correta, o domínio da escrita demonstra cuidado e respeito com quem recebe a mensagem.  
  8. Atente-se para a pontuação. A ausência de pontuação pode mudar completamente o sentido de uma frase.


O alerta de uso sobre esta ferramenta é valioso, o Whatsapp pode interferir na produtividade de suas atividades. Observe-se e analise se ao receber suas mensagens você tem aquela ansiedade em olhar e responder. 

Para que isso seja minimizado, não use alertas de som e procure fazer pausas a cada 30 ou 40 minutos para verificar as mensagens, caso essa seja uma ferramenta de trabalho. Neste caso, a dica é colocar uma mensagem no status: Respondo assim que possível.


Um ponto de discussão e análise: tiro o alerta de visualização ou deixo presente? 

Trata-se daqueles dois risquinhos azuis que ficam ao lado da mensagem quando visualizamos. Essa estratégia pode ter dupla consideração. O caráter fala por nós a todo momento. E quando não queremos deixar claro que lemos ou não uma mensagem o que será que pode ser interpretado? Uma boa estratégia para saber se a pessoa está lendo ou não é mandar um áudio, pois desta forma, os risquinhos aparecem mesmo estando desativados. Outra, questão, deixo ativado, leio mas, não respondo, que sentimento isso gera? 

Vale ressaltar as 7 dicas deste artigo e tomar a sua decisão estando consciente de que as pessoas nos julgam pela forma como nos comunicamos, por isso, é tão importante darmos atenção às pessoas, seja no meio virtual ou presencial.

avatar NADIA CRISTINA BENITEZ
Nadia Cristina Benitez
Sou uma empreendedora do Oeste do Paraná que desenvolveu uma metodologia para ativar o cérebro no novo milénio. Nesse mundo onde tudo está sendo construído visando nos acomodar, notei a necessidade de exercitar o cérebro para ele não ficar obsoleto!favorite_outline Seguir Perfil
fixo
Em alta
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?