Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Relacionamento e Vendas no WhatsApp

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Relacionamento e Vendas no WhatsApp
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Whatsapp é uma ferramenta que dispensa apresentações em qualquer lugar do mundo! Eu arrisco dizer que todo mundo que você conhece está disponível por lá para ser contactado. E porque com os nossos negócios isso deveria ser diferente, não é mesmo?! É cada vez mais importante sim estar presente no WhatsApp também enquanto empresa para manter um bom relacionamento digital com o seu cliente.  
 

O WhatsApp está há anos no ranking das três redes sociais mais utilizadas no mundo.

mensaje GIF by El Hormiguero

Atualmente, estima-se que pelo menos 80% das empresas já utilizam o WhatsApp para fins de negócios e principalmente de vendas.


Para se ter uma base de comparação, por exemplo, a taxa de abertura de e-mails de ações de vendas em e-mail marketing gira em torno de 15%, ou seja em uma lista de 200 mil pessoas cadastradas, apenas 10 mil irão abrir. Enquanto isso, a taxa de abertura do WhatsApp é de quase 100%, e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%. 

Rapidez, agilidade, praticidade, respostas em tempo recorde... é isso que esta ferramenta nos proporciona! Vamos aprender as funcionalidades do Whats e como utiliza-lo para fechar suas vendas?

Salon Line reaction man come on johnny GIF

O que você precisa para vender no WhatsApp?

A primeira dica para você começar a vender pelo Whats é separar o seu número profissional do número do seu negócio, isso pode ser feito com ainda mais facilidade através do WhatsApp Business.

Esta separação é importante porque a medida que as vendas nessa plataforma começam a crescer é fácil acabar perdendo ou esquecendo de responder algum cliente se as suas conversas pessoais estiverem centralizadas em um mesmo lugar, em um mesmo número de telefone. 

Para isso é claro, você precisará então de um número diferente do seu celular pessoal. A primeira solução é ter um chip diferente para o seu negócio e consequentemente um outro número de celular, mas se você utilizar o WhatsApp business, você também terá a possibilidade de cadastrar na plataforma um número fixo.

Outra dica para não acabar esquecendo de responder nenhum cliente é utilizar o WhatsApp no computador através do WhatsApp Web, assim a visualização das conversas é mais clara e você consegue responder todas utilizando o próprio teclado do computador, ganhando tempo e agilizando o processo.
 

Importante: Não caia nessa de achar que, porque tem o telefone do seu cliente, ele irá trocar mensagem com você o tempo todo. Não confunda um cliente com um amigo.

É preciso entender o jeito certo de vender no WhatsApp para conseguir fazer disso algo regular sem exageros e capaz de te gerar uma boa renda.

Gerar relacionamento com o seu cliente nesta plataforma é extremamente importante para entendê-lo melhor mas você também não pode ultrapassar os limites, usando muitas gírias por exemplo ou até mesmo mandando mensagens diariamente com promoções que não são do interesse do cliente, aliás, isso incomoda! Procure se comunicar pró ativamente durante 3 dias na semana, em uma única mensagem. 

Inclusive se algum deles não gostar de tantas abordagens ou da maneira com a qual você está fazendo isso, eles poderão te bloquear no aplicativo e fechar esse canal tão importante para vendas e relacionamento.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business nada mais é do que uma versão profissional do aplicativo. Nesta versão é possível cadastrar as contas em telefones fixos (como já mencionado), configurar um perfil público e migrar as suas conversas antigas, por exemplo.
 

É possível ter acesso a sua conta particular e também comercial, no mesmo aparelho.


O WhatsApp Business está disponível, bem como o pessoal, em qualquer loja de aplicativos (App Store ou Google play), porém antes de utilizar esta ferramenta é necessário responder a uma pesquisa com os dados da sua empresa e esperar até que a sua solicitação seja aprovada.

Para ver este conteúdo, no formato vídeo, dê o play a seguir 


Funcionalidades do WhatsApp Business

 Migração de conversas

É possível importar um antigo histórico de mensagens, ou seja, caso a sua empresa por algum motivo já utilizava o WhatsApp comum, é possível migrar a conta atual para uma corporativa. Com isso, haverá uma opção para que as conversas passem para o novo app.
 

Estatísticas

No WhatsApp business você tem acesso aos seus números na plataforma, fazendo com que fique muito mais fácil analisar os dados desta estratégia de vendas. Dentre eles, estão o número de mensagens enviadas, assim você consegue analisar o número de mensagens necessárias para se ter uma conversão em venda por exemplo. Também é possível conferir o número de mensagens entregues, lidas e recebidas na sua conta corporativa.
 

Lista de transmissão

A lista de transmissão é uma estratégia que possibilita o envio de mensagens para múltiplos clientes, poupando assim o seu trabalho de escrever várias vezes a mesma mensagem.

Ao criar uma lista de transmissão você adiciona os números dos seus clientes (e pode alimentá-la sempre) e encaminha a mensagem como numa conversa de grupo do WhatsApp. A diferença é que, para as pessoas que você envia a mensagem, elas estarão recebendo uma mensagem individual, como se tivesse escrito somente para ela, o que é bom já que quase nenhum cliente gosta de participar de grupos para divulgação de vendas.

Outro aspecto que deve ser lembrado aqui é que só receberá a sua mensagem aquele cliente que já tem o contato do seu negócio na própria lista de contatos. Ou seja, não adianta buscar números aleatórios de telefone para fazer divulgação em listas de transmissão. Inclusive, se o fizer, o WhatsApp reconhecerá como spam e banirá a sua conta.

Por isso, o esforço dos negócios de fazer com que os clientes adicionem o seu número é tão importante. Avise e incentive o seu cliente em um atendimento presencial, por exemplo, para te adicionar e receber novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o seu produto ou serviço.

Lembrando ainda que por mais que a lista de transmissão seja extremamente eficiente, estamos vivendo em tempos que a personalização das mensagens para cada cliente em alguns casos também é essencial. A experiência do cliente é cada vez mais valorizada, ou seja, se ele sentir que é especial para você e seu negócio terá uma identificação ainda maior.

Leia  Estratégias para fidelizar clientes e Como gravar vídeos pro Youtube


Catálogo de produtos

Em seu perfil, é possível incluir a descrição do produto que você vende ou o serviço que você presta bem como imagens do mesmo, afim de deixar disponível aos clientes um catálogo de produtos. Muitas dúvidas podem ser sanadas já no seu perfil, antes do cliente te acionar.
 

Perfil de Empresa

As contas corporativas podem ter um perfil no WhatsApp, ou seja, é possível colocar assim mais informações do que na versão pessoal. Além da foto e o nome de perfil, é possível definir a localização, o tipo e o segmento da empresa, uma descrição sobre os serviços prestados, além de ser possível ainda inserir um endereço de e-mail e o link para o site da empresa. Este perfil de empresa faz com que o próprio consumidor tenha mais confiança em fazer uma compra utilizando esta plataforma. O aplicativo também indica se a sua empresa foi verificada ou não.
 

Respostas automáticas

No WhatsApp business você pode definir respostas automáticas para quando a empresa estiver fora de expediente ou até mesmo para ser uma primeira forma de interação com o cliente, algo como: recebemos a sua mensagem e em breve entraremos em contato com o retorno. 

Isto é extremamente importante porque como já mencionamos, o WhatsApp é uma rede social em que os usuários buscam praticidade, mas, acima de tudo agilidade, assim se eles não tem uma resposta rápida, eles podem acabar procurando outras maneiras de resolver o problema.

Além disso, no WhatsApp business também é possível escolher no calendário os dias e horários nos quais o atendimento não estará disponível, bem como configurar uma mensagem padrão para períodos de férias por exemplo, incluindo até emojis 
 

Status

Uma opção para estar presente na mente dos seus clientes, é postar stories diariamente, chamados de status do WhatsApp. Quem tem o hábito de ver estas publicações, certamente verá as suas e poderá entrar em contato pela ferramenta se for o caso.

Utiliza a internet à seu favor. As redes sociais trazem um mar de novas possibilidades para você e o WhatsApp é uma excelente ferramenta de venda.

O mundo digital chegou para ficar!

Se quiser, assista este conteúdo no formato vídeo, dê o PLAY logo abaixo  

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, deixe um comentário dizendo se gostou ou não. E se precisar de mais dicas ou ajuda, me acione!

Bianca Becker.

Good Bye GIF

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 3480 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?