A empresa familiar pode ter surgido de um projeto inovador ou de uma ideia já implementada no mercado, porém a inovação é uma ferramenta importante em todas as etapas do trabalho.
O DNA da inovação deve ser utilizado desde a concepção do empreendimento, o plano de negócios e ao longo da vida da empresa.
A ideia inovadora pode ser aplicada não apenas diretamente no produto ou serviço oferecido, mas também nos métodos de produção e oferta. Até mesmo em um processo administrativo ou parcerias com outros empreendimentos.
Questionar os métodos impostos pelo mercado ou pela própria empresa pode despertar novas ideias para melhorias no empreendimento.
A inovação é importante também para sobreviver no mercado, porque uma empresa pode funcionar há anos fazendo a mesma coisa, mas pode, eventualmente, ficar saturada ou o produtor fica obsoleto, portanto é sempre ter por perto a carta da inovação para continuar no mercado, crescendo.
Para inovar, muitas vezes, a empresa necessita enxergar novos caminhos para atingir os objetivos já estabelecidos. Além disso, novas metas também podem ser almejadas através de criatividade e percepções apuradas.
A inovação é apenas uma das peças-chave do DNA do empreendedor. Além dela, outras características fundamentais são comprometimento, proatividade, tomada de decisão e relacionamento. Esses pilares devem ser combinados de forma realista dentro de cada empresa, a fim de se desenvolverem de forma fluida, trazendo os melhores resultados possíveis.
Uma ideia inovadora não nasce perfeita para ser posta em prática. Para alcançar a perfeição, é necessário tempo para aprimorar a ideia e execução do projeto.
No plano ideal, muitas vezes não se analisa o mercado e a situação geral em que esse plano será exercido. O contexto pode afetar o desenvolvimento da ideia, logo isso deve ser analisado de antemão.
Porém, mesmo que uma ideia fracasse, a lição deve permanecer em mente para aprimorar os projetos futuros da empresa.
Os gestores de uma empresa necessitam praticar algumas competências frequentemente a fim de manter o trabalho firme e forte, sem esquecer das possibilidades a serem exploradas.
Com o mundo conectado através da internet, ela pode ser uma grande aliada para aprimorar as ideias.
Através das redes sociais e tantas outras ferramentas online, podemos pesquisar exemplos de ideias inovadoras e seus idealizadores.
A empresa deve reconhecer suas limitações e averiguar como podem ser superadas. Não existe uma ciência exata para a inovação, então pode ser moldada conforme as condições e a experiência de cada negócio. Resumindo, cada família pode criar seu próprio DNA da inovação.
Aliás, o DNA da inovação não é de nascença e pode ser desenvolvido ao longo da vida profissional da empresa e de cada profissional.
Isso ocorre devido a experiência de mercado, em que a pessoa aprimora sua capacidade de percepção e seu desenvolvimento das habilidades ao longo do tempo.
A estrutura de uma empresa familiar reflete muito dos valores que compõem a essência da família no cenários particulares. Portanto, a imagem que mercado e público têm do empreendimento possui bastante carga do DNA da família.
Com possibilidade de estar presente em todos os setores do negócio, a inovação é um ingrediente especial a ser considerado sempre que possível.
Dessa forma, o DNA da inovação em uma empresa familiar deve ser sempre estimulado para consolidar o crescimento e o sucesso no mercado.