Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Websérie: Temporada 01 - EP 04 - Empresa Familiar

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Websérie: Temporada 01 - EP 04 - Empresa Familiar
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No episódio de hoje apresentamos o case das empresas:

Fiorella Alimentos (Campo Mourão - PR), Grupo Solaris (Guarapuava - PR), Príncipe do Cal (Londrina - PR).


Entenda o que significa ter no seu DNA inovação e criatividade para superar desafios!


A empresa familiar pode ter surgido de um projeto inovador ou de uma ideia já implementada no mercado, porém a inovação é uma ferramenta importante em todas as etapas do trabalho.

O DNA da inovação deve ser utilizado desde a concepção do empreendimento, o plano de negócios e ao longo da vida da empresa.

A ideia inovadora pode ser aplicada não apenas diretamente no produto ou serviço oferecido, mas também nos métodos de produção e oferta. Até mesmo em um processo administrativo ou parcerias com outros empreendimentos.




Explorar novas ideias

Questionar os métodos impostos pelo mercado ou pela própria empresa pode despertar novas ideias para melhorias no empreendimento.

A inovação é importante também para sobreviver no mercado, porque uma empresa pode funcionar há anos fazendo a mesma coisa, mas pode, eventualmente, ficar saturada ou o produtor fica obsoleto, portanto é sempre ter por perto a carta da inovação para continuar no mercado, crescendo.




Os fundamentos básicos

Para inovar, muitas vezes, a empresa necessita enxergar novos caminhos para atingir os objetivos já estabelecidos. Além disso, novas metas também podem ser almejadas através de criatividade e percepções apuradas.

A inovação é apenas uma das peças-chave do DNA do empreendedor. Além dela, outras características fundamentais são comprometimento, proatividade, tomada de decisão e relacionamento. Esses pilares devem ser combinados de forma realista dentro de cada empresa, a fim de se desenvolverem de forma fluida, trazendo os melhores resultados possíveis.




  • Comprometimento: abraçar as responsabilidades e ambições com motivação e confiança para manter a solidez do trabalho.
  • Proatividade: ter iniciativa e energia devem estar sempre presentes para agir conforme as oportunidades surgem.
  • Tomada de decisão: identificar problemas antes de acontecerem e planejar os passos da empresa demandam decisões firmes e fiéis ao DNA da empresa.
  • Relacionamento: influenciar equipe e parceiros a manterem o trabalho eficaz. Para isso, a comunicação é essencial para compartilhar ideias e motivação.




A prática leva à perfeição

Uma ideia inovadora não nasce perfeita para ser posta em prática. Para alcançar a perfeição, é necessário tempo para aprimorar a ideia e execução do projeto.

No plano ideal, muitas vezes não se analisa o mercado e a situação geral em que esse plano será exercido. O contexto pode afetar o desenvolvimento da ideia, logo isso deve ser analisado de antemão.

Porém, mesmo que uma ideia fracasse, a lição deve permanecer em mente para aprimorar os projetos futuros da empresa.





Cinco habilidades para inovar

Os gestores de uma empresa necessitam praticar algumas competências frequentemente a fim de manter o trabalho firme e forte, sem esquecer das possibilidades a serem exploradas.




  • Questionar: o que pode ser feito para melhorar, acelerar ou evitar determinados procedimentos? Deve-se perguntar o motivo para essas tarefas serem feitas e também sobre a maneira que são executadas.
  • Observar: perceber detalhadamente o ambiente ao seu redor, as rotinas faz com que seja possível identificar possíveis falhas. Conhecer diferentes perspectivas da equipe também ajuda, porque uma pessoa pode enxergar algo que a outra não vê.
  • Experimentar: Rascunhos, testes, amostras grátis e outras formas de experimento são válidas para encontrar os melhores recursos.
  • Cultivar networking: redes de relacionamento e parceria ajudam a ter mais perspectivas, recursos e capacitação para a execução da ideia inovadora.
  • Pensamento associativo: combinando todas as habilidades anteriores, o potencial inovador é aprimorado para construir um conceito sem falhas e colocá-lo em prática.





Busque inspirações

Com o mundo conectado através da internet, ela pode ser uma grande aliada para aprimorar as ideias.

Através das redes sociais e tantas outras ferramentas online, podemos pesquisar exemplos de ideias inovadoras e seus idealizadores.




A fórmula certa

A empresa deve reconhecer suas limitações e averiguar como podem ser superadas. Não existe uma ciência exata para a inovação, então pode ser moldada conforme as condições e a experiência de cada negócio. Resumindo, cada família pode criar seu próprio DNA da inovação.

Aliás, o DNA da inovação não é de nascença e pode ser desenvolvido ao longo da vida profissional da empresa e de cada profissional.

Isso ocorre devido a experiência de mercado, em que a pessoa aprimora sua capacidade de percepção e seu desenvolvimento das habilidades ao longo do tempo.




Inovação é sinônimo de sucesso

A estrutura de uma empresa familiar reflete muito dos valores que compõem a essência da família no cenários particulares. Portanto, a imagem que mercado e público têm do empreendimento possui bastante carga do DNA da família.

Com possibilidade de estar presente em todos os setores do negócio, a inovação é um ingrediente especial a ser considerado sempre que possível.

Dessa forma, o DNA da inovação em uma empresa familiar deve ser sempre estimulado para consolidar o crescimento e o sucesso no mercado.




Gostou do episódio de hoje? Deixe abaixo os seus principais insights e não esqueça de ficar atento às terças e quintas para novos lançamentos!

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil