Momentos de crises podem ocorrer a qualquer momento e pegar de surpresa os líderes de uma empresa familiar. Situações difíceis demandam decisões firmes para manter a estabilidade no trabalho.
Essas escolhas podem ser aplicadas não apenas diante problemas, mas também a respeito de projetos maiores para o futuro da empresa. Apesar disso, as decisões mais urgentes e drásticas são as que surgem a partir de momentos de crise.
Primeiramente, deve-se reconhecer quem são os responsáveis para resolver a crise e, só então, buscar as respostas e as ações necessárias para normalizar o funcionamento do negócio.
Quando um problema surge para a empresa toda ou em um setor específico, a gerência deve seguir alguns passos para os melhores resultados.
Identificar: No primeiro momento, deve-se perceber o problema, sua origem e as consequências efetivadas ou previstas.
Estudar: A partir da identificação da adversidade, é necessária a pesquisa das melhores alternativas.
Definir: Entendendo qual é a resposta certa, o gestor deve estabelecer o projeto a ser seguido.
Implementar: O plano é encaminhado aos setores responsáveis para sua execução, consolidando-se a resolução do contratempo.
Acompanhar resultados: Com o desenvolvimento do plano, a empresa deve verificar frequentemente como o setor responsável desempenha a continuidade das ações.
Dividir as funções também é importante para tomar as decisões corretas. Dessa forma, não sobrecarrega ninguém e as atividades são efetuadas sem demora.
Com o crescimento da empresa, cresce também a quantidade de tarefas e responsabilidades de seu gestor.
Atividades cotidianas mais comuns podem ser delegadas para os demais familiares.
Para economizar tempo em diversos processos, uma empresa deve atribuir o comando para pessoas específicas, seja na direção geral ou dentro de cada setor.
Com a divisão de diligências, sobra tempo para o líder focar em funções complexas e delicadas.
Para auxiliar a análise e execução de decisões em setores específicos a empresa familiar deve aprimorar as capacitações técnicas de sua equipe. Através de incentivos aos funcionários, como bolsa de estudos, ou buscar profissional adequado, seja em um serviço terceirizado ou em uma empresa de consultoria.
Quanto mais conhecimento especializado, menores as chances de eventuais problemas para o negócio.
Conselho administrativo, acordo societário e demais iniciativas podem definir as funções de cada membro da família na empresa. Para grandes decisões sobre investimentos, mudanças e novos caminhos, a diretoria pode necessitar de um grupo de pessoas.
Um conselho administrativo se encarrega de definir a melhor opção para a empresa.
Já pensando no plano de sucessão da empresa, determinadas decisões podem ser distribuídas aos futuros dirigentes da empresa. Assim, os sucessores aprendem sobre tarefas importantes e ganham qualificação para quando for a hora de assumir o controle do negócio.
O empreendimento deve também antecipar qualquer novo problema por meio de planejamento técnico e estudos de mercado para, enfim, prevenir-se de surpresas ruins.
Quando se estabelece uma hierarquia sólida nos processos de decisão, o desempenho sempre será positivo, trazendo crescimento exponencial e novas oportunidades para o futuro da empresa familiar.