Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.keyboard_arrow_rightArtigos

VOUCHER TECNOLÓGICO na indústria da Construção Civil

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
VOUCHER TECNOLÓGICO  na indústria da Construção Civil
Criado em 15 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O SEBRAETEC é o melhor caminho para qualquer empreendedor sair de uma situação limitada, as vezes sem recursos financeiros e de estrutura, para o sucesso de uma ideia bem implementada e com apoio de especialistas.

Mas o que é a Chamada Voucher Tecnológico?

Através da proposta de atuação do SEBRAETEC, que é oferecer soluções tecnológicas para fomentar a inovação nas micro e pequenas empresas, em 2017 e 2018, houveram duas chamadas de projetos, onde foram disponibilizado recursos financeiros para incentivar projetos de inovação tecnológica com foco na indústria 4.0. 

O chamado Voucher Tecnológico é um instrumento de estímulo à inovação para acesso das MPEs ao conhecimento e à infraestrutura de institutos de tecnologia e pesquisa, que podem ser aplicados em todos os setores e de forma ágil. Os vouchers são utilizados em diversos países da OCDE com o intuito de propiciar a transferência de tecnologia, o compartilhamento e uso de laboratórios e a contratação de serviços tecnológicos ou de inovação. O instrumento contribui para que as pequenas empresas apresentem suas necessidades de inovação e sejam atendidas por empresas ou instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Os Benefícios do Voucher e das parcerias no Paraná

No Paraná, esse mecanismo foi executado por meio do Programa Sebraetec Inovação e Tecnologia do Sebrae, com subsídio de 70% do valor do projeto para o atendimento a demandas do serviço de tecnologias de processos, produtos e serviços e com a parceria da Fiep na identificação dos participantes e com auxílio de 10% na contrapartida da empresa associada a sindicatos patronais do setor industrial. A execução do atendimento deu-se através dos institutos de tecnologia e inovação do Senai distribuídos no estado e de forma temática: meio ambiente, construção civil, celulose e papel, TIC, madeira e mobiliário, metal mecânica, alimentos e eletroquímica. A iniciativa, tinha como meta realizar por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do PR, o acesso de forma simples a soluções personalizadas para melhorar os processos, serviços e produtos das empresas atendidas.

Funcionava assim, o atendimento era prestado pelos Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai/PR, através do Programa Sebraetec, e o objetivo era promover o aumento da produtividade por meio da inovação tecnológica, na contratação de serviço de inserção das empresas no contexto da transformação digital dos negócios.

Em 2017, o Sebraetec estava trabalhando na necessidade premente da transformação digital nas MPEs. E o serviço era a adoção de tecnologias chaves da indústria 4.0 com rápidos resultados para os negócios.

As etapas eram desmembradas em três estágios distintos à serem aplicadas:

  1. Manufatura digital Soluções em Conectividade.
  2. Ensaios investigativos Análises e interpretação de resultados
  3. Prototipagem Construção de produto minimamente viável.

 

Os resultado das Chamadas 2017 e 2018, foram muito interessantes e apresentamos nos gráficos:

Histórias de Sucesso com o Voucher Tecnológico

Quem não gosta de uma história inspiradora contando os resultados reais de uma empresa que deu certo? Nesses casos encontramos superação e condições de sucesso na implementação da inovação, e é isso o que mais nos ensina a respeito de que é possível inovar, e algumas vezes mais fácil do que entendemos e o SEBRAETEC é a ferramenta ideal para o crescimento e a inovação.

Os resultados de impacto interessam muito, a medida que expandem a atuação das ferramentas de inovação, além do sucesso e aprendizagem geram os importantes cases para todo o nosso ecossistema de inovação no Paraná.

Foi publicado então um livro com 41 casos de sucesso na implementação do Voucher Tecnológico que você pode ler e se inspirar com as experiências e práticas que os empresários estão compartilhando. São histórias muito interessantes dos mais variados setores que aplicaram a metodologia, todos com resultados são muito significativos.

 

Segue a minha dica de inovação:

Para ter acesse ao Livro Chamada 1 e 2 do Voucher Tecnológico com as histórias e relatos dos empreendedores que aplicaram os recursos nos seus negócios deixe nos comentários e baixe no link.

Na Comunidade Ambientes de Inovação divulgamos constantemente diversas oportunidades de recursos e editais de fomento e inovação, ainda mais em um momento onde se faz cada vez mais necessário para a retomada econômica em todos os setores e segmentos. Por isso fique atento e PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação aqui.

 

Acesse o perfil Weliton Perdomo LinkeIn.

 

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
people 659 participantes
A proposta de valor da comunidade é promover a disseminação de conteúdos inovadores que impulsionem os participantes do ecossistema, na ampliação de conhecimentos, conexões, modelos de negócios, e o acesso a diferentes mercados relacionados as novas tecnologias do setor construção civil e mercado imobiliário.
fixo
Em alta
Metodologias Ágeis na Construção
17 ago. 2020Metodologias Ágeis na Construção
Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
04 mai. 2022Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?