Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

VOUCHER TECNOLÓGICO Você sabe o que significa e quanto pode ajudar a sua empresa?

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
VOUCHER TECNOLÓGICO  Você sabe o que significa e quanto pode ajudar a sua empresa?
Criado em 06 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros Empreendedores Admiradores da INOVAÇÃO! Convido-os à aprendermos com as experiências de 41 empreendedores do Paraná

Este é mais um post de nossa Comunidade sobre boas histórias que a inovação pode proporcionar e, certa de que, é o melhor caminho para qualquer empreendedor sair de uma situação limitada, as vezes sem recursos financeiros e de estrutura, para o sucesso de uma ideia bem implementada e com apoio dos especialistas do SEBRAETEC.

O que é a Chamada Voucher Tecnológico?

Através da proposta de atuação do SEBRAETEC, que é oferecer soluções tecnológicas para fomentar a inovação nas Micro e Pequenas Empresas, em 2017 e 2018, houveram duas Chamadas, onde se disponibilizou recursos financeiros para incentivar projetos de inovação tecnológica com foco para a metodologia da Indústria 4.0.   

O chamado Voucher é um instrumento de estímulo à inovação para acesso das MPEs ao conhecimento e à infraestrutura de institutos de tecnologia e inovação, que podem ser aplicados em todos os setores e de forma ágil. Os Vouchers são utilizados em diversos países da OCDE com o intuito de propiciar a transferência de tecnologia, o compartilhamento e uso de laboratórios e a contratação de serviços tecnológicos ou de inovação. O instrumento contribui para que as pequenas empresas apresentassem suas necessidades de inovação e fossem atendidas por empresas ou instituições de ciência, tecnologia e inovação.

Os Benefícios do Voucher e das Parcerias do Sebraetec no Paraná

No Paraná, esse mecanismo foi executado por meio do Programa Sebraetec Inovação e Tecnologia do Sebrae, com subsídio de 70% do valor do projeto para o atendimento a demandas do serviço de Tecnologias de processos, produtos e serviços e com a parceria da Fiep na identificação dos participantes e com auxílio de 10% na contrapartida da empresa associada a sindicatos patronais do setor industrial. A execução do atendimento deu-se através dos Institutos de Tecnologia e Inovação (IST) do Senai distribuídos no estado e de forma temática: meio ambiente, construção civil, celulose e papel, TIC, madeira e mobiliário, metal mecânica, alimentos e eletroquímica. A iniciativa, tinha como meta realizar por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do PR, o acesso de forma simples a soluções personalizadas para melhorar os processos, serviços e produtos das empresas atendidas.

Funcionava assim, o atendimento era prestado pelos Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai/PR, através do Programa Sebraetec, e o objetivo era promover o aumento da produtividade por meio da inovação tecnológica, na contratação de serviço de inserção das empresas no contexto da transformação digital dos negócios.

Veja que já em 2017, o Sebraetec estava trabalhando na necessidade premente da transformação digital nas MPEs. O serviço era a adoção de tecnologias chaves da Indústria 4.0 com rápidos resultados para os negócios.

As etapas eram desmembradas em três estágios distintos à serem aplicadas:

  1. Manufatura digital Soluções em Conectividade.
  2. Ensaios investigativos Análises e interpretação de resultados
  3. Prototipagem Construção de produto minimamente viável.

E os resultado das duas Chamadas 2017 e 2018, foram muito interessantes e apresentamos nos gráficos a seguir:

As HISTÓRIAS CONTADAS e a riqueza nos resultados

Esta é a parte que eu mais gosto, porque uma história contando os resultados reais de uma empresa, onde a equipe, normalmente se superou e criou condições para obter o sucesso na implementação da inovação, é o que mais nos ensina que é possível inovar, as vezes mais fácil do que julgamos e no SEBRAETEC aprendemos isso, a cada cliente atendido.

Os resultados impactados nos clientes que atendemos, nos interessam muito, pois o sucesso dos clientes, são aprendizagem para todo o nosso ecossistema da inovação no Paraná e sabemos o quanto contribui para o crescimento da economia do nosso estado.

E neste livro publicado em 2018, são 41 casos de sucesso na implementação dos Vouchers que você leitor poderá ler e aprender com as experiências e práticas que os empresários compartilharam.

São histórias muito interessante dos mais variados setores que aplicaram a metodologia. Algumas emocionantes, pois os empreendedores, se dedicaram muito e os resultados são muito significativos.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o livro e estude as histórias, elas nos ensinam muito.
  • Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
  • Aproveite o conhecimento técnico de cada negócio, como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
  • Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.   

CONVITE AOS EMPREENDEDORES

Na Comunidade Ambientes de Inovação, estamos sempre divulgando as muitas oportunidades de recursos disponíveis para a fomentar a inovação, em um momento onde se faz ainda mais necessário para a retomada da nossa economia em todos os setores e segmentos. Por isso, fique atento e siga nossos escritores que de alguma forma a notícia e as oportunidades chegarão ao seu conhecimento.

Salve o arquivo e leia as histórias do Livro Chamada 1 e 2 do Voucher Tecnológico.

INFORMAÇÃO ÚTIL - O Voucher Tecnológico continua disponível em várias regiões do Paraná, se tiver interesse, procure o Sebrae local para ter informações.

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial. 

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?