Um dos maiores desafios que a engenharia enfrenta hoje é encontrar novas tecnologias para atender às necessidades de energia de forma limpa, sustentável e lucrativa. O uso da energia eólica tem sido utilizado mundialmente como solução para atender a essa demanda. Por exemplo, o Brasil possui uma média de 471 usinas e 10.374 MW de capacidade instalada.
Pensando nisso, uma startup espanhola desenvolveu uma solução inovadora com múltiplas vantagens, mas inicialmente surpreendente:
O projeto denominado Vortex Bladeless consiste em cilindros giratórios, que apresentam uma grande vantagem de flexibilidade. Portanto, ao contrário das turbinas com pás que "capturam" o vento, este dispositivo inovador vibra quando exposto ao vento. Nesse sentido, os testes realizados com este aparelho são bastante positivos, mostrando que ele pode proporcionar uma produção de energia em média 30% mais barata do que os aparelhos usados atualmente. No início, as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento desta tecnologia financiada pela UE tinham uma visão muito otimista da implementação desses sistemas no trabalho diário da cidade, mais importante ainda, ao produzir esses equipamentos em grande escala, os fundadores apresentam soluções extremamente inovadoras e desafios muito ambiciosos.
É muito curioso a capacidade de inovação dos seres humanos, adaptação esta no nosso DNA. Jamais imaginaria que nossos vizinhos europeus estariam desenvolvendo captadores de energia eólica sem pás. É realmente INOVADOR.
Gostou do conteúdo? Se inscreva na Comunidade Ambientes de Inovação clicando em "Participar", logo abaixo, e se mantenha atualizado/a!