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Você vende muito nos marketplaces mas não vê a cor do dinheiro?

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Você vende muito nos marketplaces mas não vê a cor do dinheiro?
Criado em 14 MAR. 2023
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Olhar apenas para o faturamento quando você vende em marketplaces é um erro comum de empreendedores e gestores de lojas online.


Cada marketplace tem regras diferentes de comissão cobrada, frete e repasse dos valores. Alguns tem regras mais fáceis de entender e outros tem tantas condições que podem inviabilizar parte do seu catálogo de produtos. Saber qual preço cobrar é uma tarefa essencial para que você tenha efetivamente lucro e consiga crescer no canal.


Veja como você pode ter uma visão de caixa apurada utilizando apenas um indicador!

Caixa Gerado

O principal indicador que você deve acompanhar é o Caixa Gerado. Como o nome já diz, é o que efetivamente gerou de dinheiro descontado o custo do produto e os custos com a venda.


CG = Valor de Venda - Taxas, Comissões, Frete, Imposto - Custo do Produto


Por exemplo:

Valor de venda: R$150,00
Comissão: R$24,00 (16%)
Frete: R$15,00
Imposto sob venda: R$6,00 (4%)
Custo do produto: R$70,00


CG = 150 - 24 - 15 - 6 - 70

CG = R$35,00 (23,3% do valor de venda)


Perceba que os custos da venda é que variam para cada canal e podem ser mais complexos no caso de parcelamento sem juros no cartão e antecipação de recebíveis.


Se você resolver baixar o preço para vender mais, tem que fazer essa conta novamente.


Exemplo 2:


Novo preço: R$129,90
Comissão: R$24,00 (16%)
Frete: R$15,00
Imposto sob venda: R$6,00 (4%)
Custo do produto: R$70,00


CG = 129,90 - 24 - 15 - 6 - 70
CG = R$14,90 (11,5% do valor de venda)


O CG diminuiu pela metade praticamente e você teria que vender o dobro das vendas para gerar o mesmo valor de caixa.


Será que vale a pena olhando todo o esforço que você terá que fazer de logística?


Se efetivamente as vendas dobrarem, você consegue melhorar o custo do produto com seu fornecedor?


Se você está no simples nacional, pelo novo faturamento, não terá aumento de impostos?


Essas questões você precisa dimensionar e, através do Caixa Gerado, você pode estabelecer políticas de preços por produto e por canal de venda, sem ficar no prejuízo.


Você deve utilizar esse indicador também para entender quais são os produtos que geram 80% do caixa na sua loja e que você deve investir mais em estoque.


Pensando nisso, aqui na Smart4plan desenvolvemos uma metodologia de análise de vendas, estoque e precificação com foco no que cada produto gera de caixa. Através de uma ferramenta e de consultoria, te treinamos a enxergar esses gargalos e fazer com que a sua loja tenha mais vendas e lucratividade!
Fale com um especialista!

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Marcio Pinheiro Pinto Tucunduva
Eu sou Marcio Tucunduva, fundador da Smart4plan, e já fui vítima do caixa! Venho de formação na área de Engenharia e em 2010 resolvi empreender, abrindo uma loja virtual de decoração. Havia acabado de cursar uma Pós-Graduação em Gestão de Negócios, mas, ainda com pouca experiência em e-commerce, cometi muitos erros básicos que me custaram todo o capital que tinha disponível. Com erros e acertos, aprendi muita coisa na prática e, em 2013, vendi a loja. Minha missão então se transformou em ajudar outros empreendedores a não cometerem os mesmos erros que eu cometi. Com anos de estudo e colocando em prática tudo que aprendi, desenvolvi e validei as técnicas de gestão de negócios que hoje ofereço na consultoria, auxiliando diversos empreendedores na conquista de seus objetivos. https://smart4plan.substack.com/aboutfavorite_outline Seguir Perfil
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