Olhar apenas para o faturamento quando você vende em marketplaces é um erro comum de empreendedores e gestores de lojas online.
Cada marketplace tem regras diferentes de comissão cobrada, frete e repasse dos valores. Alguns tem regras mais fáceis de entender e outros tem tantas condições que podem inviabilizar parte do seu catálogo de produtos. Saber qual preço cobrar é uma tarefa essencial para que você tenha efetivamente lucro e consiga crescer no canal.
Veja como você pode ter uma visão de caixa apurada utilizando apenas um indicador!
O principal indicador que você deve acompanhar é o Caixa Gerado. Como o nome já diz, é o que efetivamente gerou de dinheiro descontado o custo do produto e os custos com a venda.
CG = Valor de Venda - Taxas, Comissões, Frete, Imposto - Custo do Produto
Por exemplo:
Valor de venda: R$150,00
Comissão: R$24,00 (16%)
Frete: R$15,00
Imposto sob venda: R$6,00 (4%)
Custo do produto: R$70,00
CG = 150 - 24 - 15 - 6 - 70
CG = R$35,00 (23,3% do valor de venda)
Perceba que os custos da venda é que variam para cada canal e podem ser mais complexos no caso de parcelamento sem juros no cartão e antecipação de recebíveis.
Se você resolver baixar o preço para vender mais, tem que fazer essa conta novamente.
Exemplo 2:
Novo preço: R$129,90
Comissão: R$24,00 (16%)
Frete: R$15,00
Imposto sob venda: R$6,00 (4%)
Custo do produto: R$70,00
CG = 129,90 - 24 - 15 - 6 - 70
CG = R$14,90 (11,5% do valor de venda)
O CG diminuiu pela metade praticamente e você teria que vender o dobro das vendas para gerar o mesmo valor de caixa.
Será que vale a pena olhando todo o esforço que você terá que fazer de logística?
Se efetivamente as vendas dobrarem, você consegue melhorar o custo do produto com seu fornecedor?
Se você está no simples nacional, pelo novo faturamento, não terá aumento de impostos?
Essas questões você precisa dimensionar e, através do Caixa Gerado, você pode estabelecer políticas de preços por produto e por canal de venda, sem ficar no prejuízo.
Você deve utilizar esse indicador também para entender quais são os produtos que geram 80% do caixa na sua loja e que você deve investir mais em estoque.
Pensando nisso, aqui na Smart4plan desenvolvemos uma metodologia de análise de vendas, estoque e precificação com foco no que cada produto gera de caixa. Através de uma ferramenta e de consultoria, te treinamos a enxergar esses gargalos e fazer com que a sua loja tenha mais vendas e lucratividade!
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