Trabalhar com Micro Metas pode lhe ajudar a ter melhores resultados na sua empresa e na vida pessoal.
Empreendedor, imagino que seu OBJETIVO no momento seja fazer seu negócio sobreviver ou aumentar o faturamento.
Para alcançar o objetivo acima imagino que você estabeleceu uma META de faturamento anual. Por exemplo R$120mil/ano ou média de R$12mil/mês.
Se dividirmos R$12mil por 4 semanas que cada mês tem em média você chegará a MICRO META de R$3mil/semana.
A micro meta nada mais é do que você quebrar sua meta em pedaços menores.
Bom, mas, você pode estar se perguntando: na prática o que muda? Bom, reflita comigo.
- É mais fácil organizar e reorganizar (quando necessário) a agenda semanal ou anual?
- Você prefere ter que estruturar um banco de prospects de clientes de apenas 4 semanas ou de 48 semanas de uma vez?
- Se necessário, é mais simples corrigir a rota de planejamento no modelo semanal ou anual?
- Você ficará mais motivado se puder comemorar várias pequenas vitórias ou se esperar 1 ano para isso?
Como você já deve ter percebido, a meta anual permanece intacta, mas ao dividi-la em pedaços menores facilita seu planejamento, monitoramento e gestão, além de lhe manter motivado com pequenas vitórias.
Uma dica extra em relação ao exemplo acima. Existem várias forma de aumentar o faturamento do seu negócio, sendo assim, vale a pena pensar em outras metas e indicadores que contribuirão para o aumento do faturamento, tais como:
- Nota de qualidade relacionada a satisfação do cliente, visto que clientes satisfeitos geram publicidade positiva;
- Quantidade de clientes novos a serem captados no ano corrente, neste ponto é essencial ter claro seu funil de vendas;
- Ticket médio;
- Vendas por canal (PDV, WhatsApp, Redes Socais, etc) e/ou produto/serviços;
- Índice de produtividade por colaborador, máquina ou equipamento.
Bom, espero ter lhe ajuda a te trazer insights para alcançar mais e melhor suas metas. Desejo-lhe sucesso em seus resultados!