Fidelizar os clientes é um trabalho árduo e que todas as empresas se dedicam, utilizando as estratégias de marketing e de relacionamento, para atingir este objetivo. Porém, você tem se dedicado a ouvir plenamente o seu cliente, antes de definir suas estratégias para fidelização?
A pesquisa de satisfação, muitas vezes é negligenciada, não recebe a importância necessária para servir de instrumento para a melhoria continua, apoio em seu processo de suporte, compromissos de vendas e campanhas de marketing dos seus produtos e serviços. Se você não coloca o seu cliente no centro das suas estratégias, mais difícil se torna o processo de fidelização. Logo, dificilmente você conseguirá atingir as expectativas dos seus clientes.
Quando seu cliente estiver insatisfeito, ele precisa falar, somente assim você terá a capacidade de corrigir e melhorar. Caso contrário, o cliente pode ser um detrator da sua marca e compartilhar com os amigos e conhecidos a má experiência que teve em seu estabelecimento. Entretanto, não só a insatisfação é importante, mas também a satisfação encontrada em seu produto e/ou serviço, que neste caso, servirá como uma bússola para orientar o caminho para o que está funcionando bem na sua empresa.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE PESQUISA QUE EXISTEM
- Pesquisa Quantitativa:
O método quantitativo tem por objetivo quantificar um problema e avaliar a dimensão, permitindo analisar informações numéricas sobre o comportamento do consumidor. Este tipos de pesquisa permite monitorar os resultados, visto que, torna-se possível acompanhar um indicador específico para verificar se quantitativamente as suas ações tem melhorado ou piorado a satisfação do cliente.
Existem vários tipos de perguntas quantitativas que poder ser utilizadas, tais como? Múltipla escolha, ranking, matriz e resposta única.
- Pesquisa Qualitativa:
A pesquisa qualitativa tem por objetivo entender o comportamento do consumir, ao invés de mensurar e medir. Serve também para complementar uma pesquisa quantitativa, visto que, permite entender um pouco mais sobre os resultados dos números (pesquisa quantitativa), a pesquisa qualitativa ajuda a: entender as motivações de um grupo de clientes, compreender e interpretar comportamentos e tendências, identificar hipóteses para um problema e descobrir opiniões e expectativas dos clientes.
Por fim, gostaria de compartilhar com vocês algumas Dicas de Ouro e um Modelo de Pesquisa de Satisfação para empresas do segmento de bares e restaurantes, para obter bons resultados na sua aplicação da pesquisa de satisfação:
- Receba as críticas como uma oportunidade de melhoria;
- Ofereça privacidade para que o cliente responda a pesquisa;
- Busque as respostas verdadeiras e não as respostas que você quer ouvir;
- Evite direcionar, influenciar as respostas dos clientes;
- Evite escolher os clientes que irão responder a pesquisa, principalmente aqueles que você tem mais afinidade;
- Evite concentração a aplicação da pesquisa em um único dia ou período;
- Para a pesquisa de satisfação a quantidade e qualidade das respostas são fundamentais.
Eu apliquei com mais de 10 empresas do segmento de bares e restaurantes este modelo de pesquisa de satisfação, foram mais de 500 clientes avaliados e os resultados foram incríveis. Compartilho com vocês alguns dos resultados percebidos:
Foi possível identificar que alguns pratos não estavam com um tempero legal (muito apimentado);
Os clientes gostaria de encontrar suco natural no cardápio;
Faltavam mais opções de produtos para lanches rápidos;
O prato fornecido possuía mais comida do que os clientes conseguiam comer, gerando desperdícios com as sobras;
Clientes se sentiam bem acolhidos com o atendimento fornecido pelos atendentes;
Fila e demora para fazer o pagamento.
Foram resultados simples, mas oportunos para identificar oportunidades de melhorias que os estabelecimentos poderiam adotar com intuito de melhorar a experiência e satisfação dos clientes.
Qual o tipo de cliente você quer ter para o seu negócio? O cliente que não fala bem do seu negócio ou o cliente que fala muito bem e divulga os seus produtos?
Você já se dedicou a escutar o seu cliente? Compartilhe com a gente quais resultados você obteve com a aplicação da pesquisa de satisfação.