Soft Skills é um termo em inglês utilizado para fazer referência à habilidades e competências relacionadas a comportamento humano, ou seja, atributos pessoais que o mercado de trabalho procura nos profissionais atuais.
Como você deve imaginar, as Soft Skills buscadas pelo mercado variam de acordo com o cargo/função, cultura da empresa, nível hierárquico, dentre outros aspectos.
A Inteligência Emocional é um exemplo de uma das Soft Skills mais buscadas na maioria dos profissionais, visto o atual momento em que o mundo está passando com muitas incertezas, complexidades, incompreensões, volatilidade, etc.
Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média, de acordo com Daniel Goleman, psicólogo e autor de livros sobre Inteligência Emocional.
Você deve estar se perguntando: '...mas, como minhas habilidades e competências que são algo positivo podem ter um lado sombrio?'.
Ótima questão! Isto pode ocorrer com os excessos, ou seja, quando você pratica determinada Soft Skill de forma desequilibrada, o que causa a sua auto sabotagem. Veja abaixo alguns exemplos práticos de como isto pode ocorrer.
Quando o zelo pela qualidade extrapola e se torna o perfeccionismo;
Quando o excesso de planejamento gera falta de ação e de resultados;
Quando o excesso de gerenciamento te torna controlador, centralizador e ansioso;
Quando você extrapola na sua habilidade em persuadir e passa manipular;
Quando a sua assertividade passa dos limites e se torna rispidez e falta de empatia;
Quando o excesso de empatia te anula perante a expectativa de outras pessoas;
Quando a sua criatividade lhe faz perder o foco e você passa a ter muita iniciativa, porém, pouca acabativa;
Quando a sua persistência se torna teimosia.
Como você pode ver, tão importante quanto adquirir e desenvolver Soft Skills é saber utilizá-las. Agora, como saber se estou usando-as da melhor forma?
Seja sentinela de si mesmo para perceber que está indo além dos limites, fique atento às reações das pessoas, colha feedback e fique atento aos resultados. Fique no lado luz!