Na gestão empresarial, a análise de balanços faz muito sentido quando além de sua função de informar o posicionamento relativo e a evolução de vários itens das demonstrações, também serve como um instrumento de controle e ação da administração.
Neste sentido, podemos apurar uma série de indicadores econômico e financeiros e avaliar a sua evolução em espaços de tempos mais curtos, como por exemplo, mês a mês.
Há duas formas de análise de desempenho: a análise horizontal e a análise vertical.
Análise horizontal:
A análise horizontal consiste na comparação relativa de vários itens das Demonstrações Contábeis, cujo resultado pode ser expresso em valores absolutos ou em percentuais. Através desta análise estuda-se o comprometimento dos itens nas Demonstrações contábeis.
Análise vertical:
Nos Demonstrativos mensais se calcularmos as percentagens de custos e despesas, custos e lucros sobre as vendas, verificamos a proporção dos itens desta demonstração sobre a receita, assim estaremos fazendo a análise vertical.
As ferramentas existem mas, para a obtenção dos indicadores e o desempenho da empresa há a necessidade do comprometimento dos seus gestores.
Pense nisso!!