Capital de Giro
Destina-se a compra de mercadorias, reposição de estoques, despesas administrativas, entre outros. Ou seja, para o giro operacional das empresas.
Os empréstimos para capital de giro podem ser liberados de duas formas: Isoladamente (capital de giro puro) na maioria das vezes, este tipo de empréstimo não necessita da comprovação de sua destinação.
Características:
- Taxa de juros pré-fixada;
- Financiamentos de curto prazo e sem carência;
- Possibilidade de garantia por meio do próprio sócio.
Investimento Fixo
Operações de crédito de longo prazo destinadas a financiar implantação, expansão e modernização empresas, e, ainda, reposição de máquinas, equipamentos, móveis, utensílios e veículos; obras civis e instalações.
Essas operações financiam os ativos imobilizados das empresas: itens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento das atividades da empresa.
Investimento Misto
Trata-se do capital de giro associado ao investimento. Por exemplo, a empresa financiou uma máquina e poderá necessitar de capital de giro para a matéria-prima.
Características:
- Taxa de juros pré-fixada;
- Financiamento de longo prazo e com carência;
- Exigência de garantias reais, como bens e imóveis;
- Exigência de recursos próprios.
Antecipação de Receita
Os recebíveis de sua empresa, ou seja, os valores a receber das vendas a prazo podem se transformar em garantias ou recursos à vista, por meio das seguintes formas de financiamento:
desconto de duplicatas e promissórias: a empresa cede esses títulos ao banco e obtém capital de giro para alavancar seus negócios, antecipando os recebimentos de suas vendas a prazo;
desconto de cheques: os cheques pré-datados são entregues e descontados antecipadamente no banco, que fornece à empresa recursos para cobrir eventuais necessidades de caixa;
faturas de cartões de crédito: a empresa cede seus créditos futuros ao banco e obtém capital de giro para alavancar seus negócios, colocando as faturas de cartão como garantia da operação.
Venda
A empresa pode obter um empréstimo direto do banco para os seus compradores e, assim, receber suas vendas à vista.
Compra
Permite que a empresa compre à vista de seus fornecedores com redução de custos. O banco deposita o valor da compra na conta do fornecedor e a empresa paga ao banco a prazo.
Conta Garantida
Linha de crédito rotativo vinculada à conta corrente da empresa. Os recursos são disponibilizados a qualquer momento, por solicitação do cliente. A garantia pode ser constituída com caução de cheques pré-datados, duplicatas ou notas promissórias. As taxas são, geralmente, maiores que das modalidades anteriores.
Fonte: https://sites.pr.sebrae.com.br/portal/acesso-a-servicos-financeiros/