Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Você sabe quais habilidades são indispensáveis para um Gestor Financeiro?

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzerifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Você sabe quais habilidades são indispensáveis para um Gestor Financeiro?
Criado em 25 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabe quais habilidades são indispensáveis para um Gestor Financeiro? Não?

Então senta aí, pega a pipoca e leia esse Post!

A lista de habilidades de um gestor financeiro não são poucas. Em contrapartida, adquirir esses conhecimentos certamente vai fazer de você um dos profissionais mais requisitados do mercado.

Esse é o profissional que vai supervisionar as atividades de controladoria, gestão de custos, planejamento tributário, entre outras. Todas elas são fundamentais para garantir a rentabilidade e a idoneidade da companhia.

Confira agora, as 06 Habilidades mais marcante em um Gestor Financeiro:


1. Capacidade analítica

É impossível falar em finanças sem mencionar números, relatórios e balanços. Portanto, a primeira característica do gestor financeiro é a capacidade de analisar esses dados e extrair conclusões rapidamente.

Nesse sentido, o raciocínio lógico e a capacidade analítica serão grandes amigos do profissional que escolher essa área. Com essas habilidades, ele será capaz de usar os dados para tomar decisões rápidas e acertadas, o que é essencial para uma área dinâmica como o departamento financeiro.

2. Perfil de liderança

Entre as habilidades de um gestor financeiro, perfil de liderança não é uma exclusividade de quem quer trabalhar no setor, mas vale para qualquer profissional que deseja gerenciar uma equipe.

O perfil de liderança vai garantir um bom relacionamento com a equipe e inspirar neles o desejo de renderem o máximo possível e contribuir para a equipe.

3. Foco nos resultados

Nem preciso dizer que o gerente financeiro carrega uma grande pressão por resultados e, frequentemente, tem diversas metas a serem alcançadas. Por esse motivo, um bom gestor financeiro precisa ser capaz de manter o foco nos resultados, independentemente de eventuais contratempos.

Isso significa que esse gestor precisará medir e acompanhar os resultados pessoais e da equipe constantemente e, sempre que necessário, atuar para minimizar os erros e maximizar os acertos.

4. Habilidade em comunicação e negociação

É bem provável que não exista uma única área em um negócio que eventualmente não tenha que lidar com o gestor financeiro. Isso porque qualquer atividade, investimento, pagamento, recebimento ou projeto precisará de recursos financeiros mais cedo ou mais tarde.

Nesse contexto, boas habilidades de comunicação e de negociação também são cruciais para um gestor. Isso vale tanto para lidar com os colegas quanto para tratar com clientes e fornecedores.

Manter bons relacionamentos com eles e conseguir negociar sempre que necessário vai facilitar a vida do gestor financeiro e trazer resultados melhores para ele e para o negócio.

5. Habilidades na área econômica

Pensando em um cenário mais amplo, noções básicas de economia ajudarão o gestor financeiro a observar os movimentos do mercado e a entender como eles influenciam o negócio.

Conhecer de custos, tributos, formação de preço também é essencial, esses conhecimentos podem respaldar decisões estratégicas, que ajudarão o negócio a se manter alinhado com o mercado.

6. Atualização sobre tendências e mudanças na área financeira

Por fim, um bom gestor financeiro é aquele que entende que conhecimento nunca é demais. Existe sempre algo para ser aprendido e mudanças para serem acompanhadas. Por isso, o gestor precisa ficar de olho e se manter atualizado.

O gestor financeiro, como qualquer outro profissional, precisa se motivar para buscar melhorar constantemente, aprender sempre e almejar o crescimento pessoal. Com esse perfil, o profissional tem tudo para se destacar e ser visto como uma peça importante do negócio.

Portanto, a lista de habilidades de um gestor financeiro não é pequena. Em contrapartida, adquirir esses conhecimentos certamente vai fazer de você um dos profissionais mais requisitados do mercado.

E então, gostou de conhecer mais sobre as habilidades necessárias para um gestor financeiro? Comente e compartilhe o texto nas suas redes sociais.


Texto inspiração: 

https://blog.bcntreinamentos.com.br/quais-caracteristicas-um-gestor-financeiro-precisa-possuir/

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzeri
Secretria Executiva, MBA em Controladoria e Gesto Financeira.Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritrio de Toledo - Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4534 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?