O Selo de Qualidade no Turismo tem como objetivo estimular a melhoria contínua da gestão do negócio e da qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor turístico, adotando boas práticas e procedimentos definidos para seu negócio.
Desta forma, trabalhamos com um conjunto de elementos para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da empresa por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade. Esses elementos podem determinar a qualidade percebida em diferentes fatores, como por exemplo: qualidade na prestação de serviço e a qualidade nos processos.
Para que tudo isso faça sentido, o processo de avaliação do Selo de Qualidade é distribuído nas seguintes dimensões: requisitos legais, gestão, inovação, sustentabilidade, infraestrutura, oferta de serviço, atendimento e a parte social e econômica.
Os setores que estão ligados a cadeia do Turismo como meio de hospedagem, gastronomia de interesse turístico, agência de receptivo, transportadora turística, locadora de veículos, organizadora de eventos e espaço de eventos que atendam o corporativo, estão compreendidos para o atendimento do Selo de Qualidade.
Todo esse processo configura uma forma de organização empresarial, de se colocar as coisas nos seus devidos lugares de maneira sistêmica. Orienta no tratamento dos processos e ações que devem ser executados para que não-conformidades não ocorram novamente, e auxilia as organizações a desenvolver um apreço maior pelos seus clientes, auxiliando no desenvolvimento de lideranças, e contribui para o envolvimento das pessoas.