Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Você sabe o que é o Fluxo de Caixa e qual a importância dele para o seu negócio?

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Você sabe o que é o Fluxo de Caixa e qual a importância dele para o seu negócio?
Criado em 30 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O Fluxo de Caixa é, basicamente, um dos principais instrumentos para o controle financeiro das empresas, uma vez que tem como objetivo organizar todas as contas da organização e desta forma auxiliar o empresário a ter uma maior consciência de suas receitas e débitos, além de saber quanto possui sobrando em caixa que pode ser utilizado para investimentos ou melhorias na empresa. Lembre-se que sem conhecer a fundo as suas finanças é impossível ter uma noção real de lucro ou prejuízo.

Continua aqui comigo que vou te explicar como organizar seu fluxo de caixa de uma maneira eficiente. 

 

- Determine um período 

Para iniciar o processo de controle do fluxo de caixa é necessário definir o período que será analisado. De acordo com a movimentação do seu negócio você pode optar por um controle diário, semanal, quinzenal ou mensal, o ideal é que o período não fique muito longo, porque isso evita a perda de informações que deveriam ser inseridas no fluxo.

 

- Identifique as receitas e despesas 

Este passo consiste em, basicamente, separar todas as contas em receitas (entradas) e despesas (saídas) e dar nome a cada uma delas, como por exemplo água, luz, internet, vendas, etc. Isso traz uma visão mais específica das contas, o que pode orientar oportunidades de corte de gastos ou de investimentos

 

- Registre as entradas e saídas de caixa (inclusive as futuras)  

Para controlar o fluxo de caixa de forma eficiente é necessário registrar TODAS as contas da empresa, tanto o que paga quanto o que recebe. Também é importante colocar no fluxo de caixa o que será pago e o que será recebido futuramente no período analisado, isso irá auxiliar a montar o planejamento da empresa e evitar surpresas e divergências de valor.

 

DICAS: - Lembre-se de utilizar os dados do fluxo de caixa para fazer o planejamento da sua empresa, se preparando antecipadamente para o próximo período.

- Fazendo uma reserva de emergência é possível estar preparado para possíveis imprevistos.

- Outra dica que você já deve ter ouvido bastante, mas que é muito importante é Separe as finanças pessoais das empresariais, isso evita a confusão na hora dos registros e facilita o controle e planejamento, uma vez que todas as contas são provenientes da empresa.

- Caso tenha muito dinheiro em caixa você pode investir na empresa ou em ativos de renda fixa, que tragam um bom retorno financeiro.

 

Controlar o fluxo de caixa é fundamental para que a empresa obtenha lucros e evite gastos maiores do que pode arcar. Hoje existem softwares que fazem este controle, mas um ótimo recurso gratuito é o Excel, nele você pode fazer todo o controle independente do período. 

 

Nos conte nos comentários se já conhecia ou utiliza o Fluxo de Caixa. Vamos adorar saber 

 

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4523 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?