Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Você sabe o que é o Blockchain?

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Você sabe o que é o Blockchain?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 06 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Na prática ele funciona como um registro público de movimentações e transações financeiras, um banco de dados que armazena informações de forma segura e transparente. 

A cadeia de blocos é comumente utilizada para registrar informações de transações, inclusive de criptomoedas como a Bitcoin, uma das mais famosas e negociadas no mundo. 

De maneira geral, o que permite a circulação do Bitcoin na internet é a tecnologia do blockchain

É ele que permite que o sistema financeiro de criptomoedas seja seguro e transparente, possibilitando o crescimento de sua popularidade entre os investidores. 

Ninguém quer arriscar dinheiro em algo duvidoso, não é mesmo?  

Por isso, dentro do blockchain é possível fazer registro de transações financeiras de criptoativos.

Além de informações como registro de propriedade e outras ocorrências. Esse registro é imutável, o que deixa a transação mais segura e até mesmo auditável. 

As informações descritas no blockchain são detalhadas.  

Se você compra um Bitcon, por exemplo, o blockchain deixa registrado de quem você comprou, quando a transação foi feita, quantidade e todos os outros detalhes da negociação. 

Como o blockchain é formado por todos os computadores dentro da rede, sempre que alguma adição de informação é feita no livro registro, ela só é efetivada se todos aprovarem. 

Dentro do blockchain, o Bitcoin também serve como recompensa para computadores que conseguirem formar um bloco de transações validadas de acordo com as regras.  

Isso porque o Bitcoin é baseado em uma série de supercomputadores resolvendo problemas matemáticos como forma de garantir a compatibilidade entre os blocos que formam a blockchain.  

Os mineradores colocam essas super-máquinas para trabalhar incansavelmente até conseguir realizar essas operações matemáticas extremamente (e cada vez mais) difíceis com sucesso em troca, recebem um pagamento em Bitcoins.  

Esse processo recebe o nome de Proof of work.

Como essa é uma tarefa extremamente difícil, apenas computadores superpotentes são capazes de realizá-la. E assim é feita a mineração de Bitcoin no blockchain



avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1371 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?