Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Você precisa de férias!

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Você precisa de férias!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 19 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ficar parado para qualquer empresário pode parecer sinônimo de prejuízo, não é mesmo?


Então, falar em fechar seu salão, em dar férias aos profissionais e não atender a nenhum cliente, sem dúvida alguma pode assustar!


Mas saiba que o período de férias pode sim ajudar e muito no crescimento de sua empresa.

A primeira semana de Janeiro para o mercado da beleza, geralmente é uma semana de férias, de recarregar as baterias e se preparar para um novo ano.


Porém, observamos que em algumas regiões e em determinados públicos o mês de Janeiro é um mês de pouco movimento, de pouco faturamento.


Então, o que fazer?

Fazer o melhor com aquilo que temos nas mãos!


Não adianta nada reclamar, então vamos praticar a autorresponsabilidade que desenvolvemos com nossa Inteligência Emocional e vamos agir. Isso mesmo, planejar e agir.


O período de férias, ou como alguns preferem chamar - o período de recesso -, são momentos em que você gestor deve descansar, desligar um pouco, aproveitar momentos bons em família.


Você sabia que esses momentos de descanso podem ser altamente produtivos?


Exatamente, o descanso pode aumentar a sua criatividade e se tornar produtivo se você realmente souber aproveitar esses momentos.


Faça algo diferente da sua rotina. Faça uma caminhada, leia um livro, brinque com seu filho, vá jogar bola, comece um jardim ou uma horta.


Qualquer atividade que faça com que seu corpo trabalhe de forma diferente da rotina ativa também sua mente e a torna mais criativa e produtiva.


Mas não se limite apenas a esse período de férias. Incorpore esses novos hábitos ao seu dia a dia.


Sabe aquela frase que você já deve ter lido em algum lugar: Não espere o final de semana para ser feliz, seja feliz hoje!


Então, ela se refere exatamente a isso. Muitas vezes, esperamos o final de semana ou ao período de férias para fazermos algo prazeroso, que nos traga momentos felizes, quando na verdade podemos ser felizes todos os dias.


O que te faz feliz no período de férias? Tire um tempo para refletir!


Os primeiros dias do ano são os melhores momentos para essa reflexão. Preste atenção no que te fez feliz esses dias de folga. Quais foram os momentos em que você sorriu e o que te levou a isso.


Desenvolver a Inteligência Emocional é isso, aprender a se conhecer, a identificar quais são os gatilhos que nos trazem à tona emoções boas e ruins.


Então, o período de férias deve ser de reflexão.


O descanso é essencial para o corpo e para a mente. Então não se prive desse período e não prive sua equipe, você verá como voltarão renovados, com mais energia e garra.


Outro ponto importante a ser observado no período de férias é a manutenção da sua empresa. É claro que você como gestor, deve estar atento sempre à manutenção da estrutura e dos equipamentos.


Porém, se houver necessidade de algum reparo maior, de alguma reforma, esse é o período ideal, uma vez que habitualmente o movimento já é menor.


Mas lembre-se, você precisa comunicar essa ação à seus profissionais e clientes. É importante que todos saibam o cuidado que você tem com a estrutura que entrega para eles.


Com toda certeza, se você anuncia a reforma, os reparos ou qualquer novidade, isso gera expectativa e curiosidade. E pode ter certeza que tanto o cliente, quanto o profissional, se sentirão valorizados pois observam nesses detalhes o seu cuidado com o bem-estar e segurança de todos.


Então, mãos à obra aproveite o período de férias e dê um UP ao seu negócio.

Muitas vezes apenas uma pintura ou uma boa faxina com a mudança de alguns móveis de lugar já traz uma energia nova ao ambiente.


Mesmo com a volta às atividades na segunda ou na terceira semana de janeiro, eu sei que muitas empresas ainda não atingem o mesmo movimento habitual.


Então, esse período de férias (do seu cliente) também pode e deve ser produtivo para que você como gestor, se aproxime de sua equipe e faça com eles o planejamento.


Não tem como chegar a lugar algum sem um bom planejamento!

Esse é o momento ideal para isso.


O primeiro passo é você gestor fazer o planejamento de sua empresa. Avalie como foi o último ano, onde você errou e onde acertou. Olhe para a sua empresa e identifique quais são os pontos que podem ajudar ou atrapalhar essa trajetória.


Depois estabelece um ou dois objetivos. Lembre-se que objetivo é um sonho maior, um alvo que você quer alcançar.


Para alcançar cada um desses objetivos, você precisa de alguns passos. Esses passos são as metas. Estabeleça as metas e coloque-as em sua agenda.


Se você não fizer a gestão do seu tempo com foco nessas metas, dificilmente você irá alcançá-las.


Depois que você como empresa sabe onde quer chegar, precisa alinhar esses objetivos e metas com a sua equipe.


E esse é o momento onde você deve reunir-se individualmente com cada profissional. Essa reunião é muito importante, pois nela você terá a oportunidade de se aproximar do seu profissional, conhecer e entender quais são os sonhos dele e como os sonhos dele se encaixam nos sonhos da empresa.


É essencial para o sucesso de sua empresa que cada profissional consiga perceber que pode alcançar os seus objetivos dentro da empresa, que ele faz parte de uma engrenagem e irá contribuir para que a empresa também alcance os seus objetivos.


Aproveite o seu momento de férias e pense no seu planejamento. Já comece a pensar em quais são os seus sonhos, onde quer chegar nesse novo ano.


Quando voltar às suas atividades, invista um momento em escrever esses objetivos e traçar as metas para alcançá-los.


Estabeleça logo nas primeiras semanas do ano quais serão os horários em que você estará com cada profissional individualmente.


Invista esse tempo com cada um. Lembre-se que eles estão também voltando de férias, descansados e cheios de esperança no novo ano.


É o momento ideal para juntos, planejarem o caminho a seguir para conquistar tudo aquilo que são capazes.


E se precisar de ajuda, conte comigo!

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3847 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas