Ficar
parado para qualquer empresário pode parecer sinônimo de prejuízo, não é mesmo?
Então,
falar em fechar seu salão, em dar férias aos profissionais e não atender a
nenhum cliente, sem dúvida alguma pode assustar!
Mas
saiba que o período de férias pode sim ajudar e muito no crescimento de sua
empresa.
A
primeira semana de Janeiro para o mercado da beleza, geralmente é uma semana de
férias, de recarregar as baterias e se preparar para um novo ano.
Porém,
observamos que em algumas regiões e em determinados públicos o mês de
Janeiro é um mês de pouco movimento, de pouco faturamento.
Então,
o que fazer?
Fazer
o melhor com aquilo que temos nas mãos!
Não
adianta nada reclamar, então vamos praticar a autorresponsabilidade que
desenvolvemos com nossa Inteligência Emocional e vamos agir. Isso mesmo,
planejar e agir.
O
período de férias, ou como alguns preferem chamar - o período de recesso -, são
momentos em que você gestor deve descansar, desligar um pouco, aproveitar momentos
bons em família.
Você
sabia que esses momentos de descanso podem ser altamente produtivos?
Exatamente, o descanso pode aumentar a sua criatividade e se tornar produtivo se você realmente souber aproveitar esses momentos.
Faça
algo diferente da sua rotina. Faça uma caminhada, leia um livro, brinque com
seu filho, vá jogar bola, comece um jardim ou uma horta.
Qualquer
atividade que faça com que seu corpo trabalhe de forma diferente da rotina
ativa também sua mente e a torna mais criativa e produtiva.
Mas
não se limite apenas a esse período de férias. Incorpore esses novos hábitos ao
seu dia a dia.
Sabe aquela frase que você já deve ter lido em algum lugar: Não espere o final de semana para ser feliz, seja feliz hoje!
Então, ela se refere exatamente a isso. Muitas vezes, esperamos o final de semana ou ao período de férias para fazermos algo prazeroso, que nos traga momentos felizes, quando na verdade podemos ser felizes todos os dias.
O que te faz feliz no período de férias? Tire um tempo para refletir!
Os
primeiros dias do ano são os melhores momentos para essa reflexão. Preste
atenção no que te fez feliz esses dias de folga. Quais foram os momentos em que
você sorriu e o que te levou a isso.
Desenvolver
a Inteligência Emocional é isso, aprender a se conhecer, a identificar quais
são os gatilhos que nos trazem à tona emoções boas e ruins.
Então,
o período de férias deve ser de reflexão.
O
descanso é essencial para o corpo e para a mente. Então não se prive desse
período e não prive sua equipe, você verá como voltarão renovados, com mais
energia e garra.
Outro
ponto importante a ser observado no período de férias é a manutenção da sua
empresa. É claro que você como gestor, deve estar atento sempre à manutenção da
estrutura e dos equipamentos.
Porém,
se houver necessidade de algum reparo maior, de alguma reforma, esse é o
período ideal, uma vez que habitualmente o movimento já é menor.
Mas lembre-se,
você precisa comunicar essa ação à seus profissionais e clientes. É importante
que todos saibam o cuidado que você tem com a estrutura que entrega para eles.
Com
toda certeza, se você anuncia a reforma, os reparos ou qualquer novidade, isso
gera expectativa e curiosidade. E pode ter certeza que tanto o cliente, quanto
o profissional, se sentirão valorizados pois observam nesses detalhes o seu
cuidado com o bem-estar e segurança de todos.
Então,
mãos à obra aproveite o período de férias e dê um UP ao seu negócio.
Muitas
vezes apenas uma pintura ou uma boa faxina com a mudança de alguns móveis de
lugar já traz uma energia nova ao ambiente.
Mesmo
com a volta às atividades na segunda ou na terceira semana de janeiro, eu sei
que muitas empresas ainda não atingem o mesmo movimento habitual.
Então,
esse período de férias (do seu cliente) também pode e deve ser produtivo para
que você como gestor, se aproxime de sua equipe e faça com eles o planejamento.
Não
tem como chegar a lugar algum sem um bom planejamento!
Esse é o momento ideal para isso.
O
primeiro passo é você gestor fazer o planejamento de sua empresa. Avalie como
foi o último ano, onde você errou e onde acertou. Olhe para a sua empresa e
identifique quais são os pontos que podem ajudar ou atrapalhar essa trajetória.
Depois
estabelece um ou dois objetivos. Lembre-se que objetivo é um sonho maior, um
alvo que você quer alcançar.
Para
alcançar cada um desses objetivos, você precisa de alguns passos. Esses passos
são as metas. Estabeleça as metas e coloque-as em sua agenda.
Se
você não fizer a gestão do seu tempo com foco nessas metas, dificilmente você
irá alcançá-las.
Depois
que você como empresa sabe onde quer chegar, precisa alinhar esses objetivos e
metas com a sua equipe.
E
esse é o momento onde você deve reunir-se individualmente com cada
profissional. Essa reunião é muito importante, pois nela você terá a
oportunidade de se aproximar do seu profissional, conhecer e entender quais são
os sonhos dele e como os sonhos dele se encaixam nos sonhos da empresa.
É
essencial para o sucesso de sua empresa que cada profissional consiga perceber
que pode alcançar os seus objetivos dentro da empresa, que ele faz parte de uma
engrenagem e irá contribuir para que a empresa também alcance os seus
objetivos.
Aproveite o seu momento de férias e pense no seu planejamento. Já comece a pensar em quais são os seus sonhos, onde quer chegar nesse novo ano.
Quando voltar às suas atividades, invista um momento em escrever esses objetivos e traçar as metas para alcançá-los.
Estabeleça
logo nas primeiras semanas do ano quais serão os horários em que você estará
com cada profissional individualmente.
Invista esse tempo com cada um. Lembre-se que eles estão também voltando de férias, descansados e cheios de esperança no novo ano.
É
o momento ideal para juntos, planejarem o caminho a seguir para conquistar tudo
aquilo que são capazes.
E
se precisar de ajuda, conte comigo!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza