O número de desempregados vem crescendo no Brasil, principalmente por causa dos reflexos que a pandemia causou na economia. Muitos destes desempregados, devido a dificuldade de se recolocarem no mercado, pensam em Empreender como um plano B para terem uma fonte de renda.
Se você ou algum amigo pensa em empreender com base no contexto apresentado acima, mas não quer neste primeiro momento mergulhar em livros e cursos para estudar sobre o tema, se liga nas dicas básicas a seguir.
Antes de apresentar as dicas, é válido ressaltar que este conteúdo também é útil para quem deseja empreender por oportunidade e não por necessidade.
1ª Dica - Reflita sobre Você
Esta reflexão tem o objetivo de você fazer uma autoanálise em relação a formação acadêmica, experiência profissional, conhecimento, propósito, qualidades e pontos a melhorar.
O objetivo aqui é que você consiga enxergar em quais negócios você pode utilizar toda a sua bagagem, ou no mínimo boa parte dela.
2ª Dica - Estude o Mercado
É essencial que você faça uma pesquisa de mercado e identifique oportunidades de negócios, filtrando principalmente aquelas que mais fazem conexão contigo e, também, que tenham apresentem dados promissores para investir.
3ª Dica - Faça o que você AMA
Escolha Empreender em algo que você ama, que faça melhor que a maioria, que o mercado precise e que gere o retorno financeiro que você precisa e/ou deseja. A jornada empreendedora é cheia de desafios, escolher o que você ama aumentará sua resiliência.
4ª Dica - Inove em seu Modelo de Negócios
Dificilmente você conseguirá escolher um negócio em que não terá concorrência, então, inove em seu modelo de negócio e não seja apenas mais um no mercado. Se você não agregar valor, muito provavelmente, sua estratégia será baseada apenas em preço, porém, cliente que vem por preço pelo mesmo motivo te deixa.
5ª Dica - Busque Orientação
Busque orientação em entidades como o Sebrae e troque experiências com quem já empreende e, se possível, que tenham negócios na área que você pretende atuar. Empreender é uma aventura, mas não é para aventureiros, é necessário ter orientação e se capacitar.
6ª Dica - Planeje
Planeje e coloque tudo 'na ponta do lápis', isto é essencial para, por exemplo, conseguir verificar a viabilidade financeira do futuro negócio. Faça o Canvas e o Plano de Negócios do seu futuro empreendimento.
7ª Dica - Jornada Empreendedora
Empreender te dará grandes poderes, mas, trará também grandes responsabilidades.
Desenvolva-se para enfrentar a Jornada Empreendedora, afinal, é melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter uma do que ter uma e não estar preparado.
Quer saber mais sobre empreender para abrir um negócio, então leia meu outro artigo completo sobre o assunto, clique aqui!