Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Você ou algum amigo perdeu o emprego e pensa em Empreender? Se liga nas dicas!

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Você ou algum amigo perdeu o emprego e pensa em Empreender? Se liga nas dicas!
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O número de desempregados vem crescendo no Brasil, principalmente por causa dos reflexos que a pandemia causou na economia. Muitos destes desempregados, devido a dificuldade de se recolocarem no mercado, pensam em Empreender como um plano B para terem uma fonte de renda.

Se você ou algum amigo pensa em empreender com base no contexto apresentado acima, mas não quer neste primeiro momento mergulhar em livros e cursos para estudar sobre o tema, se liga nas dicas básicas a seguir.

Antes de apresentar as dicas, é válido ressaltar que este conteúdo também é útil para quem deseja empreender por oportunidade e não por necessidade.
 

1ª Dica - Reflita sobre Você

Esta reflexão tem o objetivo de você fazer uma autoanálise em relação a formação acadêmica, experiência profissional, conhecimento, propósito, qualidades e pontos a melhorar.

O objetivo aqui é que você consiga enxergar em quais negócios você pode utilizar toda a sua bagagem, ou no mínimo boa parte dela.
 

2ª Dica -  Estude o Mercado

É essencial que você faça uma pesquisa de mercado e identifique oportunidades de negócios, filtrando principalmente aquelas que mais fazem conexão contigo e, também, que tenham apresentem dados promissores para investir.
 

3ª Dica - Faça o que você AMA

Escolha Empreender em algo que você ama, que faça melhor que a maioria, que o mercado precise e que gere o retorno financeiro que você precisa e/ou deseja. A jornada empreendedora é cheia de desafios, escolher o que você ama aumentará sua resiliência.
 

4ª Dica - Inove em seu Modelo de Negócios

Dificilmente você conseguirá escolher um negócio em que não terá concorrência, então, inove em seu modelo de negócio e não seja apenas mais um no mercado. Se você não agregar valor, muito provavelmente, sua estratégia será baseada apenas em preço, porém, cliente que vem por preço pelo mesmo motivo te deixa.
 

5ª Dica - Busque Orientação

Busque orientação em entidades como o Sebrae e troque experiências com quem já empreende e, se possível, que tenham negócios na área que você pretende atuar. Empreender é uma aventura, mas não é para aventureiros, é necessário ter orientação e se capacitar.
 

6ª Dica - Planeje

Planeje e coloque tudo 'na ponta do lápis', isto é essencial para, por exemplo, conseguir verificar a viabilidade financeira do futuro negócio. Faça o Canvas e o Plano de Negócios do seu futuro empreendimento.
 

7ª Dica - Jornada Empreendedora

Empreender te dará grandes poderes, mas, trará também grandes responsabilidades.

Desenvolva-se para enfrentar a Jornada Empreendedora, afinal, é melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter uma do que ter uma e não estar preparado.

Quer saber mais sobre empreender para abrir um negócio, então leia meu outro artigo completo sobre o assunto, clique aqui!

Rafael de Souza
(InstagramLinkedin e Facebook)

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souza
Consultor, Produtor de Conteúdo e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5241 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?