Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Você já utiliza o PIX no seu negócio?

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Você já utiliza o PIX no seu negócio?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Depois de pouco mais de um ano em que o Pix foi lançado, podemos dizer que ele já faz parte do nosso dia a dia e, principalmente, dos empreendedores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 86% dos negócios já utilizam o Pix como método de pagamento, tendo como público fiel os comerciantes que adotaram essa prática. 


O Pix como método de pagamento já é tão querido que, atualmente, possui o título de 3º método de pagamento preferido dos consumidores, perdendo apenas para o dinheiro em espécie e para o cartão de débito. 


Sua popularidade também se deve à facilidade de pagamento. Pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, são os principais beneficiados, já que as transações acontecem sem nenhum tipo de custo. Outros modelos de empresas também possuem direito garantido ao Pix, no entanto, é possível que as instituições realizem pequenas cobranças pelas transações.



Quais são as vantagens de utilizar o Pix como método de pagamento em seu negócio?

Para os empreendedores que ainda possuem dúvidas sobre os benefícios deste método de pagamento, elencamos as principais vantagens para negócios. Confira a seguir!

Pagamentos e recebimentos instantâneos: 


O cliente pode cadastrar a chave Pix com CNPJ da empresa, usar o número do telefone, e-mail, CPF ou criar uma chave. Existe até mesmo a possibilidade de leitura do QR Code ou dados da conta. Para os casos de QR Code existem duas possibilidades:


  • QR Code estático: ideal para recebimentos simples. Recomendado para profissionais liberais e micro e pequenas empresas, já que não exige que se especifique um valor. A pessoa fará a leitura do QR Code e colocará o valor que deseja transferir.

  • QR Code dinâmico: ideal para recebimentos mais complexos que possam demandar integração de sistemas e automatização, por exemplo. Nessa modalidade é obrigatório incluir o valor da transação.

Para usar o Pix como meio de pagamento na sua empresa, basta informar à seus clientes seu QR Code, seja de forma digital, impressa ou até mesmo em um aviso sinalizador, por exemplo ou seua chave PIX.

Uma das outras grandes vantagens do PIX para empresas é a disponibilidade imediata dos valores.


Quando se recebe um pagamento via cartão, por exemplo, além das taxas envolvidas, muitas vezes o dinheiro demora de 1 a 31 dias para a empresa receber. Via boleto, também há um prazo de até 3 dias para recebimento. No PIX, todo recebimento é imediato.


Dessa forma, para o empreendedor, o PIX se torna uma forma mais ágil para receber pagamentos e melhora o processo de cobrança.


Transferências entre pessoas: 


Pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico; pagamento de prestadores de serviços; pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores; recolhimento de receitas de Órgãos Públicos, pagamento de cobranças; pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água; e recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social;



Facilidade de gestão do fluxo de caixa: 

O empreendedor pode utilizar-se das informações de recebimentos pelo Pix para melhorar a visibilidade e a previsão do caixa, ao mesmo tempo que ajuda a gerenciar o risco. Também pode auxiliar as empresas a cortarem custos, reduzindo a sua dependência de serviços de pagamento eletrônico mais caros, como DOC e TED;



Mais segurança: 


O Pix também reduz parte do risco associado às vendas, especialmente para as empresas que negociam direto com o consumidor final. Como os pagamentos são imediatos, é possível reduzir os riscos de fraude;



Vantagem competitiva: 


Pagamentos instantâneos podem permitir às empresas ganharem vantagem competitiva no mercado e conveniência para pagamento, seja por QR Code ou Chave Pix.


Podemos observar que o PIX e sua tecnologia vieram pra ficar e só trazem vantagens para sua empresa, além, claro, de oferecer mais praticidade ao cliente, com uma forma mais prática de pagamento.

Se você ainda não utiliza as soluções de PIX em sua empresa, pode estar desperdiçando uma boa tecnologia. Se já a usa, está em linha com o que há de mais atual em meios de pagamentos no Brasil!

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você.

Um abraço

Demétrio

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?