Água
- Instale nos sanitários descarga de duplo acionamento, a economia de água pode chegar a 60%.
- Nas torneiras de lavagem das mãos (banheiro), na cozinha para lavagem alimentos e de louça instale um arejador que reduz o fluxo de água em cerca de 60%.
- Considere adquirir uma lava louças profissional pois a economia de água em comparação com a lavagem manual pode chegar a 90%. Temos aqui uma adição de custo de energia elétrica, porém, economizamos em mão de obra.
- Procure captar água da chuva para uso na lavagem do chão e outros. Você economiza e melhora a imagem do seu negócio.
Energia
- O descongelamento dos freezers e refrigeradores devem ser periódicos, bem como a verificação das borrachas de vedação. Para garantia da qualidade dos alimentos, faça o controle de temperatura.
- A manutenção dos condicionadores de ar deve estar em dia, pois os filtros sujos forçam a máquina fazendo que seu consumo seja maior.
- Preste atenção nos ambientes, portas e janelas devem estar fechadas, não havendo possibilidade, instale cortinas de ar.
- Sensores de movimento são uma boa alternativa para ligar iluminação dos banheiros, corredores poucos utilizados, etc.
- Procure usar iluminação e ventilação natural.
- Considere o investimento em placas fotovoltaicas.
Matéria Prima
- No estoque onde os alimentos são armazenados, utilize o método Primeiro que entra Primeiro que sai. Deixe na frente os produtos que chegaram há mais tempo e estão com prazo de validade mais curto. Identifique os produtos que estão próximos do fim do prazo de validade, procure utilizá-los ou lançar promoções.
- Escolha bem seus fornecedores, atenção especial na compra e recebimento de frutas, legumes, verduras e hortaliças. Faça a checagem do frescor, qualidade e inclusive peso desses itens, Tenha esse processo como padrão.
Resíduos
- Crie um processo para controle de sobra dos alimentos e registre diariamente. Assim, você consegue avaliar o motivo e tomar decisões. Por ex.: Se o desperdício de arroz é grande, pode ser que o porcionamento precise de ajustes.
- Criar e utilizar as fichas técnicas, isso garante a qualidade e padrão do que você oferece. Garanta também que seu produto siga o mesmo padrão de custos (porcionamento).
- Crie receitas a partir de partes de alimentos que seriam descartados: Pontas da peça de presunto (alimentos bons que fogem do padrão do prato) pode virar um ótimo patê de entrada.
Pessoas:
- Você já calculou quanto fatura por funcionário? Este número é bem importante para uma análise inicial da sua produtividade.
- Outro ponto é onde está seu maior percentual de vendas? Revenda de produtos? Delivery? Pratos executivos? Lanches? Drinks? Avalie se não precisa aumentar ou reduzir alguns desses itens.
- Não se esqueça de capacitar e manter sua equipe alinhada a seu propósito, são pessoas que operam todos esses recursos. Todos devem estar sensibilizados e alinhados com esta campanha.
- Ah..., seu cliente também deve estar informado, no banheiro para economia de água, papel, etc. Hoje as pessoas aceitam muito bem esse tipo de comunicação.
Não se esqueça de comunicar a eles todas as ações que seu bar/restaurante está fazendo e que impactam menos o meio ambiente, utilize suas redes sociais!