Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCompras Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Você já ouviu falar em pregão negativo ou pregão invertido?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Você já ouviu falar em pregão negativo ou pregão invertido?
Criado em 29 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae.

Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.

Vamos falar com você, comprador, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, você já ouviu falar em pregão negativo ou pregão invertido?

Então vamos lá!

O pregão negativo (pregão invertido) é utilizado nos casos em que o critério de julgamento é maior lance ou maior desconto.

Possuem essa nomenclatura, visto que invertem a lógica tradicional da modalidade, pois é a busca por lances cada vez menores ao longo da sessão pública.

O professor Joel de Menezes Niebuhr esclarece que pregão negativo é aquele em que a disputa alcança ou parte do preço zero, dispondo-se os licitantes a pagarem para a Administração Pública pela execução do contrato. Sucede que, quando a Administração deixa de pagar e passa a receber, o que interessa a ela já não é mais o menor preço, e sim o maior lance ou oferta.

Alguns exemplos são:

  1. Contratação do serviço de gerenciamento de folhas de pagamento;
  2. Fornecimento de vale-refeição;
  3. Concessão remunerada de uso de bem público.

Esses são casos em que a Administração fixa critérios no qual ganha o licitante que ofertar o maior valor, ou seja, pagar mais.

A lei nº 10.520/02 e também o Decreto nº 10.024/19 tratam os critérios do pregão em menor preço e maior desconto, porém, conforme entendimento do Tribunal de Contas, inclusive através do Acórdão 478/2016 TCU - Plenário, o qual dispõe que a licitação na modalidade pregão, com critério de julgamento na maior oferta, não constitui utilização de critério de julgamento não previsto por lei, mas, sim, a utilização do critério legalmente estabelecido e plenamente adequado ao objeto do certame, com a utilização do instrumento legal mais especialmente pertinente para os objetivos da Administração.

Sendo por tanto, possível utilizar o pregão negativo ou invertido desde que fixadas as regras no instrumento convocatório.

Conforme professor Joel Niebuhr:

A Administração Pública padece porque não incentiva a criatividade, a busca de soluções que satisfaçam o interesse público. É preciso fomentar a criatividade, tudo sempre com amparo na ordem jurídica. O pregão negativo é exemplo disto, de ousadia, de criatividade, visando o melhor para a Administração Pública, sem violentar qualquer princípio jurídico.

 

É necessário que por vezes, a Administração ouse e inove, desde que deixe as regras claras no instrumento convocatório, e o faça dentro do que a legislação permite.

 

Gostou do assunto? 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  

Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.

Te encontro no próximo post.

 

A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia? Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

 

 

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Compras Públicas
Compras Públicas
people 439 participantes
Muitos técnicos da área de licitações entendem que as Compras Públicas é uma temática complexa do direito administrativo. Temos que entender a origem dessa complexidade, e também o modelo mental capaz de lidar com as variáveis das ações que podem mudar e clarear os meandros jurídicos. Essa é a proposta da Comunidade Sebrae de Compras Públicas. As lentes acuradas e oportunizadas pela governança pública, podem fazer das Compras Públicas um instrumento de fomento e execução de politicas Publicas do Estado no desenvolvimento local dos municípios.
fixo
Em alta
A matriz de risco nos processos licitatório, de acordo com a Nova Lei de Licitações
16 dez. 2021A matriz de risco nos processos licitatório, de acordo com a Nova Lei de Licitações
Fomenta Paraná - Ferramenta para acesso a mercados qualificado.
12 jul. 2022Fomenta Paraná - Ferramenta para acesso a mercados qualificado.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?