Vivemos em um mundo de extrema competitividade, e contar com a inovação, é saber que o nível de originalidade deverá ser alto. Será que apresentar novas ideias tem sido suficiente? Já te antecipo que nem sempre!
Uma empresa para driblar a concorrência, atingir diferentes públicos, trazer novas e boas experiências aos usuários, precisa ir além.
Será que a inovação não se trata de transformar o que já existe em algo ainda melhor?
Pensando nisso e trazendo várias reflexões a você empresário, te convido a ficar por dentro de 04 tipos de inovação, que talvez façam sentido ao seu negócio. Vamos lá!
1- Inovação em produtos e serviços: já tem um produto e serviço que faz sucesso e é campeão de vendas? Ótimo! Mas porque não melhorá-lo e renová-lo. Um belo exemplo que posso destacar aqui, são os aparelhos eletrônicos, modernos, tecnológicos, atendem a necessidade de vários públicos, mas trazem sempre atualizações no sistema ou software para tornar a experiência de seus usuários ainda mais vantajosa.
2- Inovação em marketing: focar no crescimento de suas vendas é um dos passos mais importantes para alavancar seu negócio. Mas antes de tudo, é preciso pensar em estratégias simples, como dar aquele "up" à sua marca ou produto. Às vezes a captação de novos consumidores começa pelo sucesso de marketing que teve sua marca ou produto, quando resolveu inovar.
3- Inovação organizacional: por aqui as ideias e inovações são trazidas pelas equipes, onde podem dar suas opiniões e debater sobre os pontos fortes e fracos da empresa, formando um ambiente de trabalho confortável e amplamente inovador.
4- Inovação de processos: você com certeza já ouviu falar de alguma empresa ou marca famosa, que passou a fazer sucesso depois de ter fracassado, certo? Pois bem, neste processo de inovação é possível trazer boas ideias e aperfeiçoamentos de produtos após várias tentativas e erros, e fazer dar certo! Desse modo, aprimorar e investir em melhorias para seu produto é a melhor solução para atender as necessidades do consumidor.
Parece complicado, mas não é!
Trazer a inovação para dentro do seu negócio, melhorar e aprimorar produtos, a fim de tornar a experiência do consumidor melhor, é sem dúvida o melhor passo para alavancar suas vendas, ter um maior crescimento e comprometimento com seu público, sem contar na lucratividade e na garantia de reposicionamento da marca da empresa.
Os ambientes de inovação da sua empresa estão buscando problemas e demandas para solucionar???