Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Você já analisou o impacto das mudanças de gerações em nossa sociedade?

avatar NADIA CRISTINA BENITEZ
Nadia Cristina Benitezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Você já analisou o impacto das mudanças de gerações em nossa sociedade?
Criado em 08 JUL. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ser líder hoje não é mais uma questão de necessidade, mas de saber onde você quer chegar  em sua carreira e em sua vida. Claro que ainda é possível encontrar lideranças com perfil rígido e pouca empatia, contudo, é fácil de perceber que trata-se, em grande parte, da geração Baby Boomer, pessoas mais sistemáticas, com uma visão fechada, aversão às mudanças, que valorizam a propriedade e a estabilidade financeira.

Essa geração está em vias de se aposentar, mas em empresas familiares eles acabam sendo prata da casa, pessoas que gostam de ter o controle nas mãos e que acreditam que sendo dessa forma estão ensinando as próximas gerações como construir patrimônio e se dar  bem na vida. 

Tendo posto, há uma análise muito interessante a ser feita, os filhos de Baby Boomers são a geração intitulada X, que compreende o período de 1960 a 1980. E um dado que se destaca  é que hoje 26% da população brasileira está enquadrada dentro desta geração. Isso pode ter  algum impacto na economia, pois as pessoas dessa geração são leais, dedicadas e experientes, dando um grande valor ao trabalho e às metas da empresa. Essa geração provavelmente será aquela que cuidará com zelo e respeito o patrimônio dos Boomers. 

Em contrapartida, pais da Geração X estão criando filhos da Geração Y, conhecida também pelo nome de Geração do Milênio, é constituída por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995, tendo a geração Z (1995 e 2010), que é a geração considerada nativos digitais como sucessora, que em muitos casos esses mesmos pais que estão criando a Geração Y podem ter filhos em idade mais avançada, e se deparar com outra Geração totalmente diversa.

A Geração Z é conhecida por sua extrema conexão com a tecnologia, são indivíduos que não viveram nem um ano de suas vidas sem internet e foram desde cedo expostos às redes sociais e à cultura pop. 

Quando vemos um Boomer falando das novas gerações, chega a ser realmente engraçado o tom de pessimismo que envolve a visão do futuro pelas mudanças nas crenças, apegos, gestão do tempo, visão empreendedora e processos mentais de forma geral, eles parecem não acreditar que será possível que esses jovens libertinos  irão dar conta de cuidar das empresas, criar filhos, governar o País, sem pôr a perder tudo o que eles construíram. 

Fato é que, o tempo entre uma geração e outra está cada vez mais curto, o que nos impõe grandes desafios, visto que a Geração X irá permanecer por longo tempo tendo que se adaptar à essas mudanças, pois irá presenciar o crescimento e avanço da sociedade em concomitância com as Gerações Y, Z e as vindouras. 

Algumas correntes de estudos sobre as gerações podem divulgar datas distintas, todavia, levo em consideração a descrição abaixo:

Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos).

Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos).

Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos).

Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos).

Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos).

 

Nadia Cristina Benitez 

avatar NADIA CRISTINA BENITEZ
Nadia Cristina Benitez
Sou uma empreendedora do Oeste do Paraná que desenvolveu uma metodologia para ativar o cérebro no novo milénio. Nesse mundo onde tudo está sendo construído visando nos acomodar, notei a necessidade de exercitar o cérebro para ele não ficar obsoleto!favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4646 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?