Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

VOCÊ ESTÁ BUSCANDO SER UM LÍDER PERFEITO?

avatar DOUGLAS BURTET
Douglas Burtetfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
VOCÊ ESTÁ BUSCANDO SER UM LÍDER PERFEITO?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 13 NOV. 2018
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você não encontrará A LIDERANÇA PERFEITA, o relacionamento perfeito, um trabalho 100% satisfatório, uma vida sem frustrações.

As marcas que a vida lhe proporcionou fazem que você seja quem você é. As suas escolhas erradas lhe deram experiência. As suas escolhas certas lhe deram autoconfiança.

O shogun Ashikaga Yoshimasa enviou para a China uma tigela chinesa quebrada para que fosse restaurada. Mas o reparo voltou tão feio que ele pediu que os artesãos japoneses refizessem o conserto de forma mais estética.

Os artesãos fizeram o reparo usando uma emenda de ouro (Kintsugi). Na cultura japonesa, as peças com esta reparação usualmente são mais valorizadas que as que estão intactas. Kintsugi pode se relacionar com a filosofia de não importância (mushin) que engloba os conceitos de não-apego, aceitação da mudança e destino como aspectos da vida humana. E da filosofia wabi-sabi com aceitação do imperfeito ou defeituoso.

Suas rachaduras, seus traumas, as marcas que a vida lhe proporcionou definem muito de sua estética pessoal e de seu estilo de liderança. Você não é perfeitamente imaculado.

Seu desafio é usar os pequenos e grandes erros que cometeu como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Eles se transformam nas emendas de ouro que lhe proporcionam uma beleza única: Você.

Nossa época idolatra a jovialidade, a perfeição e o novo. A arte kintsugi lhe recorda uma sabedoria ancestral e aplicável em sua vida: o cuidado e o esmero investido em uma tigela de chá quebrada devem lhe dar a confiança para respeitar o que está danificado e marcado, vulnerável e imperfeito. Iniciando por você mesmo e por aqueles que lhe rodeiam.

O mundo quebra todos, e depois, muitos são mais fortes nos locais quebrados. Ernest Hemingway

avatar DOUGLAS BURTET
Douglas Burtet
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4645 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?