Você não encontrará A LIDERANÇA PERFEITA, o relacionamento perfeito, um trabalho 100% satisfatório, uma vida sem frustrações.
As marcas que a vida lhe proporcionou fazem que você seja quem você é. As suas escolhas erradas lhe deram experiência. As suas escolhas certas lhe deram autoconfiança.
O shogun Ashikaga Yoshimasa enviou para a China uma tigela chinesa quebrada para que fosse restaurada. Mas o reparo voltou tão feio que ele pediu que os artesãos japoneses refizessem o conserto de forma mais estética.
Os artesãos fizeram o reparo usando uma emenda de ouro (Kintsugi). Na cultura japonesa, as peças com esta reparação usualmente são mais valorizadas que as que estão intactas. Kintsugi pode se relacionar com a filosofia de não importância (mushin) que engloba os conceitos de não-apego, aceitação da mudança e destino como aspectos da vida humana. E da filosofia wabi-sabi com aceitação do imperfeito ou defeituoso.
Suas rachaduras, seus traumas, as marcas que a vida lhe proporcionou definem muito de sua estética pessoal e de seu estilo de liderança. Você não é perfeitamente imaculado.
Seu desafio é usar os pequenos e grandes erros que cometeu como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal. Eles se transformam nas emendas de ouro que lhe proporcionam uma beleza única: Você.
Nossa época idolatra a jovialidade, a perfeição e o novo. A arte kintsugi lhe recorda uma sabedoria ancestral e aplicável em sua vida: o cuidado e o esmero investido em uma tigela de chá quebrada devem lhe dar a confiança para respeitar o que está danificado e marcado, vulnerável e imperfeito. Iniciando por você mesmo e por aqueles que lhe rodeiam.
O mundo quebra todos, e depois, muitos são mais fortes nos locais quebrados. Ernest Hemingway