Mas o que realmente é um planejamento estratégico? O planejamento estratégico corresponde a uma das etapas da gestão do seu negócio. É fazendo um bom planejamento que podemos estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, conseguindo organizar e direcionar as tarefas, tornando muito mais simples todo o processo dentro da empresa. No planejamento estratégico definimos as prioridades, concentramos energia e recursos e fortalecemos operações. Ele representa um processo eficaz que vai te ajudar a entender o cenário e quais as ações necessárias para chegar onde deseja. Pode ser demorado, mas vai ser muito vantajoso para todos, conheça abaixo alguns benefícios: Alinhamento da comunicação: veja todos os pontos de vista e converse sobre o planejamento com seus funcionários; Minimizar os riscos: depois de identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, você enxerga o que sua empresa faz bem e as áreas em que ainda precisa melhorar; Aumentar a produtividade: ao envolver todos no planejamento, eles recebem um senso de responsabilidade que pode ajudar a aumentar a produtividade. Ferramentas para o planejamento estratégico: Balanced scorecard (BSC): É um sistema de suporte à tomada de decisão e de auxílio à gestão estratégica. O objetivo da ferramenta é materializar os objetivos das empresas como, por exemplo, ser líder de mercado, e para isso, é necessário fazer análises mais profundas do negócio e olhar a empresa de forma mais estratégica. Ou seja, você terá um diagnóstico importante e completo para tomar decisões. Método SWOT: É essencial verificar quais são os pontos fortes e de melhoria, e o método swot vai te ajudar nisso. Ele é formado por quatro quadrantes, nos quais analisamos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, é possível fazer o planejamento estratégico do negócio. Quer saber mais sobre o método SWOT e como aplicá-lo? Vem conferir esse vídeo sobre essa ferramenta essencial: AQUI Planejamento estratégico de marketing: As suas estratégias na área de marketing também são muito importantes para compor o seu planejamento estratégico, mas sempre deve estar alinhado aos objetivos macro da empresa que você já definiu com as ferramentas anteriores. E para criar seu planejamento, você deve conhecer bem o mercado, seus clientes e concorrentes. Passos para criar seu planejamento de marketing: Analise o mercado que seu negócio está inserido; Conheça bem seu público-alvo; Conheça e analise a sua concorrência; Defina quais são seus principais objetivos; Defina as melhores estratégias para alcançar os objetivos; Faça um Brainstorm com sua equipe; Crie um calendário para as ações de Marketing; Aproveite as sazonalidades, e fique atento às oportunidades; Estipule o orçamento para as ações; Monitore o comportamento dos clientes; Monitore o desempenho de todas as ações executadas; Kit de Planejamento estratégico 2022: Já pensou em quão prático seria ter um kit de planejamento prontinho pra você? A vhsys montou um kit mega especial para ajudar o seu planejamento estratégico com materiais totalmente gratuitos pra você! Nele você vai ter: Análise SWOT; Definição de metas; Criação de personas; Cronogramas; E muito mais Vem saber mais e baixar o seu kit de planejamento estratégico 2022 . Na prática: Depois de todo esse planejamento, vamos colocá-lo em prática? Para isso você pode criar um calendário e um plano de ação para deixar tudo bem organizado e é muito importante ficar atento às datas e prazos estipulados. Conforme os objetivos forem sendo concluídos é essencial avaliar os resultados caso algo precise de ajustes. Vem conferir esse vídeo para saber mais sobre o planejamento estratégico! Curtiu o conteúdo? Comenta e compartilha sobre! :)