O turismo tradicional precisou se reinventar para atender as novas necessidades dos consumidores. As novas tecnologias e os fatores biológicos que se desenvolveram, caso da COVID-19, obrigaram os atores a se adaptarem. Alguns deles conseguiram isso de maneira orgânica, pois já estavam alinhados as tendências que diziam que a experiência do consumidor estava se tornando cada vez mais importante no negócio. Porém, boa parte teve que se inovar de maneira rápida e forçada. Assim, tiveram que buscar conhecimento e inserir estratégias para se adaptarem ao mercado atual. No contexto atual do turismo, que está cada vez mais regionalizado, os consumidores estão buscando elementos que marquem suas vidas. A pandemia fez que com as pessoas se enclausurassem em suas residências, principalmente por medidas sanitárias. Com a retomada das atividades, a maior procura está em vivências únicas. As vivências ainda atuam em outras frentes motivacionais: aguçam o sentimento nostálgico daqueles que já vivenciaram algo similar em tempos anteriores, seja na família ou no trabalho, e também, servem como fator educacional para as novas gerações, que ainda não tiveram tal experiência em sua vida. Essa tendência é interessante, pois pode ser feita em qualquer lugar ou empreendimento, basta criatividade e vontade de mudança. Se você tem algum tipo de cultivo em seu empreendimento (morangos, uvas, camomila, girassol, trigo etc.), aproveite para inserir o seu cliente nela, proporcionando que ele participe da colheita, produção, beneficiamento ou outra parte do processo. Você também pode servir um café ou almoço no meio da plantação. Outra possibilidade é inserir os clientes na propriedade, incentivando que passem o dia nela. Para tanto, podem ser criadas trilhas, instalados equipamentos como balanços, ou ainda, criar espaços instagramáveis, motivando as fotos. Aproveitar o espaço para criação de cenários, além de criar uma memória no cliente, ainda possibilita aumentar o engajamento nas redes sociais. Importante frisar que é essencial que os empreendimento olhem com cuidado para seus negócios, e busquem aproveitar o espaço já existente para novos usos. Inserir experiências no seu negócios não necessariamente demanda altos investimentos financeiros. Em muitos casos, trazer a tona características pré-existentes, como histórias, memórias, objetos entre outros elementos pode ser o gatilho para a inserção de novas experiências no empreendimento. E você, tem buscado essas vivências para o seu negócio de Turismo?