Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Vivências como diferencial no turismo

avatar NICOLAS NERING
Nicolas Neringfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Vivências como diferencial no turismo
Criado em 29 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O turismo tradicional precisou se reinventar para atender as novas necessidades dos consumidores. As novas tecnologias e os fatores biológicos que se desenvolveram, caso da COVID-19, obrigaram os atores a se adaptarem


Alguns deles conseguiram isso de maneira orgânica, pois já estavam alinhados as tendências que diziam que a experiência do consumidor estava se tornando cada vez mais importante no negócio. Porém, boa parte teve que se inovar de maneira rápida e forçada. Assim, tiveram que buscar conhecimento e inserir estratégias para se adaptarem ao mercado atual.


No contexto atual do turismo, que está cada vez mais regionalizado, os consumidores estão buscando elementos que marquem suas vidas.  A pandemia fez que com as pessoas se enclausurassem em suas residências, principalmente por medidas sanitárias. Com a retomada das atividades, a maior procura está em vivências únicas. 


As vivências ainda atuam em outras frentes motivacionais: aguçam o sentimento nostálgico daqueles que já vivenciaram algo similar em tempos anteriores, seja na família ou no trabalho, e também, servem como fator educacional para as novas gerações, que ainda não tiveram tal experiência em sua vida.


Essa tendência é interessante, pois pode ser feita em qualquer lugar ou empreendimento, basta criatividade e vontade de mudança.


Se você tem algum tipo de cultivo em seu empreendimento (morangos, uvas, camomila, girassol, trigo etc.), aproveite para inserir o seu cliente nela, proporcionando que ele participe da colheita, produção, beneficiamento ou outra parte do processo. Você também pode servir um café ou almoço no meio da plantação.


Outra possibilidade é inserir os clientes na propriedade, incentivando que passem o dia nela. Para tanto, podem ser criadas trilhas, instalados equipamentos como balanços, ou ainda, criar espaços instagramáveis, motivando as fotos. Aproveitar o espaço para criação de cenários, além de criar uma memória no cliente, ainda possibilita aumentar o engajamento nas redes sociais.


Importante frisar que é essencial que os empreendimento olhem com cuidado para seus negócios, e busquem aproveitar o espaço já existente para novos usos.


Inserir experiências no seu negócios não necessariamente demanda altos investimentos financeiros.


Em muitos casos, trazer a tona características pré-existentes, como histórias, memórias, objetos entre outros elementos pode ser o gatilho para a inserção de novas experiências no empreendimento.


E você, tem buscado essas vivências para o seu negócio de Turismo?

avatar NICOLAS NERING
Nicolas Nering
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?