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Vitrine "Compre junto" com inteligência artificial: por que usar no e-commerce

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Vitrine "Compre junto" com inteligência artificial: por que usar no e-commerce
Criado em 22 NOV. 2021
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inteligência artificial (IA) não é mais coisa do futuro. Pelo contrário, tem sido cada vez mais utilizada, otimizando e dando maior assertividade para os processos.


No e-commerce, ela já é usada para automatizar a sugestão de produtos complementares ao que o usuário está buscando, técnica conhecida como "compre junto", compra casada ou cross selling e up selling. Para saber por que usar a "Compre junto" com inteligência artificial, continue a leitura! 

 

"Compre junto": o que é?


Antes de tudo, vamos entender o que é a "Compre junto". Trata-se de uma estratégia bastante utilizada em vendas, ela consiste em oferecer um produto, ou mais, complementar ao que o cliente estava buscando inicialmente. 


No e-commerce, geralmente aparece quando o usuário clica em algum produto. Por exemplo, se ele está vendo uma saia jeans, a "Compre junto" pode aparecer logo abaixo, sugerindo que ele compre um cinto e/ou uma blusa em conjunto com a saia. 

 

Como a "Compre junto" deve ser


É importante que a sugestão seja de um produto de categoria diferente do que o que ele já escolheu, pois o objetivo é que ele compre um item a mais e não que fique em dúvida sobre qual levar. Outro cuidado importante é que o item sugerido tenha a ver com o produto que o cliente está buscando, para que essa sugestão não seja inconveniente e tenha mais chances de ser aceita. 


Oferecer descontos na compra casada também é uma prática muito comum nessa estratégia, porque gera um sentimento de urgência e facilita a compra, já que o cliente sente que não pode perder a oportunidade de levar os itens em conjunto. 

 

O que traz


Algumas vantagens de incentivar a compra casada são: lucratividadegiro do estoque; e aumento da relevância do site, já que quando o cliente clica na "Compre junto", ele é direcionado para uma outra página, o que fortalece o link building interno.

 

Dificuldades


Praticamente todas as plataformas de e-commerce oferecem essa funcionalidade para as lojas virtuais. Trata-se de uma estratégia bastante tradicional e que realmente funciona. 


Mas muitos varejistas acabam não utilizando essa ferramenta, porque para que ela comece a rodar, é necessário cadastrar e configurar produto por produto e escolher cada uma das combinações. Tudo deve ser feito manualmente, inclusive as manutenções. Isso leva tempo e exige investimento em mão de obra, já que é preciso contar com profissionais com conhecimento específico sobre combinações de produtos.

 

"Compre junto" com inteligência artificial


A "Compre junto" com inteligência artificial é totalmente automatizada. Isso significa que todo o processo da compra casada é feito de forma automática, sem precisar que um profissional configure e cadastre item por item, pois a IA faz isso sozinha. 

 

Vantagens e soluções 


Funcionamento contínuo

Se um dos produtos cadastrados para sugestão acaba, a "Compre junto" convencional fica inativa até que o item seja reposto no estoque


Com a inteligência artificial, isso não acontece. Quando um produto está esgotado, a IA identifica essa informação e sugere outro em seu lugar, então a sugestão da compra conjunta continua funcionando normalmente. 

 

O próprio cliente faz as combinações 


Outra vantagem é que, para cada produto escolhido, a inteligência artificial sugere 3 ou 4 produtos para a combinação dentro de cada posição. Ou seja, não há uma combinação fixa, o próprio cliente pode alterar as combinações de acordo com o que tem mais interesse. 


Por exemplo, na primeira imagem, o cliente está buscando uma camiseta e, na "Compre junto", são sugeridas duas placas.



 

Mas, como mostra a imagem seguinte, ele tem a opção de clicar no ícone com setas e alterar a combinação, escolhendo, nesse caso, o jogo e o boneco em lugar das placas. 

 

O cliente ajusta quantos itens quer na "Compre junto"


Por outro lado, se o cliente opta por não levar mais nenhum item além da camiseta, ou se opta por levar apenas um e outro não, ele mesmo pode regular isso e a quantidade de itens; e o valor total aparecerá do lado direito. 


Na imagem abaixo, por exemplo, a consumidora está buscando uma regata esportiva e são sugeridos para ela uma bermuda e um top. Mas, se por acaso, ela se interessa pela bermuda, mas não pelo top, basta clicar na lixeirinha e descartar o top.


 


Já pensou na lucratividade e economia de tempo e dinheiro que o varejista vai ter ao levar essa tecnologia para a loja virtual? 


Leia também: Conheça as vitrines autônomas: a nova tendência no comércio eletrônico.

 

Um abraço,


Rodrigo Schiavini.

 


 

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Rodrigo Schiavini
Fundador e diretor de negócios da SmartHint. Diretor regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.favorite_outline Seguir Perfil
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