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Visual Merchandising: o que é e para que serve?

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Visual Merchandising: o que é e para que serve?
Criado em 29 SET. 2022
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Qualquer pessoa que já tenha entrado em uma loja de varejo já viu o visual merchandising em ação. O visual merchandising é uma prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas.


Objetivos do visual merchandising



Existem três objetivos principais para o visual merchandising. O primeiro se concentra em atrair clientes para a marca ou produtos. Os clientes precisam estar cientes da marca e de seus produtos para que a empresa gere lucros. O objetivo de criar displays que atraiam os clientes é gerar interesse por esses produtos.


Depois de ser eficaz em chamar a atenção dos clientes, o objetivo é aumentar as vendas. Ao exibir os produtos de uma maneira que atraia os clientes, as vendas podem aumentar como resultado. Se os itens não tivessem sido exibidos, o cliente poderia não ter feito a compra porque não conhecia o produto.


À medida que as vendas começam a aumentar, outro objetivo que se torna tão importante quanto os dois primeiros é melhorar a experiência do cliente para retê-lo. Concentrar-se na imagem da marca e permanecer consistente criará uma base de clientes leais. Esses consumidores se tornam clientes recorrentes se ressoarem com a imagem da marca e se interessarem pelo estilo geral da empresa.


Como fazer  visual merchandising de forma eficaz


As técnicas específicas que você utiliza para  visual merchandising são importantes, mas é crucial não perder de vista sua estratégia geral de merchandising. Aqui estão algumas dicas para utilizar a técnica de forma eficaz.


Entenda bem seu cliente



Criar um merchandising visual eficaz não é apenas uma questão de criar uma marca visual atraente e fazer displays que chamem a atenção. Como você apresenta seus produtos também deve ser informado pelo que é importante para seus clientes.


Seus clientes estão procurando por um grande valor por meio de preços baixos? Eles estão procurando o sentimento de luxo e diferenciação? Estão tentando se manter na vanguarda das últimas tendências da moda?


Sua estratégia de merchandising deve levar tudo isso em consideração ao planejar a exibição visual de suas lojas e canais digitais.


Conte uma história



Os clientes tomam decisões quase instantâneas sobre se devem olhar de perto para algo ou continuar caminhando... é por isso que é crucial contar uma história que começa com um gancho. Uma vez estabelecido o interesse, mostre-lhes o que eles recebem quando compram algo.


Seja criativo e pense em como você pode apelar para mais do que apenas os sentidos de visão de seus clientes. Existe uma maneira de usar o som, o tato, o gosto ou mesmo o olfato para criar uma experiência multidimensional?


Considere a iluminação, a cor e o humor



Falando dos sentidos, é importante usar o design da loja e o visual merchandising para definir o clima.


A iluminação pode direcionar os olhos dos compradores para onde você quer que eles olhem. Cores vibrantes colocadas sobre um fundo neutro podem ser um ímã para as pessoas cuja curiosidade é fervilhante. Uma tela interativa pode falar sobre algo interessante que faz as pessoas pararem e ouvirem. Até mesmo o tipo de música que você toca em suas lojas diz algo sobre a mercadoria e a marca.


Encontrar oportunidades para Cross-Merchandising



Que produtos vocês têm que se complementam? Colocando-os lado a lado em uma vitrine, os clientes podem comprá-los juntos e aumentar o tamanho geral da cesta.

Os mercados são um bom exemplo deste princípio em ação. Os condimentos estão sempre perto do pão e assim por diante.


Mas a maioria dos outros varejistas utiliza este mesmo princípio de agrupamento de produtos. Os varejistas de produtos eletrônicos têm os SmartWatches próximos às faixas dos SmartWatch etc.

Use a inteligência do varejo para entender quais produtos são frequentemente comprados juntos e para quais preços podem dar uma vantagem com essa estratégia.


Auditar constantemente seus pontos de venda



O visual merchandising não é uma tarefa de "definir e esquecer". Você deve auditar constantemente suas lojas para entender em que seu merchandising é eficaz e em que não é. A arquitetura de suas lojas e plataformas digitais, assim como os expositores individuais, é fundamentalmente um empreendimento criativo. Mas deve ser orientada por dados e constantemente iterada para que tudo se mantenha eficaz.


Além disso, os clientes podem obter cegueira exposta se souberem exatamente o que esperar cada vez que comprarem com você. Misturar constantemente sua estratégia de visual merchandising e experimentar coisas novas não só permite que você colete dados valiosos, mas também mantém as coisas frescas para os clientes.


Esteja vendendo roupas, hardware, eletrônicos, alimentos ou qualquer outro produto, um visual merchandising profissional pode ser um ativo importante para sua equipe. Eles podem ajudar seu negócio de varejo a obter os resultados desejados.


E você, tem caprichado no visual da sua loja? Conte para a gente nos comentários!


Se gostou deste tipo de conteúdo e gostaria de acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora, participe da Comunidade de Varejo.


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Lucas Hahn
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