Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Vendedor ambulante de alimentos - Sebrae em Dados

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Vendedor ambulante de alimentos - Sebrae em Dados
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje temos mais um conteúdo da Série - Sebrae em Dados, onde trazemos informações e insights para que você possa conhecer melhor o mercado e que vão ajudá-lo na melhor análise sobre abertura ou expansão do seu negócio. 

 

Vamos falar de uma atividade muito comum no país, que é o serviço ambulante de alimentação CNAE 5612-1/00.


Vendedor ou vendedora ambulante de produtos alimentícios é o profissional que trabalha com alimentação preparada, para o público em geral, em locais abertos, permanentes ou não, tais como:

- Trailers

- Carrocinhas

- Food trucks

- Barraquinhas

- Quiosques

- etc.


No Brasil temos registrados hoje 234.652 de empresas de alimentação ambulantes, um mercado que mesmo com a pandemia continuou com seu crescimento de 31,15% nos últimos 5 Anos. No Paraná temos hoje 10.988 empresas registradas, um crescimento de 7,58% de 2020/2021 e de 35,88% nos últimos 5 anos, seguindo a tendência de alta do país. 


No Paraná em 2021 foram abertas mais de 1.200 novas empresas. E o encerramento de 428. Foram geradas 09 vagas de emprego no setor.



A maior presença de vendedores ambulantes se encontra em Curitiba e regiões metropolitanas.

Um dado curioso é de que no estado, existem 10 municípios que ainda não contam com esse tipo de serviço.

A taxa de mortalidade é de 41%. Pois esse tipo de serviço muitas vezes é temporário. Formado por pessoas que buscaram uma renda extra. Como vendedores em regiões praianas, que atuam somente na temporada de verão.


·     Neste CNAE 95% são MEIs.

·     A idade média das empresas ativas é de 4 anos.


O MEI é uma boa forma de iniciar no serviço ambulante de alimentação. Os vendedores terão assegurados os benefícios previdenciários, mantendo em dia suas obrigações como MEI (pagamento mensal do boleto DAS e declaração anual de faturamento DASN).


Para atuar neste mercado com segurança e dentro da lei, é necessário tirar licença para vendedor ambulante. A licença não é só uma obrigação para cumprir as leis, mas uma oportunidade de trabalhar com mais segurança e tranquilidade. Também vale dizer que, com a licença, você amplia suas oportunidades de trabalho. Além de atuar nas ruas mais movimentadas da região, pode conseguir autorização para comercializar seus produtos em feiras livres e eventos como o Carnaval, por exemplo.


Cada cidade tem suas próprias regras quanto a liberação para esse tipo de atividade. Por isso, o ideal é consultar a legislação municipal e a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos do seu município para obter as informações e o passo a passo correto para legalizar a venda do seu produto.


Gostou?


Deixe seu comentário.

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?