Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Vendas pelo WhatsApp: como transformar conversas em negócios

avatar DILVO RODRIGUES
Dilvo Rodriguesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Vendas pelo WhatsApp: como transformar conversas em negócios
Criado em 27 AGO. 2025
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Estudo Digital 2025: Global Overwiew Report aponta que o WhatsApp é o terceiro aplicativo de redes sociais e troca de mensagens mais usado no mundo. No Brasil, ele está praticamente em todos os celulares e, o estudo mostra ainda que o "Zap Zap" é um poderoso canal de vendas.

  • 9 em cada 10 pessoas abrem o app ao menos 1x por dia;
  • 66% já contrataram um serviço pelo WhatsApp;
  • 62% já compraram pelo aplicativo;
  • 90% é a taxa de abertura de mensagens no app;

A força do WhatsApp está na sua capacidade de criar relacionamento e na sua interface prática e ágil. Com isso, ele facilita e muito o desenvolvimento de estratégias de atendimento e vendas, para empresas de diversos nichos de atuação.


Esses dados mostram também que estar no WhatsApp não é mais uma escolha, é uma necessidade para quem quer manter relevância e competitividade no mercado.


Estruturando suas vendas pelo WhatsApp

Para que o WhatsApp se torne um verdadeiro motor de vendas, é preciso mais do que enviar mensagens aleatórias. O primeiro passo é profissionalizar o uso da ferramenta por meio do WhatsApp Business, que permite criar um perfil com nome, endereço, horário de funcionamento e site. Isso transmite credibilidade e facilita a vida do cliente.


Depois, vem a organização dos contatos. Segmentar a base em listas de transmissão ou grupos específicos ajuda a personalizar a comunicação – por exemplo, separando clientes potenciais, ativos e fidelizados. Essa segmentação torna a abordagem mais assertiva e aumenta a taxa de resposta.


Outra funcionalidade essencial é a automação de mensagens. Respostas rápidas e mensagens automáticas para fora do horário comercial garantem agilidade, sem perder o toque humano. Sempre que possível, use o nome do cliente e adapte a conversa conforme o histórico e as preferências dele.


O catálogo de produtos é outro recurso que pode acelerar vendas: com fotos, descrições e preços organizados, o cliente visualiza as opções e toma decisões mais rapidamente. E, para fechar negócios, ofereça múltiplos canais de pagamento (do PIX a links diretos) facilitando o processo de compra.


Estratégias que geram resultado 

Mais do que estar presente no WhatsApp, é preciso saber como usar o aplicativo de forma estratégica para gerar vendas reais. Pequenas ações planejadas podem transformar simples conversas em oportunidades de negócio e aumentar o faturamento de forma consistente.

  • Follow-up constante: não deixe conversas esfriarem; envie lembretes, promoções ou tire dúvidas.

  • Ofertas exclusivas: crie promoções apenas para quem compra pelo WhatsApp, aumentando o senso de exclusividade.

  • Gatilhos mentais: use escassez (“últimas unidades”), urgência (“promoção até hoje”) e prova social (“mais de 500 clientes satisfeitos”) para acelerar a decisão de compra.

  • Pós-venda ativo: agradeça, acompanhe e ofereça suporte. Um cliente bem atendido tende a voltar e indicar.

Essas práticas, quando aplicadas com regularidade e personalização, fortalecem o relacionamento com o cliente e aumentam a taxa de conversão. O segredo está em unir agilidade, relevância e proximidade – três ingredientes que o WhatsApp oferece como nenhum outro canal.


Indo além: profissionalização e tecnologia

Empresas que querem levar essa estratégia a outro nível podem contar com ferramentas especializadas, que oferecem chatbot,  CRM inteligente e visual em Kanban para aumentar conversões, envio de campanhas segmentadas, agendamento de mensagens e até recursos de privacidade no WhatsApp Web. 


Isso permite criar um ecossistema de vendas organizado, com dados e automações que aumentam a produtividade.


O WhatsApp já está no bolso do seu cliente. A questão é: o seu negócio está realmente preparado para vender por lá?


Se bem estruturada, essa presença pode se transformar no principal canal de comunicação e conversão da sua empresa.


E você, já vende pelo WhatsApp?  Quais estratégias mais funcionam no seu negócio?  Conte nos comentários!

avatar DILVO RODRIGUES
Dilvo Rodrigues
Empreendedor, estrategista de marketing, formado em comunicação, marketing e cinema. Apaixonado por livros, tecnologia, músicas, bikes e um ávido aprendiz da vida! favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 6237 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?